sistema de frente de caixa pdv

Frente de Caixa (PDV): Quais as vantagens de investir em um sistema?

Equipe TOTVS | VENDAS | 09 abril, 2021

Você já descobriu como melhorar a gestão e facilitar as vendas em seu negócio? A resposta pode estar no sistema de frente de caixa (PDV), uma tecnologia obrigatória.

Afinal, pense por um momento: o que é melhor do que fechar uma venda e ainda fazê-lo de forma a deixar o cliente totalmente satisfeito?

É esse tipo de resultado que o sistema de frente de caixa (PDV) possibilita.

Ainda assim, muitos empreendedores não enxergam o sistema desse jeito. A ferramenta ainda é taxada como uma emissora de notas e cupons fiscais.

Outros, sequer sabem da existência dessa plataforma tão rica em recursos e essencial para o sucesso de um varejo.

Nova call to action

Ao ler esse conteúdo, você vai aprender tudo sobre o frente de caixa (PDV), sua importância e as principais vantagens de investir em um sistema. Vamos lá?

O que é frente de caixa (PDV)?

O sistema de frente de caixa (PDV) é a ferramenta que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais. Trata-se de um software que auxilia a empresa na hora que o cliente quer realizar uma compra.

Por isso, além de auxiliar no registro das transações, o sistema de frente de caixa (PDV) também permite:

  • Identificar o método de pagamento;
  • Registrar quantidade, preço e descontos;
  • Integração com um TEF (sistema de máquina de cartão);
  • Integração com áreas de finanças, estoque e com a contabilidade.

Ou seja, o sistema de frente de caixa (PDV) é realmente muito mais do que uma ferramenta que auxilia seu vendedor a fechar uma compra.

Trata-se de uma tecnologia potencializadora, que processa as compras dos clientes de forma que as informações de cada transação sejam integradas ao estoque e ao financeiro.

Assim, você automatiza vários processos e facilita a gestão integrada do negócio, de forma a ter sempre informações atualizadas fluindo de um setor para o outro.

Para que serve o frente de caixa? 

O frente de caixa serve para conectar as informações geradas em cada venda, com os setores mais importantes do negócio.

Desse modo, possibilita um melhor controle da empresa, automatizando processos como baixa no estoque, bem como envio de notas fiscais ao setor de finanças.

Outro ponto é que o frente de caixa (PDV) permite, através da centralização dos dados e da possibilidade de emitir relatórios aprofundados, uma gestão mais eficiente.

Afinal, reforça sua capacidade de monitorar os processos, identificar oportunidades de melhorias e traçar estratégias assertivas para conquistar melhores resultados.

Como funciona um frente de caixa (PDV)?

Um sistema de frente de caixa (PDV) auxilia no fechamento das vendas, concluindo toda uma dinâmica que começa lá atrás na cadeia de suprimentos.

Apesar de ser o último passo entre uma mercadoria e seu cliente final, esse é um processo de extrema importância.

É por isso que a experiência do consumidor pesa tanto.

Bem como um dos motivos pelo qual é essencial ter um sistema de frente de caixa no negócio.

De forma prática, o sistema frente de caixa (PDV) funciona como qualquer outro software corporativo — sendo controlado pelo operador de caixa via computador ou um dispositivo mobile, como é o caso de alguns sistemas.

Assim, no momento que o cliente chega para fechar a venda, o sistema faz praticamente tudo: do registro da venda até a emissão do comprovante fiscal.

Desse modo, é possível evitar filas — pois o fechamento é automático, agilizando a operação — e ter a certeza de que todas as informações do negócio estão sendo encaminhadas aos setores responsáveis.

Qual é a importância de um sistema de frente de caixa (PDV)?

Uma das principais funções do sistema de frente de caixa (PDV) é de aprimorar a jornada de compras do consumidor, contribuindo para uma melhor experiência do cliente.

Isso tem bastante relação com o potencial de automação da ferramenta, mas também com a possibilidade da empresa acessar dados extremamente qualificados sobre os clientes.

A coleta dos dados direto do momento da venda permite encontrar insights valiosíssimos para contribuir em sua estratégia.

Algo que pode contribuir diretamente na construção de uma melhor jornada de compras.

Por exemplo, você sabia que 64% dos consumidores afirmam querer ofertas personalizadas dos varejistas?

É um dado que a Salesforce descobriu e que pode demonstrar a importância do sistema PDV nesse objetivo.

Ou seja, o sistema dá às empresas um diferencial competitivo e tanto!

E isso pode ser uma vantagem e tanto para a modernização do seu varejo.

Um exemplo é o esforço do varejo em se adequar à uma realidade omnichannel.

Ou seja, uma gestão unificada dos canais de venda e dos pontos de contato, de forma que o atendimento seja o mesmo em qualquer etapa e em qualquer meio de comunicação, on-line ou off-line.

Para que isso seja concretizado, é necessário coletar e analisar dados dos clientes. Algo que o sistema de frente de caixa possibilita!

A melhor parte? Você não precisa ser ou contratar um data scientist para aproveitar as vantagens dos insights de varejo.

Basta um ou dois cliques para gerar relatórios qualificados, com um alto nível de informação.

Desse modo, você pode tomar decisões baseadas em dados a qualquer momento, o que tende a melhorar os resultados em curto, médio e longo prazos.

Nova call to action

Qual é a diferença entre frente de caixa e PDV? 

Ninguém sabe o porquê, mas geralmente frente de caixa e PDV são relacionados como sinônimos.

Mas quando você analisa ambos os conceitos, vê algumas diferenças.

Embora mencionar “sistema de frente de caixa (PDV)” não seja errado, é importante conhecer as variações.

  • Frente de Caixa: a última etapa da cadeia logística, o ponto em que a mercadoria é adquirida pelo cliente. O último momento do processo de compra.
  • PDV ou Ponto de Venda: um estande reservado à sua marca em uma feira, um ponto em um supermercado que venda o seu produto ou mesmo sua loja física. O PDV é o local onde o cliente encontra os seus produtos.

Quais as vantagens de investir em um software de frente de caixa (PDV)?

Você já entende perfeitamente o que é um software de frente de caixa, certo? Mas apesar de toda teoria, há o aspecto prático a ser levado em conta.

No dia a dia, como o sistema pode ajudar sua empresa?

Apesar de termos arranhado a superfície nas explicações acima, é hora de mergulhar um pouco mais fundo nas vantagens dessa tecnologia. Vamos lá?

Otimização de processos 

Sem a necessidade do atendente ou operador de caixa realizar o fechamento da venda à mão, sua empresa otimiza uma série de processos muito importantes.

Assim, os dados informados são menos passíveis de erros (já que não é necessário digitar tudo de forma individual), o que agiliza essa etapa.

Segurança 

Além da questão estrutural do software, que garante a segurança das informações — em especial se o sistema for hospedado na nuvem, a tecnologia permite melhor adequação ao compliance fiscal.

Assim, o software automaticamente envia as NFC-e para a contabilidade, garantindo a comunicação entre os setores e evitando quaisquer problemas com o Fisco.

Redução de custos

Não há como desvincular uma gestão eficiente de uma contínua redução nos custos operacionais.

O sistema de frente de caixa (PDV) costuma ser bastante intuitivo, o que reduz o índice de erros humanos.

Isso quer dizer que a plataforma automatiza todos os cálculos do fechamento de uma venda (como impostos ou troco), não deixando margem para falhas ocasionarem rombos financeiros.

Integração com estoque 

Um frente de caixa apenas pode ser considerada funcional quando há integração de dados com o estoque.

Afinal, a operação desses setores é influenciada diretamente pelo que acontece no ponto de venda.

Com um software para frente de caixa, você tem controle total dos produtos em estoque e ainda é avisado no momento em que uma renovação é necessária.

Ou seja, uma ação que envolve seu frente de caixa, seu estoque e o setor de compras!

Desse modo, não há perigo de falta de mercadorias — o que prejudica a experiência do cliente e impacta diretamente na sua satisfação.

Como escolher o software de Frente de Caixa ideal para o seu negócio? 

Existem muitas opções de software para frente de caixa (PDV) no mercado. E aí, como avaliar o melhor para o seu negócio?

Tudo depende das necessidades mais urgentes da empresa.

Assim, você vai poder analisar as alternativas com base nas funcionalidades, na segurança que dão e no suporte técnico oferecido.

O ideal, especialmente para PMEs, é contar com uma solução flexível, mas de estrutura robusta, que possa crescer junto com seu negócio, bem como servir de plataforma tecnológica para otimizar os processos.

Outro ponto é que você deve olhar para soluções SaaS.

Elas possibilitam maior dinamismo para o seu negócio, além de contar com atualizações constantes e também ter menor custo mensal para o seu bolso!

Eleve Vendas – PDV

Tudo que você procura em um sistema de frente de caixa (PDV), você encontra no Eleve Vendas.

Trata-se de um sistema que resolve todas as suas necessidades imediatas e mesmo futuras, evitando a perda de tempo.

Com o Eleve Vendas, seu varejo cresce conforme precisa, já que você pode ajustar o sistema de acordo com o que sua loja mais precisa.

Assim, você tem em mãos uma solução que integra a frente de caixa com o estoque, com o financeiro e com o setor de compras.

Com uma interface intuitiva, com poucos cliques você acessa dados, emite relatórios e bate um papo com o nosso suporte técnico.

(Isso mesmo: você pode acionar o suporte diretamente do Eleve Vendas, via chat online).

Outro ponto importante é que a solução está disponível para vários dispositivos (computadores, notebooks e tablets).

O Eleve Vendas armazena todas as informações do seu negócio na nuvem, protegendo sua integridade e garantindo acesso de qualquer lugar.

Nova call to action

A cereja do bolo? É acessível para o bolso de qualquer empreendedor. Veja todas as vantagens e funcionalidades do Eleve Vendas!

Conclusão

Nesse conteúdo, você leu tudo sobre o sistema para frente de caixa (PDV), incluindo a conceituação, sua funcionalidade e importância.

Trata-se de uma tecnologia indispensável para qualquer negócio, em especial para varejos.

É como uma garantia de que sua empresa vai trabalhar de forma organizada, com uma gestão eficiente dos processos e fazendo o máximo para satisfazer os clientes.

Além disso, você pôde ver alguns benefícios do sistema e ainda conheceu mais sobre a melhor opção de software PDV para micro e pequenas empresas do mercado, o Eleve Vendas.

E agora, que tal entender um pouco mais sobre contabilidade, gestão empresarial e dicas para ter melhores resultados? É só continuar de olho em nosso blog!

fechamento de caixa jornada do cliente sistema de frente de caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *