precificação de serviços

Precificação de serviços: Confira este passo a passo

Equipe TOTVS | VENDAS | 29 junho, 2021

Com o aumento da competição no mercado, as empresas precisam focar no relacionamento com o cliente e praticar preços competitivos. É nesse contexto que a precificação de serviços é um elemento decisivo para os bons resultados do negócio.

Neste setor, o cliente é peça fundamental no processo de definição do valor de venda. Afinal, é ele quem decide o que quer, como quer e quanto quer desembolsar para ter acesso ao serviço.

Nos últimos anos, presenciamos uma revolução no modo de agir do consumidor, que aprendeu a comparar preços e avaliar o custo-benefício daquilo que compra. Então, continue a leitura e aprenda a fazer uma precificação justa e vantajosa!

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Entenda as particularidades da precificação de serviços

Já percebeu que o setor de serviços é um dos mais promissores? Nossa sociedade está mudando o foco de produtos para serviços, e essa é uma grande oportunidade para as empresas do segmento.

Os gastos com serviços pagos com cartão pré-pago cresceram 273%, segundo levantamento, um aumento reforçado pelo sucesso de empresas como a Netflix e o Spotify.

É possível perceber que o mercado se direciona para um cenário em que tudo pode ser alugado e cada vez menos comprado. Assim, junto a essa transformação, surge o desafio da precificação. Afinal, como definir o preço ideal de um serviço? Quais elementos e particularidades a empresa deve observar?

Como as despesas de um negócio dessa área são mais subjetivas, essa não é uma tarefa simples. Desse modo, alguns elementos precisam de uma avaliação mais atenciosa. Veja!

Simultaneidade

Há uma simultaneidade do serviço e de seu consumo, não existindo a possibilidade de separá-los. Por exemplo, em um laboratório de análises clínicas, a produção e o consumo do exame médico ocorrem juntos.

Intangibilidade

Não é possível tocar em um serviço como ocorre com o produto. No caso de uma empresa de consultoria de TI, o conhecimento técnico do profissional e a forma como ele trabalha não são tão simples de se mensurar.

Perecibilidade

Um serviço não pode ser armazenado, devolvido ou comercializado novamente. Assim, eles são perecíveis e costumam ser usufruídos durante o período acordado no contrato.

Variabilidade

A qualidade e consistência do serviço pode oscilar. O trabalho em uma clínica odontológica, por exemplo, pode variar de acordo com a qualificação do dentista e até a hora de realização do procedimento.

Conheça as formas mais comuns de precificar serviços

Na hora de precificar serviços, você precisa ter em mente que não há uma regra. Isto é, existe uma variação de acordo com o perfil do seu negócio, e o ideal é que a forma de precificação seja adequada à sua estratégia. Acompanhe!

Precificação com base nos custos

Esse é o modelo mais simples e leva em consideração os custos necessários para que o serviço seja ofertado ao cliente. Nesse caso, vale destacar que alguns elementos são difíceis de se avaliar, como é o caso do tempo de um profissional.

Precificação com base na concorrência

Caso não consiga mensurar os seus custos, é possível fazer a precificação com base nos preços praticados pela concorrência. No entanto, empresas que estão em fase inicial podem enfrentar dificuldades para competir com as grandes marcas do mercado.

Precificação com base na demanda

Esse modelo afirma que o preço deve estar coerente com aquilo que o consumidor está disposto a pagar. Embora seja um método inteligente, deve-se garantir que o valor cobrado esteja acima dos custos — caso contrário, o negócio deixa de ser viável.

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Confira 3 boas práticas para o cálculo do valor do serviço

Calcular o valor do serviço pode tirar o sono de muitos empresários e gestores do setor, mas existem boas práticas que tornam essa missão mais simples. Para ajudá-lo, reunimos as 3 melhores estratégias. Confira!

1. Cobre pelo valor da hora

Cobrar por hora é uma maneira simples e rápida de definir a questão, pois o mercado já está acostumado a esse modelo — a maioria dos profissionais são remunerados assim.

Essa estratégia faz muito sentido para empresas que prestam serviços de consultoria, por exemplo, em que há a oferta do tempo e do conhecimento dos profissionais.

2. Cobre pelo pacote de serviços

Outra opção interessante é a cobrança pela disponibilização de um pacote de serviços. Assim, você cobraria um valor fixo para que o cliente usufruísse dele. Pode ser interessante, por exemplo, em serviços de assinatura de TV, cerimonial para casamento e até limpeza residencial.

3. Utilize a combination pricing

A última dica é a combination pricing, ou combinação de preços. Nesse caso, você ofertará o serviço cobrando um valor por hora e disponibilizando um pacote. Seria o exemplo de um personal trainer que oferece um pacote de 20 horas para treinamento de corrida.

Aprenda o passo a passo para precificação de serviços da sua empresa

Depois de todas as informações apresentadas, é hora de aprender o passo a passo para precificar os serviços de sua empresa, tornando-a competitiva e apta a operar de maneira eficiente e produtiva. Continue a leitura!

Registre custos e despesas

O primeiro passo para o processo de precificação de serviços é a identificação de todos os custos e todas as despesas que a empresa terá para atender às demandas de seus clientes com qualidade.

Desse modo, é importante registrar todos os aspectos, como mão de obra, equipamentos, marketing, suporte e matéria-prima. Com esses dados, você conseguirá chegar a um valor que cubra as despesas e gere lucro para o negócio.

Considere o valor que o cliente está disposto a pagar

Todo o funcionamento de uma empresa deve ser norteado pelas demandas e preferências do consumidor. Obviamente, durante a precificação, é preciso avaliar quanto ele está disposto a pagar e chegar a um valor que seja coerente para as duas partes.

Observe os preços praticados pela concorrência

O preço praticado pela concorrência é um ótimo indicador e termômetro de mercado. Por isso, você deve fazer uma pesquisa e observar se o seu valor está compatível e competitivo. Aliás, lembre-se de que cobrar muito acima pode prejudicar o crescimento do negócio, mas praticar um preço muito abaixo da realidade afeta os seus lucros e a sua sobrevivência.

Considere o valor agregado de seu serviço

Um serviço tem diversos elementos agregados e isso deve ser considerado no momento da precificação. Por isso, depois de todas as análises anteriores, você precisa verificar a comodidade que o serviço dá ao cliente e a qualidade do atendimento e do serviço, por exemplo.

Vale a pena destacar que o consumidor contemporâneo está disposto a pagar mais por uma experiência diferenciada. Por isso, quanto mais eficiente é o serviço, melhor será o seu valor de mercado.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, não há como deixar de aproveitar os benefícios da tecnologia no processo de precificação. Por exemplo, um sistema de gestão o ajudará a ter acesso a dados atualizados e confiáveis sobre os custos da empresa. Como resultado, o dimensionamento do preço é mais simples e rápido.

Caso tenha o hábito de utilizar planilhas manuais, é interessante investir em tecnologia. Além de reduzir o tempo necessário para executar as tarefas, a gestão da empresa se torna mais qualificada e segura.

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Conclusão

Aprendeu a realizar a precificação de serviços? Ao longo do post, foram apresentadas dicas e informações que fazem a diferença para o sucesso desse processo. Sendo assim, elas o ajudarão a encontrar um valor que seja justo e competitivo. Essa é uma premissa básica para aproveitar o crescimento do setor e se destacar em meio a tantos concorrentes. 
 
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