Aprender como montar um delivery é essencial para o sucesso do seu restaurante. Hoje, dos maiores aos menores players, contar com esse serviço extra já é uma necessidade.
Por isso, torná-lo um verdadeiro diferencial de negócio é o grande desafio.
Se você quer aprender como montar um delivery, o melhor é fazer do jeito certo, concorda?
Nesse conteúdo, vamos explorar tudo sobre como montar um delivery de sucesso, do planejamento à tecnologia capaz de auxiliar seus processos. Preparado para aprender mais?
É só continuar a leitura!
Como Montar um Delivery: Como é o mercado de delivery no Brasil?
Antes de partir para a prática, um pouco de contexto: afinal, como é o mercado de delivery no Brasil?
Entender os números e o crescimento desse tipo de serviço é essencial para que você, como gestor da área ou empreendedor interessado, entenda como montar um delivery de sucesso.
Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Brasil representa 48,77% do mercado de delivery da América Latina.
Essa larga fatia de mercado se origina em vários fatores, mas os principais são: o tamanho do Brasil e seu potencial de consumo, bem como a situação social após a pandemia de Covid-19.
Não à toa que, ainda em 2018, conforme a Abrasel, o mercado de delivery movimentou R$ 11 bilhões.
E em 2020? Bom, com o cenário de isolamento social, era natural que os números do setor sofressem um boom.
De acordo com dados divulgados em levantamento do Gazeta do Povo, o mercado global de delivery aumentou cerca de 27% em 2020.
No Brasil, a proporção de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados com serviços de delivery passou de 49% para 81% após a adoção das medidas restritivas.
Ou seja, um salto significativo, certo?
E tudo isso favoreceu novos comportamentos dos consumidores, que enxergaram no delivery uma facilidade para o seu dia a dia.
Aliás, temos um artigo com diversas ideias de delivery para você investir. Não deixe de conferir!
Quais são as vantagens de montar um negócio de delivery?
Na prática, o delivery apresenta vários desafios — no entanto, o que se destaca de verdade são as vantagens de montar um negócio do tipo ou agregar o serviço ao seu restaurante.
Além de explorar um segmento que segue em crescimento, montar um delivery pode trazer vários benefícios ao seu negócio.
Abaixo, exploramos os principais e te explicamos como um delivery influencia para que sua empresa se destaque cada vez mais. Veja!
Vantagem competitiva
De forma direta: se o seu restaurante ou negócio de alimentação não faz o delivery, você já faz parte de uma minoria no mercado.
Vamos expandir o olhar um pouco e utilizar um dado interessante de uma pesquisa da US Foods de 2019.
De acordo com a instituição, o adulto médio possui cerca de 2 aplicativos de delivery em seu smartphone e os utiliza 3 vezes ao mês.
Ou seja, não saber como montar um delivery pode ser um verdadeiro tiro no pé para seu negócio, que perde vantagem competitiva.
O delivery configura quase uma necessidade nos dias de hoje. O grande desafio para o gestor é tornar esse serviço um diferencial.
Como? É o que vamos explicar no passo a passo logo mais.
Aumento da clientela
Possuir um delivery automaticamente expande o potencial de atendimento do seu negócio.
Se antes apenas atendimento presencial ou via chamada telefônica eram seus canais, com o delivery estruturado (e a presença em aplicativos terceiros ou mesmo próprios) é possível atingir muito mais pessoas.
Aumento do faturamento
Naturalmente, esse movimento de expansão e acessibilidade da sua marca gera maior awareness, que ocasiona em mais pedidos e um maior fluxo de caixa.
Além disso, há a possibilidade de trabalhar de forma mais dinâmica promoções específicas via delivery, potencializando o ticket.
Exemplos não faltam, como dias da semana com produtos em dobro, redução ou isenção da taxa de entrega, promoções sazonais etc.
Fidelização de clientes
Já percebeu como é difícil para um restaurante ou negócio do tipo fidelizar clientes que moram relativamente longe do estabelecimento físico?
Por mais caprichado que o ambiente e atendimento seja, a comodidade muitas vezes fala mais alto.
Por isso, com um delivery, você consegue capturar e segurar esses clientes, fidelizando-os por meio de um serviço de entregas bem gerenciado.
Facilidade para gerenciar
Apesar de todos os desafios, qualquer gestor empenhado vai ter facilidade para gerenciar o seu delivery.
Isso é possível graças às inovações acessíveis e tecnológicas que existem no mercado.
Assim, seu negócio moderniza as operações internas enquanto eleva o nível de atendimento, através de entregas rápidas e personalizadas.
Como montar um delivery: Conheça 5 dicas para ter sucesso no negócio
Para aprender como montar um delivery, o primeiro passo é entender que esse serviço vai muito além de contar com um motoboy à sua disposição.
Como qualquer serviço prestado, deve contar com uma gestão eficiente, uma rede de parceiros competente e tecnologia para ajudar no gerenciamento de processos.
Atualmente, sua estrutura conta com isso? Se você quer saber como montar um delivery do zero, é bom garantir esses pontos.
Agora, para criar sua estrutura, é preciso começar do básico.
1. Monte um planejamento
Seja um delivery pequeno ou mesmo robusto, é preciso que antes de tudo você coloque no papel todo planejamento desse serviço. Responda perguntas como:
- Com qual dinheiro você irá investir nos equipamentos e recursos para o delivery?
- Quais os impactos que os custos de embalagens e de entrega (incluindo a porcentagem dos aplicativos terceirizados, como iFood e UberEats) terão sobre os seus preços?
- Dentro do mesmo assunto, qual o melhor e mais seguro tipo de embalagem para o tipo de alimento que você vende?
- Como você poderá readequar o cardápio, com opções que cubram a maior variedade de tickets possíveis?
- Sua cozinha atual pode dar conta dos pedidos in-house e do delivery junto ou será necessário realizar alguma reforma?
- Qual a estimativa de entregas diárias e semanais? Sua cozinha tem capacidade de aguentar a demanda ou será necessário reformular o time?
Com esse levantamento em mãos, você terá uma base para direcionar seus esforços e montar uma boa estrutura, condizente com seu tipo de negócio.
2. Tenha parceria com bons fornecedores
No dia a dia de um restaurante, muitas vezes o sucesso mora em pequenos detalhes. Um deles é a relação com os fornecedores.
Trabalhe para que essa parceria seja a mais saudável e agradável possível, de forma que o clima positivo sirva de motivação para que os fornecedores se esforcem nas entregas.
Nada pior do que acabar um ingrediente no meio do expediente e ter que falar aos clientes, um a um, sobre a situação.
É desagradável e pode complicar essa relação, impedindo a fidelização de um novo cliente.
3. Monte um bom cardápio
O delivery normalmente é relacionado à rapidez e praticidade.
Por isso, na hora de montar o cardápio digital a ser oferecido, pense sempre com esses fatores em mente.
Crie pratos que se adequem às necessidades e ao perfil do seu público consumidor, mas que também contribuam para o fluxo de produção na cozinha — levando em conta sua demanda física.
4. Escolha uma plataforma de delivery
É preciso expandir sua visão de mercado antes mesmo de aprender como montar um delivery.
Por isso, aliar-se aos aplicativos mais populares de entrega de comida é uma boa saída para potencializar o alcance do seu serviço logo de cara.
Alguns negócios apostam em aplicativos próprios, o que também tem suas vantagens, mas é muito mais caro e depende de uma clientela delivery já cativa e expressiva.
5. Invista em um sistema de gestão
O sistema de gestão é um acerto já no primeiro dia de uso.
A tecnologia permite integrar e gerenciar cada etapa do processo de delivery, permitindo um contato mais dinâmico, próximo e eficiente com cada cliente e cada pedido.
Além disso, facilita toda parte financeira, pois centraliza as formas de pagamento e cupons fiscais, automatizando etapas como o envio de notas à contabilidade.
Ou seja, um verdadeiro ganho em eficiência. Além disso, ajuda a deixa o seu negócio em dia com a legislação para delivery.
Delivery: Como uma plataforma de gestão pode ajudar no seu negócio?
Antes de saber como montar um delivery, é essencial entender o papel que um sistema de gestão tem em seu negócio.
Mesmo sem o serviço, ele já ajuda a automatizar várias rotinas, o que facilita a tomada de decisões por parte do gestor e permite mais tempo hábil para que foque no dia a dia do negócio.
Com a gestão do delivery, falamos de um impacto semelhante.
Toda parte técnica fica à cargo da plataforma tecnológica, enquanto você, seu time e o cliente apenas seguem os procedimentos internos para viabilizar a melhor entrega possível.
Quais são as vantagens de investir em uma plataforma de gestão para delivery?
Ao começar o seu delivery com auxílio de uma plataforma de gestão, você já sai na frente dos concorrentes. Entre as vantagens, podemos destacar:
- Gestão completa e facilitada dos pedidos;
- Diversificação dos canais de atendimento;
- Integração completa com os aplicativos parceiros;
- Interface dinâmica para acompanhamento de métricas;
- Suporte e automatização para facilitar a gestão financeira;
Entre outros benefícios que podem ser decisivos para o sucesso do delivery de seu negócio.
Delivery é com o Eleve Vendas
Como montar um delivery sem as ferramentas corretas? É quase impossível. Por isso, você pode apostar na facilidade e no potencial do Eleve Vendas.
O sistema de gestão, desenvolvido pela maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS, foi pensado para atender lojas e comércios de todo país.
Em especial, micro e pequenos negócios.
Assim, é possível escalonar sua operação desde o dia 1, com integração total dos processos e facilidade na gestão do negócio.
O Eleve Vendas pode ser utilizado por uma série de empreendimentos de food services, dando total suporte aos seus deliverys.
Trata-se de uma plataforma que dá suporte à gestão das entregas, integrando sua operação a aplicativos parceiros. Ajuda ainda deliverys próprios de diferentes tipos: dos fast-foods às comidas congeladas.
Entre suas funcionalidades, o Eleve Vendas permite que você gerencie todas as notas fiscais do delivery, conciliando toda a contabilidade ao setor fiscal.
Além disso, permite uma visualização ampla e atualizada do estoque, o que facilita a gestão dos pedidos e do cardápio, bem como emite lembretes para que reposições sejam feitas.
Conheça mais sobre o Eleve Vendas!
Conclusão
Neste conteúdo, te explicamos os principais passos para aprender como montar um delivery.
Agora é hora de colocar a mão na massa!
Saiba que o diferencial competitivo do seu serviço vai se basear na capacidade de gerenciar os pedidos e atender a todos com alta qualidade.
Sua estrutura tem o que é necessário para isso? Uma plataforma de gestão pode ser a ferramenta fundamental nesse processo.
E neste conteúdo você conheceu a mais ideal para o seu negócio!
Quer continuar aprendendo sobre gestão de negócios e alternativas para um melhor gerenciamento do seu estabelecimento?
Continue lendo os conteúdos do blog! Aliás, aproveite para conferir o nosso passo a passo que ensina como montar um food truck.
Outra sugestão para você é o conteúdo super legal que fizemos sobre estoque de restaurante. Não deixe de conferir!
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