como montar um delivery

Como montar um delivery: 5 dicas para ter sucesso nas vendas

Equipe TOTVS | VENDAS | 16 abril, 2021

Aprender como montar um delivery é essencial para o sucesso do seu restaurante. Hoje, dos maiores aos menores players, contar com esse serviço extra já é uma necessidade.

Por isso, torná-lo um verdadeiro diferencial de negócio é o grande desafio.

Se você quer aprender como montar um delivery, o melhor é fazer do jeito certo, concorda?

Nesse conteúdo, vamos explorar tudo sobre como montar um delivery de sucesso, do planejamento à tecnologia capaz de auxiliar seus processos. Preparado para aprender mais?

É só continuar a leitura!

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Como Montar um Delivery: Como é o mercado de delivery no Brasil?

Antes de partir para a prática, um pouco de contexto: afinal, como é o mercado de delivery no Brasil?

Entender os números e o crescimento desse tipo de serviço é essencial para que você, como gestor da área ou empreendedor interessado, entenda como montar um delivery de sucesso.

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Brasil representa 48,77% do mercado de delivery da América Latina.

Essa larga fatia de mercado se origina em vários fatores, mas os principais são: o tamanho do Brasil e seu potencial de consumo, bem como a situação social após a pandemia de Covid-19.

Não à toa que, ainda em 2018, conforme a Abrasel, o mercado de delivery movimentou R$ 11 bilhões.

E em 2020? Bom, com o cenário de isolamento social, era natural que os números do setor sofressem um boom.

De acordo com dados divulgados em levantamento do Gazeta do Povo, o mercado global de delivery aumentou cerca de 27% em 2020.

No Brasil, a proporção de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados com serviços de delivery passou de 49% para 81% após a adoção das medidas restritivas.

Ou seja, um salto significativo, certo?

E tudo isso favoreceu novos comportamentos dos consumidores, que enxergaram no delivery uma facilidade para o seu dia a dia.

Quais são as vantagens de montar um negócio de delivery? 

Na prática, o delivery apresenta vários desafios — no entanto, o que se destaca de verdade são as vantagens de montar um negócio do tipo ou agregar o serviço ao seu restaurante.

Além de explorar um segmento que segue em crescimento, montar um delivery pode trazer vários benefícios ao seu negócio.

Abaixo, exploramos os principais e te explicamos como um delivery influencia para que sua empresa se destaque cada vez mais. Veja!

Vantagem competitiva

De forma direta: se o seu restaurante ou negócio de alimentação não faz o delivery, você já faz parte de uma minoria no mercado.

Vamos expandir o olhar um pouco e utilizar um dado interessante de uma pesquisa da US Foods de 2019.

De acordo com a instituição, o adulto médio possui cerca de 2 aplicativos de delivery em seu smartphone e os utiliza 3 vezes ao mês.

Ou seja, não saber como montar um delivery pode ser um verdadeiro tiro no pé para seu negócio.

O delivery configura quase uma necessidade nos dias de hoje. O grande desafio para o gestor é tornar esse serviço um diferencial.

Como? É o que vamos explicar no passo a passo logo mais.

Aumento da clientela

Possuir um delivery automaticamente expande o potencial de atendimento do seu negócio.

Se antes apenas atendimento presencial ou via chamada telefônica eram seus canais, com o delivery estruturado (e a presença em aplicativos terceiros ou mesmo próprios) é possível atingir muito mais pessoas.

Aumento do faturamento 

Naturalmente, esse movimento de expansão e acessibilidade da sua marca gera maior awareness, que ocasiona em mais pedidos e um maior fluxo de caixa.

Além disso, há a possibilidade de trabalhar de forma mais dinâmica promoções específicas via delivery, potencializando o ticket.

Exemplos não faltam, como dias da semana com produtos em dobro, redução ou isenção da taxa de entrega, promoções sazonais etc.

Fidelização de clientes

Já percebeu como é difícil para um restaurante ou negócio do tipo fidelizar clientes que moram relativamente longe do estabelecimento físico?

Por mais caprichado que o ambiente e atendimento seja, a comodidade muitas vezes fala mais alto.

Por isso, com um delivery, você consegue capturar e segurar esses clientes, fidelizando-os por meio de um serviço de entregas bem gerenciado.

Facilidade para gerenciar  

Apesar de todos os desafios, qualquer gestor empenhado vai ter facilidade para gerenciar o seu delivery.

Isso é possível graças às inovações acessíveis e tecnológicas que existem no mercado.

Assim, seu negócio moderniza as operações internas enquanto eleva o nível de atendimento, através de entregas rápidas e personalizadas.

Como montar um delivery: Conheça 5 dicas para ter sucesso no negócio 

Para aprender como montar um delivery, o primeiro passo é entender que esse serviço vai muito além de contar com um motoboy à sua disposição.

Como qualquer serviço prestado, deve contar com uma gestão eficiente, uma rede de parceiros competente e tecnologia para ajudar no gerenciamento de processos.

Atualmente, sua estrutura conta com isso? Se você quer saber como montar um delivery do zero, é bom garantir esses pontos.

Agora, para criar sua estrutura, é preciso começar do básico.

1. Monte um planejamento

Seja um delivery pequeno ou mesmo robusto, é preciso que antes de tudo você coloque no papel todo planejamento desse serviço. Responda perguntas como:

  • Com qual dinheiro você irá investir nos equipamentos e recursos para o delivery?
  • Quais os impactos que os custos de embalagens e de entrega (incluindo a porcentagem dos aplicativos terceirizados, como iFood e UberEats) terão sobre os seus preços?
  • Dentro do mesmo assunto, qual o melhor e mais seguro tipo de embalagem para o tipo de alimento que você vende?
  • Como você poderá readequar o cardápio, com opções que cubram a maior variedade de tickets possíveis?
  • Sua cozinha atual pode dar conta dos pedidos in-house e do delivery junto ou será necessário realizar alguma reforma?
  • Qual a estimativa de entregas diárias e semanais? Sua cozinha tem capacidade de aguentar a demanda ou será necessário reformular o time?

Com esse levantamento em mãos, você terá uma base para direcionar seus esforços e montar uma boa estrutura, condizente com seu tipo de negócio.

2. Tenha parceria com bons fornecedores

No dia a dia de um restaurante, muitas vezes o sucesso mora em pequenos detalhes. Um deles é a relação com os fornecedores.

Trabalhe para que essa parceria seja a mais saudável e agradável possível, de forma que o clima positivo sirva de motivação para que os fornecedores se esforcem nas entregas.

Nada pior do que acabar um ingrediente no meio do expediente e ter que falar aos clientes, um a um, sobre a situação.

É desagradável e pode complicar essa relação, impedindo a fidelização de um novo cliente.

3. Monte um bom cardápio  

O delivery normalmente é relacionado à rapidez e praticidade.

Por isso, na hora de montar o cardápio digital a ser oferecido, pense sempre com esses fatores em mente.

Crie pratos que se adequem às necessidades e ao perfil do seu público consumidor, mas que também contribuam para o fluxo de produção na cozinha — levando em conta sua demanda física.

4. Escolha uma plataforma de delivery 

É preciso expandir sua visão de mercado antes mesmo de aprender como montar um delivery.

Por isso, aliar-se aos aplicativos mais populares de entrega de comida é uma boa saída para potencializar o alcance do seu serviço logo de cara.

Alguns negócios apostam em aplicativos próprios, o que também tem suas vantagens, mas é muito mais caro e depende de uma clientela delivery já cativa e expressiva.

5. Invista em um sistema de gestão 

O sistema de gestão é um acerto já no primeiro dia de uso.

A tecnologia permite integrar e gerenciar cada etapa do processo de delivery, permitindo um contato mais dinâmico, próximo e eficiente com cada cliente e cada pedido.

Além disso, facilita toda parte financeira, pois centraliza as formas de pagamento e cupons fiscais, automatizando etapas como o envio de notas à contabilidade.

Ou seja, um verdadeiro ganho em eficiência.

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Delivery: Como uma plataforma de gestão pode ajudar no seu negócio?

Antes de saber como montar um delivery, é essencial entender o papel que um sistema de gestão tem em seu negócio.

Mesmo sem o serviço, ele já ajuda a automatizar várias rotinas, o que facilita a tomada de decisões por parte do gestor e permite mais tempo hábil para que foque no dia a dia do negócio.

Com a gestão do delivery, falamos de um impacto semelhante.

Toda parte técnica fica à cargo da plataforma tecnológica, enquanto você, seu time e o cliente apenas seguem os procedimentos internos para viabilizar a melhor entrega possível.

Quais são as vantagens de investir em uma plataforma de gestão para delivery? 

Ao começar o seu delivery com auxílio de uma plataforma de gestão, você já sai na frente dos concorrentes. Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Gestão completa e facilitada dos pedidos;
  • Diversificação dos canais de atendimento;
  • Integração completa com os aplicativos parceiros;
  • Interface dinâmica para acompanhamento de métricas;
  • Suporte e automatização para facilitar a gestão financeira;

Entre outros benefícios que podem ser decisivos para o sucesso do delivery de seu negócio.

Delivery é com o Eleve Vendas

Como montar um delivery sem as ferramentas corretas? É quase impossível. Por isso, você pode apostar na facilidade e no potencial do Eleve Vendas.

O sistema de gestão, desenvolvido pela maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS, foi pensado para atender lojas e comércios de todo país.

Em especial, micro e pequenos negócios.

Assim, é possível escalonar sua operação desde o dia 1, com integração total dos processos e facilidade na gestão do negócio.

O Eleve Vendas pode ser utilizado por uma série de empreendimentos de food services, dando total suporte aos seus deliverys.

Trata-se de uma plataforma que dá suporte à gestão das entregas, integrando sua operação a aplicativos parceiros. Ajuda ainda deliverys próprios de diferentes tipos: dos fast-foods às comidas congeladas.

Entre suas funcionalidades, o Eleve Vendas permite que você gerencie todas as notas fiscais do delivery, conciliando toda a contabilidade ao setor fiscal.

Além disso, permite uma visualização ampla e atualizada do estoque, o que facilita a gestão dos pedidos e do cardápio, bem como emite lembretes para que reposições sejam feitas.

Conheça mais sobre o Eleve Vendas!

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Conclusão

Neste conteúdo, te explicamos os principais passos para aprender como montar um delivery.

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Saiba que o diferencial competitivo do seu serviço vai se basear na capacidade de gerenciar os pedidos e atender a todos com alta qualidade.

Sua estrutura tem o que é necessário para isso? Uma plataforma de gestão pode ser a ferramenta fundamental nesse processo.

E neste conteúdo você conheceu a mais ideal para o seu negócio!

Quer continuar aprendendo sobre gestão de negócios e alternativas para um melhor gerenciamento do seu estabelecimento?

Continue lendo os conteúdos do blog!

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