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Como aumentar as vendas: 9 dicas para melhorar seus resultados

Equipe TOTVS | VENDAS | 27 dezembro, 2021

A cada dia, a missão de desvendar o mercado e saber como aumentar as vendas do seu negócio se torna mais complexa. O principal passo é entender seu processo de vendas e tentar criar um planejamento efetivo e realístico.

Pensar no processo e nos métodos empregados é essencial, pois entender como aumentar as vendas é algo que vai além do que você vende.

Não se trata sobre “o quê”, mas “como” — como o próprio título diz.

E então, que tal aprender algumas dicas? Separamos as principais táticas para ajudar você e o seu negócio a maximizarem as suas vendas. Vamos lá?

Como aumentar as vendas: 9 dicas infalíveis

como aumentar as vendasUm aumento nas vendas não acontece simplesmente, é o resultado de estratégias de vendas bem pensadas que são planejadas e executadas. Para aumentar as vendas, você precisa aumentar o número de clientes para os quais está vendendo, aprimorar o que está vendendo, melhorar sua mensagem ou todas as opções acima.

Se você puder melhorar cada etapa do seu processo de vendas, mesmo que seja um pouco, poderá aumentar muito as vendas.

Que tal aprender mais? Confira as nossas dicas!

1. Entenda quem é o seu público-alvo

Essa é a etapa mais essencial da sua estratégia de vendas. Mas o que significa conhecer seu público-alvo?

Não falamos de (apenas) saber que o José e a Maria vêm semanalmente em seu ponto de venda, mas entender o perfil do cliente ideal — e esses dois clientes que citamos acima já são um começo.

O que propomos é que você defina sua buyer persona. Termo complicado? Calma, a gente explica: trata-se de um perfil do seu cliente ideal.

Ou seja, como é o seu cliente ideal em detalhes? Quais as dores que ele tem que você pode resolver? Quais canais de conteúdo ele consome? Como ele se relaciona com sua marca e concorrentes? O que o atrai em uma marca e porque ele escolheria a sua?

Existem vários tipos de buyer personas — inclusive, perfis que descrevem até mesmo o dia a dia desse cliente ideal, sua profissão, rotina e mais.

O que importa é que seja repleto de informações relevantes para o seu negócio!

2. Faça a estruturação de processos

Você está vendendo da maneira certa e para os clientes certos?

A resposta dessa pergunta vai depender de alguns fatores, mas especialmente dos processos de vendas.

No momento em que um cliente entra em sua loja, como ele é atendido e como seu pedido é processado? Existe uma atenção com a agilidade da operação, bem como para um melhor checkout?

E se o seu negócio for digital, como ocorre a jornada do cliente dentro do seu comércio virtual? O processamento dos pedidos é rápido, o pagamento é facilitado e a entrega é de qualidade?

E para atrair esses clientes, quais ações de marketing você realiza? E depois que vende, existe alguma preocupação no pós-venda, com intuito de fidelizar o cliente?

É essencial que todos esses processos estejam bem definidos (e, periodicamente, sejam atualizados) visando o sucesso da sua operação.

3. Estude a concorrência

Entenda como a sua concorrência realiza seus processos, conduz a venda e quais as táticas para atrair e fidelizar os clientes.

Há muito valor em uma pesquisa de mercado completa, como a obtenção de insights incríveis para complementar sua estratégia.

4. Treine sua equipe de vendedores

O treinamento e qualificação é uma condição indispensável para que sua equipe possa vender mais e melhor — e claro, seguindo táticas que se adequem à cultura da sua empresa.

Treinamentos podem abrir a mente dos seus colaboradores, aperfeiçoando suas hard e soft skills, agregando valor ao resultado final: a condução dos processos de venda.

5. Aplique técnicas de cross-sell e upsell

Se sua empresa quer aprender como aumentar as vendas, tente induzi-los a comprar outro de seus produtos ou serviços (cross-sell) ou a comprar um produto ou serviço mais caro (upsell).

Como fazer isso?

Ofereça novos negócios, descontos e recompensas que possam ser oportunos para os clientes — às vezes, isso pode ocorrer antes da venda em si (como acontece em e-commerces) ou logo após a venda (como acontece com companhias aéreas que oferecem vagas em hotéis após fechar negócio).

6. Faça boas parcerias

Uma forma de ampliar o alcance da sua marca e aumentar as vendas é firmando parcerias com marcas que façam sentido para seu público-alvo.

É uma forma de agregar valor aos seus produtos ou serviços, bem como expandir sua marca para um novo público.

7. Use estratégias de marketing para aumentar as vendas

O marketing é uma peça fundamental para aumentar as vendas.

Trata-se do caminho para que isso aconteça — e cases não faltam no mercado, com organizações inovadoras crescendo muito por conta de um marketing eficiente.

Explore canais que façam sentido para seu público-alvo e procure engajá-los em suas ações.

8. Amplie sua área de atuação

É importante entender o seu nicho, mas não se deixe enganar: limitar-se é conter o crescimento do seu negócio.

Por isso, procure formas de ampliar a atuação do seu negócio, agregando mais valor para o seu cliente.

Quer um exemplo? A Apple, que passou a desenvolver dispositivos que complementam o dia a dia do seu cliente, como assistentes residenciais (a Siri) e mesmo os smart watches.

9. Foque no relacionamento com o cliente

Por fim, lembre-se que o relacionamento com o cliente é outro dos pilares para que você possa aumentar as vendas.

Ao focar no cliente, você passa a direcionar seus esforços para resolver seus problemas e agregar valor em suas rotinas.

Hoje, esse é um tópico indispensável para as empresas que buscam se destacar.

Como fazer um plano de ação para aumentar as vendas?

Um plano de ação para aumentar as vendas é uma parte essencial da sua estratégia, um direcionamento que serve para melhorar os resultados durante um período.

Sim, é uma direção que varia, assim como os objetivos do seu negócio, mas a intenção é a mesma: fortalecer as vendas de modo a contribuir no crescimento do negócio.

1# Articule sua missão e visão

Em sua essência, seu plano de vendas é um caminho para atingir a visão e missão de sua empresa.

Sem uma visão e missão claras, não há um direcionamento real para onde ir — ou seja, você vai vender por vender ou vai fazê-lo para cumprir com uma missão?

Definir esses pontos é essencial.

2# Defina o seu mercado-alvo

Embora gerar lucros seja seu objetivo final, você não pode chegar lá sem que as pessoas comprem seus produtos ou serviços.

Para atingi-los, você precisa saber como fazê-lo e essa estratégia só vai funcionar a partir do momento que você sabe quem atingir e como conversar com eles.

3# Formule um plano de ação

A estratégia de vendas é o coração do seu plano de ação.

Como mencionamos anteriormente, você deve focar em “como” atingir seus objetivos.

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o percentual de receita recorrente, você pode trabalhar em cima de ações de pós-venda, bem como serviços complementares em pacotes de assinatura para seus clientes.

Além disso, poderá oferecer incentivos para os vendedores que apresentarem as menores taxas de churn.

Como aumentar as vendas: Dúvidas frequentes

Por fim, que tal aprender algumas respostas rápidas sobre dúvidas comuns acerca de como aumentar as vendas do seu negócio? Separamos algumas perguntas que recebemos de nossos clientes e leitores, confira!

O que fazer quando as vendas estão fracas?

Quando as vendas estão fracas, você pode pensar em algumas estratégias, como promoções de vendas de modo a atrair a clientela. Além disso, para dar mais giro de estoque, você pode trabalhar em estratégias de upsell e cross-selling.

O que fazer para atrair mais clientes?

A atração de novos clientes depende da eficiência do seu marketing. Você pode investir em estratégias como inbound marketing, marketing de conteúdo e ações que visem atingir os clientes nos canais digitais que eles frequentam.

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Conclusão

Agora que você sabe como aumentar as vendas, que tal aplicar as nossas dicas em seu negócio?

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu a importância de conhecer seu público-alvo, porque fazer upselling e cross-selling, como ampliar sua área de atuação e muito mais!

Além disso, te mostramos como as soluções da Eleve podem ajudar sua empresa — mais especificamente, o Eleve Vendas, o melhor PDV do mercado!

E agora, antes de encerrar, que tal seguir aprendendo conosco? Entenda o que são vendas online e como ter sucesso com essa estratégia!

Aproveite também para conferir o artigo que produzimos sobre como fidelizar clientes!

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