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Como anunciar no marketplace: 6 dicas para aumentar as vendas

Equipe TOTVS | VENDAS | 03 maio, 2021

Entender como anunciar no marketplace pode ajudar muitos gestores e empreendedores de negócios digitais a responderem uma questão muito comum em seu dia a dia:

Como aumentar as vendas e atingir o maior número possível de clientes, de forma mais rápida?”

Convenhamos, o termo “marketplace” já é bastante popular por aí, especialmente com a ascensão de algumas plataformas nos últimos anos, como Magazine Luiza e Amazon.

Para quem possui um negócio digital ou um e-commerce, entender como utilizar e como anunciar no marketplace pode ser uma verdadeira receita para o sucesso.

Para ajudar você nessa missão, bem como ensinar tudo sobre marketplaces, criamos esse conteúdo completo.

Que tal aprender dicas valiosas para aumentar suas vendas? É só seguir na leitura!

Como anunciar no marketplace: Afinal, o que é marketplace?

Marketplace é uma plataforma de vendas que reúne diferentes vendedores, marcas e empresas, que se aproveitam da infraestrutura digital robusta e da base de clientes selecionada para vender produtos ou mesmo serviços.

Não à toa, é conhecido como um shopping center virtual — e se você tentar fazer a comparação, é praticamente isso!

Assim, o marketplace não necessariamente possui um dono que centraliza as operações.

O grande benefício de aprender como anunciar no marketplace é que se trata de um website com uma audiência cativa. Desse modo, ao fazer parte de um, seu negócio pode ganhar visibilidade e impulsionar vendas.

Além disso, essa grande vazão de acessos pode ser uma ótima forma de potencializar o alcance orgânico da marca no ambiente digital.

Quanto ao marketplace em si, a empresa que o gerencia se responsabiliza pelas atualizações do site e suporte técnico. Além disso, a empresa também costuma tirar uma porcentagem de cada venda.

Normalmente, qualquer loja pode fazer parte e anunciar seus produtos em um marketplace.

A operacionalização do negócio vai depender de marca para marca.

Normalmente, quem possui uma loja dentro do marketplace, não necessariamente possui um grande estoque — sua missão é, portanto, ter bons fornecedores.

O maior desafio é, justamente, aprender como anunciar no marketplace para promover a marca.

Marketplaces no Brasil

O marketplace no Brasil é um nicho do comércio eletrônico em pleno crescimento — e para muitos, o que os atraem é justamente a possibilidade de encontrar menores preços, variedade e condições especiais quanto ao frete.

De acordo com uma pesquisa da Ebit | Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento de e-commerces brasileiros em 2020.

Bastante, certo?

Então veja pelos números: cerca de R$ 30 bilhões do faturamento do setor no primeiro semestre de 2020 veio das vendas em marketplaces.

Esse crescimento mostra a aderência cada vez maior dos consumidores ao modelo que o marketplace no Brasil oferece.

Inclusive, de acordo com um dado da BigCommerce, mesmo após escolher um produto em uma loja on-line, 90% dos consumidores costumam visitar a Amazon para buscar a mesma mercadoria e comparar os preços.

E no Brasil, quais outros marketplaces que são destaques? Citamos alguns:

  • Amazon
  • Americanas
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Walmart
  • Estante Virtual

Independente de qual você escolher, o mais importante é entender como anunciar no marketplace. Essa é uma função muito importante, pois a competição é acirrada!

Logo mais, vamos te explicar mais sobre o funcionamento dos anúncios nesse tipo de plataforma.

Como funcionam os anúncios em marketplace?

Cada marketplace possui um funcionamento diferente, normalmente com layouts específicos (que proporcionam diferentes experiências do usuário) e mecânicas de venda variadas.

Apesar disso, há muita competição e é um verdadeiro desafio construir a reputação e relevância da sua marca do zero.

Porém, ainda assim é perfeitamente possível com uma boa gestão de vendas.

O ideal é fazer um mix de estratégias, buscando sempre maximizar resultados.

Entender como anunciar  no marketplace também é uma questão de compreender a necessidade de realizar testes.

A análise de mercado e, principalmente, da concorrência, é um dos passos primordiais para você entender sua estratégia atual, mapear oportunidades e aplicar ações de melhoria.

Quais são as vantagens de investir em anúncios no marketplace?  

Agora que você conhece mais sobre essa plataforma e entendeu o básico de como anunciar no marketplace, é hora de conhecer as vantagens desse tipo de negócio.

Seja você um empreendedor digital novato, sem loja on-line própria, ou mesmo um profissional experiente e com e-commerce estruturado, saiba que o marketplace tem muito a oferecer.

Quer saber os benefícios de anunciar seus produtos nesse tipo de plataforma de vendas? Confira!

Visibilidade

Um dos principais benefícios de investir em anúncios no marketplace é aproveitar a visibilidade da plataforma.

Normalmente, o marketplace já é um domínio bem-sucedido, que atrai muitos consumidores ávidos por toda sorte de produtos.

Para você ter noção, conforme a eDesk, apenas a Amazon possui 300 milhões de contas de consumidores e cerca de 2 milhões de perfis de vendedores.

Espaço de sobra para se destacar, não acha?

Tráfego qualificado

O consumidor saber que no marketplace ele vai encontrar praticamente qualquer produto que precisar.

Por isso mesmo, a plataforma é a primeira opção de pesquisa para muitos, ocupando o lugar cativo de buscadores como o Google.

No entanto, ainda que a pesquisa seja no Google, a relevância do marketplace é tão forte que é comum encontrar resultados dessas plataformas nos primeiros lugares em resultados de busca.

Credibilidade 

Se um marketplace existe e prospera, você pode apostar que essa relevância foi construída aos poucos.

Ou seja, com estabelecimento de regras e mecanismos de parceria com seus vendedores que fizeram e continuam fazendo sucesso.

Além disso, sua credibilidade advém do suporte prestado — tanto técnico, como jurídico, quando necessário.

Baixo custo de investimento 

Criar uma conta comercial em um marketplace não custa nada, nem um centavo.

Muitas vezes, alguns marketplaces vão exigir seu CNPJ para confirmar que a parceira é com Pessoa Jurídica, mas isso não acontece com todos.

Basta, portanto, criar sua conta, criar os anúncios de produtos e caprichar na otimização para os buscadores e na precificação!

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Como anunciar no marketplace: Veja 6 dicas para vender mais

Mas e como anunciar no marketplace de forma a vender mais, crescer seu tráfego e criar mais oportunidades — tudo isso em menos tempo?

Sem um direcionamento, você pode patinar na estratégia, mas com nossas dicas é possível sair na frente da concorrência. Confira!

Elaborar uma estratégia 

Antes de sair criando uma conta nos principais marketplaces do mercado, é recomendado dar um passo atrás e analisar bem a sua estratégia.

Existem marketplaces mais adequados para certos tipos de produtos ou serviços. O ideal é analisar todos esses aspectos, incluindo custos de taxas e logística.

Escolher uma plataforma de vendas 

Uma vez que você entenda para onde quer ir com seu planejamento de marketplaces, é hora de escolher a melhor plataforma de vendas.

Aqui, vale entender o mercado no qual você atua e procurar plataformas que façam mais jus aos produtos. Desse modo, você pode até mesmo valorizá-los.

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Queremos dizer que, se o seu negócio é de venda de peças automotivas, por exemplo, talvez seja melhor escolher um canal dedicado (como o Canal da Peça).

Integrar múltiplos canais  

Opa, viu que em sua estratégia, cabe utilizar o potencial de mais do que um marketplace? Show!

Não há uma receita de bolo para o sucesso neste mundo do comércio eletrônico, o que vale é fazer o seu melhor.

Se o seu produto ou serviço tem potencial de consumo em mais canais, busque estruturar sua estratégia em múltiplas opções.

Acompanhar os indicadores de vendas dessas plataformas pode servir de guia para personalizar a estratégia em cada marketplace.

Utilizar boas imagens 

Uma boa apresentação do seu produto é essencial, seja no seu site como também no marketplace.

O capricho nas questões visuais pode destacar a sua loja e ainda dar uma sensação profissional e diferenciada, que pode atrair mais cliques e conversões.

Otimizar os anúncios 

Ao adicionar um produto novo no marketplace, é comum se impressionar com a quantidade de categorias e descrições que o site oferece.

Procure entender cada uma delas, bem como preenchê-las de forma otimizada.

Não é apenas o que você lista que importa, mas como seus anúncios são estruturados.

Títulos, imagens, descrições, palavras-chave e categorias de produtos são a razão por trás de muitas vendas, então capriche!

Quanto mais convincente for o conteúdo, maior será a probabilidade de um anúncio chegar ao topo dos resultados de pesquisa e gerar mais vendas.

Trabalhar preços competitivos

Conforme os consumidores se tornam mais experientes com os mecanismos de buscas, é preciso ir além para atrair a sua atenção. É o caso da precificação, que deve ser competitiva.

Nesse cenário, temos duas dicas:

Precificação automatizada

Precificação baseada em regras estabelecidas em softwares específicos, que automaticamente mudam os preços para se tornarem competitivos com qualquer concorrente selecionado.

Precificação baseada em desempenho

Estrutura de preços dinâmica, ajustada automaticamente com base no desempenho de vendas. Se as vendas caem, o preço também cai, e vice-versa.

Eleve 

Agora, uma vez que você estabeleceu o seu marketplace e anunciou os seus produtos, sabe como gerenciar cada venda?

Conforme sua loja se destaca, é preciso aprimorar o controle sobre as vendas, com ampla visibilidade dos indicadores.

Tudo isso você, micro e pequeno empreendedor, consegue com as soluções do Eleve.

Tratam-se de sistemas de gestão financeira e frente de caixa fornecidos pela TOTVS, a maior empresa de tecnologia do Brasil, para ajudar no seu pequeno negócio.

Em um marketplace, as vendas podem ocorrer em questão de segundos e é preciso ter uma infraestrutura interna de modo a contabilizar cada pedido e dar sequência no seu processamento.

Com o Eleve, você ganha eficiência, controle e consegue agilizar processos para focar na parte estratégica do negócio e de gestão do marketplace.

Que tal conferir outras das funcionalidades dos sistemas Eleve e ver como podem se encaixar no seu negócio?

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Conclusão

Neste conteúdo, você pôde aprender tudo sobre como anunciar no marketplace, além de desvendar essa plataforma de venda, sua importância e como anda o cenário brasileiro.

Apesar de ser muito competitivo, anunciar seus produtos em um marketplace pode ser uma ótima forma de começar seu pequeno negócio ou mesmo potencializar o alcance da sua marca.

Porém, é claro, para triunfar é preciso de estratégia, planejamento e tecnologia que capacite sua gestão.

Felizmente, neste conteúdo, você aprendeu como garantir tudo isso, certo?

E agora, para complementar seus conhecimentos de mercado e a gestão da sua loja on-line, que tal continuar lendo os artigos do blog do Eleve?

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