Comanda eletrônica: Saiba como funciona e benefícios

Equipe TOTVS | VENDAS | 01 julho, 2022

O uso da comanda eletrônica é uma implementação simples de fazer no seu food service, mas que pode potencializar, por diversos benefícios, o atendimento ao cliente e sucesso do fluxo de produção dos pedidos.

Ficar refém de uma comanda física, atualmente, além de não ser prático, implica em não contar com uma solução integrada e que permite modificações a qualquer momento.

Assim, fica bem mais fácil se perder na ordem dos pedidos e nos itens, proporcionando erros que podem deixar seu cliente muito insatisfeito com o seu serviço.

Por isso, se você deseja deixar problemas como erros nos pedidos, atrasos na entrega, comandas extraviadas e rasuradas para trás, continue a leitura e saiba como é fácil usar um sistema de comanda eletrônica no seu estabelecimento.

O que é comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é uma tecnologia que surgiu para substituir o uso das comandas de papel usadas para anotar os pedidos dos clientes em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos de food service em geral.

Assim como o uso de cardápios digitais, a comanda eletrônica, ou comanda online, também é uma forma de modernizar e otimizar todo o fluxo de produção de restaurantes, desde o pedido do cliente na mesa até o pagamento na hora de encerrar o atendimento. 

Além de ajudar o fluxo de produção na cozinha, a comanda eletrônica também pode ser utilizada em um sistema integrado de gestão, facilitando também a organização do estoque e melhorando a comunicação entre todos que fazem parte do negócio.

Sabe quando você chega em um bar ou restaurante lotado e o garçom ou atendente precisa fazer as anotações com o uso de caneta e papel? Por mais personalizável que seja a comanda física, demora muito mais tempo para anotar dessa forma, há maior risco de rasuras e erros nos pedidos.

Em resumo, é uma ótima ferramenta para melhorar o trabalho no estabelecimento, aumentando os lucros, mas é ainda mais eficiente para fidelizar e gerar satisfação dos clientes.

Como funciona o sistema de comanda eletrônica?

garçonete usa sistema de comanda eletrônica

Embora existam diversos modelos e aplicativos diferentes, as principais funcionalidades são comuns em praticamente todas as opções de mercado, e o uso de um sistema de comanda eletrônica é muito simples.

Geralmente, o sistema está disponível em aplicativo para tablet ou smartphone ou para uso em qualquer navegador do computador do estabelecimento.

Em algumas opções, o cliente consegue fazer o próprio pedido nos cardápios digitais disponibilizados no estabelecimento, mas o mais tradicional ainda é o uso do atendimento anotando os pedidos nas mesas por meio dos dispositivos móveis.

A grande diferença é que, nesse caso, a caneta e o papel são aposentados e deixados de lado para algo muito mais moderno e prático.

Após fazer o registro dos pedidos, o sistema imediatamente faz o registro no caixa e encaminha diretamente à cozinha do restaurante a ordem dos pedidos para início do preparo.

É possível acompanhar o status de preparo para ter um controle total de toda a operação e melhorar a experiência dos clientes.

Dessa forma, o garçom não precisa se deslocar até a cozinha a cada pedido, ficando disponível no salão do estabelecimento para anotar todos que surgirem.

Como veremos mais à frente, existem diversas vantagens, como redução de erro ou estresse no trabalho dos profissionais atendentes.

Um ponto importante é que, a cada nova tecnologia implementada na rotina do trabalho, é importante investir em treinamento e capacitação.

No caso da comanda eletrônica, o uso é muito simples, mas é importante trazer um passo a passo para todos os profissionais da empresa para um atendimento ainda mais sincronizado.

Qualquer negócio pode usar a comanda online?

A comanda online é um recurso vantajoso para diversas empresas de food service, mas seu uso não se limita apenas a operações em bares e restaurantes, como muitas pessoas imaginam.

Existe uma ampla variedade de setores que podem se beneficiar da comanda eletrônica, especialmente se ela fizer parte de um sistema integrado de gestão de vendas.

Veja alguns dos setores que podem usar a comanda online para tornar o trabalho ainda mais otimizado e melhorar a experiência de clientes:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Varejo de itens;
  • Food trucks;
  • Lojas de conveniência;
  • Loja de artigos de festa.

Com o uso de um sistema como Eleve Vendas, por exemplo, qualquer micro ou pequena empresa, independente do segmento comercial, pode utilizar essa funcionalidade para melhorar o fluxo de vendas.

Quais são os benefícios da comanda eletrônica para seu estabelecimento?

Alguns estabelecimentos ainda são bastante resistentes na hora de promover mudanças e investimentos em novas tecnologias. Nesse momento, é importante avaliar o custo-benefício de cada investimento para a transformação do estabelecimento, para ter certeza de que essa é a melhor escolha.

No caso da comanda online, já podemos perceber que existem muitos benefícios. Mas reunimos abaixo uma lista das principais vantagens para quem possa estar em dúvida ainda:

Melhor controle dos pedidos

garçonete faz controle de pedidos com comanda eletrônica

Ao usar a comanda eletrônica, o estabelecimento consegue ter maior controle de todos os pedidos e acompanhar o status de preparo. 

Assim, evita-se problemas de um cliente ficar muito tempo esperando enquanto outros pedidos são agilizados. 

Além de estabelecer uma ordem lógica de preparo para priorizar todos os clientes, com a comanda online há um registro mais seguro do que foi realmente solicitado, evitando problemas de erros ou desencontro de informações na hora de fechar a conta.

Na hora do pagamento, estará tudo listado na comanda de registro do cliente, que pode confirmar todos os itens. 

Agilidade no atendimento

Quem está à frente de um estabelecimento como um bar ou restaurante sabe que existem dias e horários de movimento mais intenso, que exigem uma excelente organização de toda a equipe para evitar problemas de atrasos e para manter a qualidade nos pratos e no atendimento.

Considerando isso, imagine o quanto é mais rápido e ágil fazer as anotações em um sistema integrado que encaminha os pedidos diretamente à cozinha?

Por mais rápido que o garçom seja na hora de tomar nota dos atendimentos, ainda assim exige um tempo muito maior e há o risco de rasuras.

Esse processo manual também exige que o garçom tenha que se dividir entre mesas e cozinha para informar as ordens de pedido.

Ou seja, comanda online significa ganho de tempo e eficiência.

Diminuição de erros operacionais 

Com a comanda em papel, seja por pressa ou pela alta demanda de pedidos, os atendentes podem acabar anotando os pedidos com erros de caligrafia ou até mesmo se confundindo na quantidade dos itens ou observações.

É algo que pode acontecer em qualquer estabelecimento, mas que acaba gerando frustração no cliente.

Para evitar que o lanche venha errado, o ideal é contar com uma comanda eletrônica, em que o item é selecionado de maneira muito mais segura.

Além de evitar a insatisfação do cliente, isso gera menos desperdício de tempo e de matéria-prima.

Fora esse detalhe, há também os casos de alterações no pedido, em que muitas vezes é necessário colocar observações, como sinalizar algum ingrediente que deve ser retirado ou adicionado.

Em um sistema online é muito mais fácil, não é?

Leia também: Fluxo de vendas: o que é, vantagens e como montar

Integração entre as áreas

Com o uso de uma comanda online, salão, fluxo de caixa, cozinha e gestão de estoque ficam integrados para uma operação mais eficiente. Essa integração também é fundamental quando estamos falando de estabelecimentos que operam no sistema take away e delivery.

Redução de desperdícios

O uso da comanda eletrônica ajuda a reduzir erros nos pedidos, evitando desperdícios dos itens do seu food service.

Além disso, se for uma comanda online integrada ao sistema de gestão de estoque, fica ainda mais fácil ter um controle dos itens e prazos de consumo.

Auxilia no fechamento do caixa

O uso da comanda eletrônica tem como vantagem o registro imediato do pedido no caixa. Assim, quando o cliente encerra seu consumo no local, basta ir até o caixa ou solicitar o garçom na mesa para fazer o pagamento dos itens.

Satisfação dos clientes

Essa vantagem acontece pela soma de todos os benefícios acima. Com um atendimento mais ágil, eficiente e sem risco de atrasos e erros, o cliente sairá bem mais satisfeito e com chance de voltar mais vezes, não é?

Com esse ganho de tempo, sobra espaço para aprimorar outras etapas que vão deixar esse cliente fidelizado, como o foco na qualidade dos itens, inovação do cardápio e excelente atendimento em todas as etapas.

O que é necessário para a implantação de uma comanda eletrônica?

Implementar o uso de comandas eletrônicas no seu estabelecimento é relativamente simples. Após escolher a melhor opção para fazer as comandas, basta acessá-lo de acordo com as configurações do aplicativo ou sistema.

 

De maneira geral, será necessário ter um computador para uso do sistema, boa conexão com internet, WiFi e dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, para que os atendentes possam fazer o uso das comandas durante o atendimento ao cliente.

Existem opções no mercado que são muito simples de usar, que não exigem nenhum treinamento complexo ou processo rebuscado de instalação.

Com o Eleve Vendas, por exemplo, que possui o serviço de comanda online, basta escolher o plano de assinatura e começar a usar nos celulares e tablets do food service, pois esse sistema possui aplicativo para Android e iOS.

Se for a opção mais fácil, também é possível usar em qualquer browser do computador, usando o serviço de gestão de comandas de qualquer lugar.

Comanda eletrônica: Dúvidas frequentes

Agora que acompanhamos os principais pontos sobre como funciona um sistema de comanda eletrônica e as vantagens da comanda online para restaurantes e bares, vamos responder a algumas dúvidas frequentes sobre o tema:

A comanda eletrônica grátis é uma boa opção?

Pode até parecer uma boa opção, em um primeiro momento, por ser gratuita e não exigir um investimento em um sistema pago. Mas no dia a dia, você pode descobrir diversas falhas e funcionalidades limitadas.

Uma grande característica de serviços de comanda eletrônica grátis, assim como outras ferramentas gratuitas, é a disponibilidade de apenas alguns recursos.

Ou seja, em vez de oferecer uma experiência completa e eficiente para seu estabelecimento, pode acabar te deixando na mão durante o atendimento aos clientes.

Para evitar dores de cabeça, o ideal é pesquisar pela opção com o melhor custo-benefício. Afinal, existem opções no mercado que reúnem qualidade e ótimo preço, não pesando no bolso ou causando impacto na sua gestão financeira.

Aliás, é importante ter o pensamento que é um investimento e não um gasto, pois um sistema de comanda online trará diversos benefícios e retorno financeiro.

Qual o melhor sistema de comanda eletrônica?

O melhor sistema de comanda eletrônica é aquele que consegue atender todas as necessidades de seu estabelecimento, seja para criar comanda eletrônica para restaurante, bar, pizzaria, hamburguerias ou qualquer outro segmento de food service com atendimento ao cliente.

Entre as opções com melhor custo-benefício para criar comanda eletrônica personalizada online, está o sistema Eleve Vendas, que oferece essa ferramenta de comanda online, para ajudar ainda mais na operação do seu estabelecimento.

São várias funcionalidades para o seu food service. Além da comanda online, seu estabelecimento pode criar cardápios digitais personalizados e realizar a gestão de mesa. Conheça mais das soluções integradas do Eleve Vendas no vídeo abaixo:

Crie comendas online com o Eleve Vendas

Falamos acima sobre uma das melhores opões de sistema com comanda eletrônica disponível no mercado.

O Eleve Vendas é um sistema completo para agilizar as vendas e o atendimento ao cliente, com ferramentas que também colaboram com todo o ciclo de vendas, como controle de estoque, troca de produtos, monitoramento de preços, controle de prazos e pedidos.

Entre os módulos que fazem parte desse sistema para gestão de vendas, há também opções para frente de caixa, cardápio digital, gestão de mesas, delivery e a comanda online.

Ou seja, no mesmo sistema, é possível criar comandas online para facilitar o atendimento ao cliente.

Após abrir a comanda, basta enviar o pedido direto para a cozinha e acompanhá-lo de acordo com o status.

Para bares e restaurantes, esse tipo de funcionalidade faz toda a diferença para proporcionar uma experiência melhor para o cliente, pois no mesmo lugar é possível ver se o pedido está em preparação, se já foi servido ou se está em pagamento.

Também é possível fazer pedidos adicionais, modificações e remoções, além de adicionar observações nos pedidos dos clientes.

Nada de comanda física, em que os pedidos podem ser trocados e a organização é mais complexa. É muito mais seguro, prático e otimizado, não é?

Esse módulo também permite a impressão de um código de barras ou QR Code para deixar com os clientes na entrada do estabelecimento.

Para adicionar os pedidos, basta fazer a leitura do código. 

Conheça todas as vantagens e escolha o melhor plano para o seu food service.
Nova call to action

Conclusão

Vimos ao longo deste conteúdo como é vantajoso usar a comanda eletrônica em bares, restaurantes e outros estabelecimentos de food service.

O cliente ganha, mas o empreendedor é o principal beneficiado pela soma de tantas vantagens.

Se você deseja testar o melhor sistema de comanda eletrônica no seu negócio, não deixe de conferir todos os benefícios do Eleve Vendas.

Para mais novidades e dicas sobre gestão de negócios, confira nossos outros artigos aqui no blog da Eleve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.