Como superar os desafios da gestão estratégica de pessoas em microempresas?

Equipe TOTVS | RECURSOS HUMANOS | 31 julho, 2020

Os colaboradores são o grande patrimônio das empresas em desenvolvimento. Apesar da intensa evolução de recursos tecnológicos em seu cotidiano, a gestão estratégica de pessoas em microempresas não pode ser ignorada.

O conhecimento e as habilidades humanas são insubstituíveis, mas nem tudo são flores nessa jornada. Na verdade, há uma série de desafios a serem superados para que sua equipe se torne eficiente, motivada e produtiva.

Quer aprender como extrair todo esse potencial? Continue a leitura!

A importância da gestão estratégica de pessoas

As microempresas têm diversos desafios em sua jornada, mas também, muitas vantagens competitivas. Entre elas, a existência de um quadro de funcionários que, em muitos casos, se organiza e trabalha como uma verdadeira família.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso investir na gestão estratégica de pessoas. Esse processo tem um papel fundamental para o funcionamento e crescimento do negócio, dando a ele condições de disputar mercado com grandes marcas. Na prática, uma pequena empresa com um grupo motivado e engajado pode conquistar melhores resultados do que uma grande equipe sem ânimo e incentivo para trabalhar.

Por isso, seja qual for sua área de atuação, fique atento ao seu maior patrimônio. Afinal, ter um bom produto e ferramentas modernas não serão suficientes para crescer de maneira saudável e duradoura. Muitas vezes a chave de um negócio pode ser simplesmente a motivação na empresa.

Os principais benefícios desse processo

Afinal, o que sua empresa tem a ganhar com a gestão estratégica de pessoas? Muitos empresários e gestores têm dúvidas sobre o tema e acabam desperdiçando a oportunidade de montar um time de alta performance.

Para que isso não aconteça no seu negócio, é importante conhecer os principais benefícios desse processo. Confira!

Vantagem competitiva

Uma equipe que sente satisfação no trabalho, se torna mais produtiva e disposta a alcançar as metas, o que é um grande diferencial competitivo. A vontade, a motivação e a persistência, como no esporte, são elementos que colocam qualquer empresa em lugar de destaque, seja qual for seu porte ou segmento de atuação.

Retenção de talentos

Quando se investe em gestão estratégica de pessoas, você consegue reter mais talentos em sua microempresa. Afinal, seus funcionários se sentirão acolhidos e satisfeitos ao trabalhar em um ambiente harmônico e produtivo.

Definição e fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento importante para o crescimento de um negócio, pois ajuda a formar sua identidade e a orientar o trabalho dos colaboradores. Nesse sentido, não há dúvidas de que as boas práticas de gestão de pessoas podem ajudá-lo.

Equipe mais preparada e eficiente

Uma das estratégias aplicadas na gestão de pessoas é o treinamento. Os investimentos em qualificação garantem que o seu grupo esteja sempre atualizado e pronto para lidar com os obstáculos do cotidiano empresarial.

Como superar os desafios da gestão de pessoas

Sendo o conjunto de estratégias utilizadas por uma empresa para desenvolver seu capital humano, a gestão de pessoas enfrenta desafios. Afinal, as pessoas têm habilidades, características e limitações distintas e tudo isso deve ser levado em consideração.

Nesse contexto, podemos identificar alguns obstáculos importantes e que podem comprometer seus resultados quando deixados em segundo plano. Conheça-os e saiba como superá-los!

Definir o perfil ideal de funcionário

Uma das maiores dificuldades das microempresas é a definição do perfil de funcionário ideal. Como superar esse desafio?

É preciso deixar de lado a ideia do funcionário “faz tudo” e ir em busca de pessoas qualificadas e que dominam bem suas funções.

Para isso, leve em consideração a cultura da empresa, a sua área de atuação, as qualificações necessárias e, claro, as habilidades humanas e profissionais desejadas.

Atrair talentos

Mesmo quando o negócio definiu o tipo de colaborador que precisa, é possível enfrentar problemas para recrutar talentos. No entanto, algumas estratégias podem ser eficientes, como:

  • divulgar a vaga em diversos canais;
  • remunerar bem os seus funcionários;
  • montar um plano de carreira;
  • oferecer treinamentos e capacitações;
  • permitir que seus funcionários cresçam dentro da empresa.

Muitas pessoas buscam hoje no mercado, desenvolvimento profissional, mais até do que remuneração.

Reconhecer e valorizar o colaborador

Todo empresário e gestor sabe que os funcionários rendem mais quando se sentem valorizados. Mas como demonstrar esse reconhecimento? Existem diversos métodos eficientes, dos quais devemos destacar:

  • remuneração adequada;
  • bônus por produtividade;
  • homenagens e prêmios;
  • folgas em datas especiais, como o aniversário;
  • comemoração de final de ano.

Isso tudo pode impactar não só profissionalmente, mas trazer um interessante desenvolvimento pessoal para o colaborador.

Distribuição correta de tarefas

Você sabe como distribuir funções? Esse é um desafio comum da gestão de pessoas e que costuma gerar impactos negativos na produtividade e nos resultados de uma equipe.

Em microempresas, não é difícil encontrarmos funcionários exercendo diversas funções. Pode parecer uma economia de recursos, mas a verdade é que isso pode causar uma grande desorganização interna e prejudicar suas métricas.

É essencial garantir o mínimo de organização e separação de tarefas. Um bom trabalho em equipe começa com um profissional executando a atividade de sua competência, gerando, assim, os resultados esperados. 

A importância de um RH estratégico

Você enxerga o setor de Recursos Humanos como um custo ou investimento? Uma das premissas para uma boa gestão de pessoas é a presença de um RH atuante. Por isso, ele não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento planejado.

Vale ressaltar que microempresas precisam se esforçar ainda mais para assegurar um bom nível de produtividade. Sendo assim, contar com bons profissionais no recrutamento, na seleção e no acompanhamento do trabalho desempenhado pelos colaboradores é fundamental.

Entenda que a gestão de pessoas é muito mais do que o controle da folha de pagamento e das questões trabalhistas. Há uma série de atividades e boas práticas que ajudam a criar um ambiente de trabalho acolhedor, harmonioso, produtivo e motivador. Para tudo isso, sem dúvidas, um RH estratégico será seu grande aliado.

Boas práticas para uma gestão de pessoas de sucesso

Depois de todas as informações apresentadas, selecionamos as melhores práticas de gestão de pessoas para seu negócio. Lembrando que são dicas simples de serem colocadas em prática, mas que garantem resultados muito animadores.

Quando bem executadas, essas estratégias permitem que as microempresas desenvolvam seu capital humano de maneira natural, mantendo-o sempre motivado e pronto para enfrentar os desafios existentes na atuação empresarial. São elas:

  • trabalhe com metas desafiadoras e coerentes;
  • delegue funções de acordo com as habilidades individuais de seus colaboradores;
  • estimule a comunicação entre os funcionários;
  • seja um líder participativo e aberto ao diálogo;
  • treine seu grupo periodicamente;
  • dê feedbacks construtivos sobre o trabalho executado;
  • invista em tecnologias que simplifiquem seu dia a dia.

Percebeu como executar uma gestão estratégica de pessoas não é uma missão impossível? As pequenas empresas têm suas próprias características e seus desafios. No entanto, com informações e ferramentas adequadas, é possível gerenciar seus funcionários com eficiência. Por isso, não perca mais tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu!

Eleve a sua empresa

Planejamento é muito importante para os negócios, ainda mais quando o seu porte é menor e precisa lutar para crescer entre nomes maiores.

Trabalhamos com tecnologia específicas para micro e pequenos empreendedores que não se contentam em ser apenas mais um e querem crescer.

Gostou deste artigo e quer continuar ouvindo as nossas dicas e se manter informado com diversas novidades do mercado? Basta seguir o nosso blog!

gestão estratégica de pessoas recursos humanos rh estratégico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *