Conheça 6 estratégias para melhorar a sua gestão de pessoas

Equipe TOTVS | RECURSOS HUMANOS | 23 junho, 2020

Qual é a importância da gestão de pessoas para a sua empresa? Você já parou para avaliar o quanto esse item pode ser relevante para o seu negócio? Saiba que, mesmo em pequenos empreendimentos, a gestão de pessoas é um fator determinante para o alcance de melhores resultados.

Infelizmente muita gente confunde esse pensamento por conta do seu porte, mas independentemente se a empresa tem centenas de funcionários ou uma equipe reduzida, com poucas pessoas, o valor da motivação e satisfação no ambiente de trabalho é exatamente o mesmo.

Ou seja, é preciso gerir bem os recursos humanos do negócio, criando um ambiente rico e produtivo, já que isso certamente influenciará nos seus resultados.

Segundo estudos realizados e divulgados pela McKinsey, estima-se que que em uma escala de 0 a 100, a média de motivação de trabalhadores formais seja de 45. Essa insatisfação dos colaboradores aponta que a saúde organizacional das empresas não andam nada bem.

Isto é, em um universo de milhões de trabalhadores formais que têm alguma queixa e trocariam de posição no mercado de trabalho. Diante disso, fica claro que um dos pilares da gestão de pessoas é a fidelização de funcionários, repercutindo na satisfação e motivação da equipe.

Pensando em ajudar você e a sua empresa, listamos estas 6 estratégias que podem ser aplicadas no seu negócio. Acompanhe!

1. Ser estratégico na contratação de funcionários

Uma boa gestão de pessoas se inicia bem antes, logo no recrutamento e seleção para a contratação daqueles que farão parte da empresa. Essa é uma etapa primordial para a gestão, visto que é com base nela que muito poderá ser feito no futuro, com a equipe já formada.

Nesse sentido, é fundamental atrair e selecionar pessoas com perfis compatíveis com os valores e objetivos da empresa.

Ou seja, é preciso formar uma equipe coesa, podendo assim, trabalhar projetos comuns em harmonia. Isso só é possível quando o perfil dos seus membros é compatível.

Esse cuidado, além de melhorar a qualidade do trabalho interno ao promover um ambiente mais colaborativo, é, ainda, a base para se reduzir o temido turnover, fator que tanto prejudica o alinhamento da equipe e, mais ainda, o orçamento da empresa.

2. Oferecer um plano de carreira

Criar um ambiente produtivo, coeso e inspirador é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para gerir pessoas de forma eficiente.

Contudo, é preciso focar também em critérios mais objetivos, como os salários e as oportunidades de crescer na profissão.

Por isso, é fundamental também desenvolver um plano de carreira que potencialize todos os atributos mencionados anteriormente.

Isso porque oferecer condições reais de crescimento profissional, acréscimo salarial, entre outros diferenciais, motiva e estimula a permanência do funcionário na empresa e o faz enxergar possibilidades promissoras.

3. Fomentar o conhecimento

Outro ponto chave para o sucesso da gestão estratégica de pessoas do seu negócio é a valorização da pessoa, isto é, o reconhecimento do fator humano dentro da empresa.

Evidentemente, existem diferentes formas de você mostrar ao funcionário que valoriza o seu trabalho e se preocupa com o seu desenvolvimento.

Uma estratégia muito interessante e produtiva é criar oportunidades para que o profissional se aperfeiçoe, o que pode ser feito por meio de cursos, especializações e experiências enriquecedoras do ponto de vista não só profissional, mas também pessoal.

Fomentar o conhecimento e oferecer meios práticos para que ele seja alcançado certamente é um diferencial bastante valorizado pelos profissionais, inclusive, em alguns casos, mais até do que o próprio salário ou benefícios.

4. Viabilizar novas metodologias de trabalho

Diante do caos e ritmo acelerado das grandes cidades, cada vez mais a qualidade de vida e de trabalho são colocados como prioridade na escolha do emprego.

Muitos profissionais consideram que um ambiente de trabalho moderno é determinante na decisão de aceitar ou não uma proposta de emprego.

Para essas pessoas, um ambiente de trabalho moderno é definido pela flexibilidade de horários e pela possibilidade de trabalhar em casa.

Em tempos de alta conectividade e o cenário que isolamento social que passamos por conta da pandemia, o trabalho remoto no modelo home office, tem se tornado essencial entre os profissionais, agora, porque não adotar esse formato?

São inúmeros os benefícios que esse modelo de trabalho representa. Especialistas preveem que o trabalho remoto pode crescer 30% no Brasil após pandemia. 

Nesse sentido, se você já testou com a sua equipe, é absolutamente possível investir nesse formato na sua empresa, priorizando mais a produtividade e satisfação dos funcionários em detrimento da rigidez e formalidade típica do trabalho antes empregado.

5. Trabalhar com base em metas

Ainda que envolva poucas pessoas, a utilização de metas é também uma alternativa interessante para gestão de pessoal e extrair a máxima performance deles.

Nesse ponto, trabalhar com metas claras e objetivas estimula a equipe e cria um certo senso de responsabilidade, visto que já se sabe onde e quando estar em determinado período da jornada da empresa.

Metas bem desenvolvidas precisam ser desafiadoras e alcançáveis ao mesmo tempo, de modo que os resultados esperados serão atingidos sempre que o aparato humano for bem gerenciado e atuar de forma produtiva.

Claro que depende muito da área de atuação da sua empresa, mas é possível criar todo tipo de meta, tanto para extrair o melhor da individualidade, mas principalmente no que diz respeito em trabalhar em equipe.

Abrindo um parêntese, é válido também utilizar indicadores de desempenho associados às metas. Dessa forma, o acompanhamento delas se torna mais prático e visível por todos os envolvidos, além de corresponder melhor às potencialidades e fragilidades da empresa.

6. Proporcionar um ambiente de trabalho motivador e saudável

Por fim, é preciso ter em mente que talvez o maior objetivo da gestão de pessoas, seja a formulação de um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Esse é, talvez, um dos pontos que mais reflete na produtividade e satisfação dos funcionários. Hoje, as pessoas estão preferindo trabalhar em ambientes agradáveis, pautados na valorização e colaboração, ainda que seja para ganhar salários mais baixos.

Sabendo disso, é essencial investir no aprimoramento do clima organizacional, estimulando os valores e atributos certos — como boa comunicação, participação e liberdade — para tornar o ambiente mais coeso e apto ao bom trabalho.

Isso porque ter uma equipe motivada, engajada e feliz com o que faz é a maneira mais econômica e eficiente de aumentar a qualidade das entregas e os resultados da empresa.

Por fim, como vimos, a gestão de pessoas pode ser aprimorada de diferentes formas. Investir nos profissionais e no reforço da qualidade do ambiente podem trazer mudanças bastante positivas para a sua empresa, estimulando o bom trabalho e fidelizando de fato os funcionários.

Eleve a sua empresa

As dicas trazidas são a prova de que uma boa gestão não depende de altos custos, mas principalmente de uma postura inovadora e inteligente.

Se precisar de tecnologia para isso, conte conosco, desenvolvemos tecnologias para ajudá-lo a elevar o patamar da sua empresa.

Gostou deste artigo e quer continuar ouvindo as nossas dicas e se manter informado com diversas novidades do mercado? Basta seguir o nosso blog!

dicas gestão de pessoas recursos humanos RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *