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Funções administrativas: Conheça as 4 que existem em qualquer empresa

Equipe TOTVS | RECURSOS HUMANOS | 12 julho, 2021

Gerir uma empresa e fazer com que ela cresça em um mercado tão concorrido é, de fato, um grande desafio. Isso exige dos gestores preparo físico, emocional e muito conhecimento. E parte desse conhecimento deve ser sobre as funções administrativas.

Seja qual for o setor no qual o seu negócio atua ou se trata de grandes ou pequenas empresas, as 4 funções administrativas entram nessa receita para o sucesso.

Você sabe do que estamos falando? Neste artigo, você poderá conhecer melhor essas funções e entender o quanto elas são importantes para o crescimento saudável e duradouro de um negócio. Continue a leitura e aprenda a se tornar um gestor mais eficiente!

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Henri Fayol e os princípios da gestão

Jules Henri Fayol foi um dos pioneiros das abordagens clássicas e científica da administração, sendo uma figura de grande relevância para o universo empresarial. Ele foi um dos primeiros a perceber que a empresa precisava se reestruturar para se tornar mais produtiva.

Ao perceber problemas recorrentes nas estruturas empresariais da época, como a baixa produtividade, a falta de padronização técnica e a utilização de métodos empíricos, ou seja, que se baseavam na própria experiência para o gerenciamento dos negócios, Henri começou a estudar e avaliar possíveis melhorias.

Seus principais ensinamentos foram a delimitação das áreas existentes em uma organização – técnica, comercial, contábil, financeira, de segurança e administrativa – e, claro, a definição das chamadas funções administrativas.

Vale a pena destacar que ele pregava que os cargos deveriam ser ocupados por pessoas capacitadas e que os gestores tinham o direito de direcionar ordens aos demais funcionários, cabendo a eles disciplina, colaboração e respeito aos seus superiores.

Para que a empresa se tornasse mais produtiva, ele acreditava que as ordens deveriam partir de apenas um superior e que cada setor deveria contar com um gestor competente.

Portanto, o que se percebe é que as suas ideias foram de grande relevância para a evolução da atividade administrativa e são visualizadas claramente na estrutura que conhecemos nos dias atuais.

A importância das funções administrativas

Ao observar a estrutura de uma empresa contemporânea, é fácil entender que a gestão de pessoas e do negócio é uma atividade complexa. Talvez por isso, a vida útil de uma pequena empresa muitas vezes é tão curta.

Mas, qual é o segredo das grandes marcas do mercado? Não existe uma fórmula mágica para crescer e se destacar, mas é certo que a adoção de métodos de gestão eficientes e que visam a organizar melhor o funcionamento do negócio faz toda a diferença.

Para sobreviver, a organização deve ser bem gerenciada e isso exige muita estratégia. Em outras palavras, o gestor deve agir com profissionalismo e encarar a sua função com responsabilidade, apostando em técnicas eficazes e nas ferramentas adequadas.

A administração da empresa nunca foi tão importante como é atualmente. Afinal, o consumidor se tornou mais exigente, as relações comerciais estão cada vez mais globalizadas e o mercado exige uma atuação voltada para a produtividade e excelência.

Nesse cenário, a importância das funções administrativas deve ser enfatizada. Elas facilitam o dia a dia do empresário e dos seus gestores, tornando a condução do negócio uma tarefa muito mais produtiva, eficiente e segura.

As quatro funções administrativas

Depois das informações apresentadas, finalmente podemos falar sobre as funções administrativas de Henri Fayol. Em primeiro lugar, você precisa entender que a administração de uma empresa tem como objetivo o alcance das metas previamente traçadas.

Para que isso seja possível, é necessário investir na melhoria de quatro funções básicas, também conhecidas como PODC, o que significa: planejamento, organização, direção e controle. Saiba um pouco mais sobre elas a seguir!

Planejamento

O planejamento é a base de toda e qualquer atividade empresarial. É por meio dele que o seu negócio definirá as metas a serem alcançadas e as ações que serão necessárias para atingi-las.

Peter Drucker, o pai da administração moderna, também afirma essa necessidade, destacando que “o planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes”. Ou seja, sem um bom planejamento estratégico, as chances de fracassar são grandes.

Organização

A segunda função administrativa – e um dos pilares da administração – é a organização. De nada adianta planejar se o gestor não se organizar para colocar em prática todas as tarefas necessárias.

Por esse motivo, é preciso que você compreenda que organizar está relacionado ao ato de colocar em prática o planejamento feito. Isso significa que o gestor deve ter todos os processos sob controle e trabalhar para que a empresa cresça em um ritmo constante e saudável.

Direção

A terceira função a ser destacada é a de direção ou liderança. Entenda que somente as empresas que têm verdadeiros líderes conseguem se destacar no mercado, pois, infelizmente, a maioria dos gestores são apenas chefes.

Em resumo, dirigir uma equipe exige habilidades que vão além da pura e simples autoridade. É preciso se portar como exemplo e facilitar o trabalho dos demais, garantindo que eles sigam motivados e se desenvolvam profissionalmente.

Controle

Por fim, a última função administrativa é a o controle. Como você sabe, é função do gestor tomar decisões, sejam elas pequenos detalhes ou grandes estratégias. São essas escolhas que ditam o destino da empresa, mas é o controle dos processos e das pessoas que garante o resultado esperado.

Explicando melhor, a função de controlar está associada ao monitoramento dos resultados e das equipes. É vital que exista esse acompanhamento, já que o mercado está em constante evolução e um empreendimento de sucesso deve se adaptar às tendências e necessidades.

Assim sendo, sempre que o controle é bem desempenhado, os funcionários se tornam mais produtivos, a empresa caminha na direção correta e oferece aos seus clientes exatamente o que eles precisam.

Alcançando o equilíbrio e se tornando um gestor de sucesso

Aplicar as quatro funções administrativas apresentadas é o primeiro passo para conquistar uma empresa próspera e lucrativa. Aliás, um gestor de sucesso é alguém que entende bem esses processos e consegue aplicá-los com exatidão em seu cotidiano.

Lembrando que esses quatro aspectos interagem entre si e devem ser aplicados em conjunto. Ou seja, durante o planejamento, é essencial definir as métricas que serão usadas para controle, designar as figuras de liderança e garantir que as suas ações sejam executadas de maneira organizada.

É verdade que comandar uma empresa exige uma grande dedicação dos gestores e empreendedores, mas é possível manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a administração do negócio. Para isso, é necessário investir na gestão do tempo.

Organizando melhor a sua agenda, você conseguirá acompanhar de perto o andamento dos processos essenciais, mas isso não é tudo. Algumas boas práticas podem contribuir ainda mais para o alcance de bons resultados, como:

  • aprender a delegar tarefas;
  • investir em treinamento e capacitação profissional;
  • aproveitar os benefícios dos recursos tecnológicos;
  • estimular a criatividade e proatividade em sua equipe,
  • descansar aos finais de semana.

Gerenciar uma empresa não precisa ser uma tarefa árdua e você não precisa cometer erros para aprender a comandar um negócio. Na verdade, o sucesso está ligado à sua capacidade de se tornar mais eficiente e agir com estratégia.

Por isso, não deixe de executar e aperfeiçoar as funções administrativas em seu cotidiano. Apesar de serem conceitos antigos, eles ainda se mostram extremamente atuais e importantes para o crescimento de um negócio.

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O que são funções administrativas?

As funções administrativas foram instituídas pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol, em meados do século 20. Elas compreendem uma série de ações que os gestores devem adotar para manter um negócio na direção certa.

Quais são as 4 funções administrativas?

As 4 funções administrativas são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Por que o planejamento é importante?

A função administrativa do planejamento é a responsável pela definição de processos para que a empresa alcance os seus objetivos e metas. Ou seja, determina o que é necessário fazer para se chegar ao patamar esperado.

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Comentarios

  1. Marcos goes

    Ótimo trabalho!
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    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteudo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

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