contratar contador

Vai contratar contador? Considere estes 7 fatores

Equipe TOTVS | RECURSOS HUMANOS | 05 outubro, 2020

Por muito tempo, a imagem do contador era associada apenas ao profissional que realizava cálculos e emitia guias de impostos a serem pagos pelo empreendimento. Contudo, o mundo mudou, o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas sabem muito bem que contratar contador é muito importante para o desenvolvimento dos negócios.

Assim, esse especialista é responsável por realizar os registros contábeis da empresa, cuida da abertura e do fechamento de negócios, trata de toda a documentação necessária, entre outras funções que são essenciais para a saúde financeira de qualquer companhia.

Pensando nisso, preparamos este post para você entender quais são os fatores a observar na hora da contratação desse tipo de profissional. Confira agora!

Dados sobre contabilidade no Brasil

O contador é um profissional muito importante para qualquer empresa, pois as suas atividades geram grandes impactos na gestão e no processo decisório empresarial. Ele é responsável por realizar trabalhos de auditoria e perícia, que são essenciais para o crescimento e o bom andamento da economia.

Em 2017, o Ministério do Trabalho divulgou dados sobre essa profissão, levantando números de profissionais com carteira assinada no país e sobre as tendências da área.

Dentro dessa pesquisa, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) indicou 349.171 contadores ativos. Além disso, o Brasil conta com 61.864 organizações contábeis, divididas entre empresários, sociedades, Microempreendedores e Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada. No ano de 2017, constatou-se que o Brasil tinha 127.639 profissionais da área com carteira assinada.

Além disso, segundo dados do SEBRAE, 72% das empresas utilizam serviços de escritórios de contabilidade, ao passo que 28% delas trabalham com contadores autônomos.

O que avaliar na hora de contratar contador?

No Brasil, as empresas estão obrigadas por lei a ter um contador. E não é apenas pelo motivo da obrigatoriedade que você deve contar com esse profissional, uma vez que ele vai facilitar bastante o dia a dia dos seus negócios. No entanto, é preciso contratar especialistas que sejam competentes e que atendam corretamente às demandas do negócio.

Veja a seguir o que considerar na hora de contratar contador ou um escritório de contabilidade.

1. Analise quais serviços são oferecidos

É preciso ter plena convicção de qual tipo de serviço a empresa necessita. Ou seja, é essencial entender o que você é capaz de realizar por conta própria e o que será prestado de auxílio externo. O contador ajuda, por exemplo, na abertura de um negócio, na realização de auditorias e consultorias, nos trabalhos fiscais/tributários e de contabilidade, entre outros.

Além disso, se você tiver alguma dúvida relacionada às necessidades do empreendimento, não é aconselhável tomar decisões por conta própria. Por isso, é importante dialogar com um profissional especializado para sanar quaisquer incertezas sobre esses assuntos.

2. Leve em conta as recomendações

Contratar um profissional que não tenha as qualificações necessárias pode ser muito prejudicial ao seu negócio. Por isso, é crucial pesquisar e levar em consideração recomendações externas. Assim, filtre as suas opções e visite sites relacionados a empresas de contabilidade, a fim de saber mais sobre as especialidades oferecidas, por exemplo.

Você também pode colocar em prática algumas questões no decorrer do processo de pesquisa, como saber se o profissional sanará todas as suas dúvidas, se ele tem experiência em seu segmento, se ele é competente para os serviços que a empresa precisa e, mais importante, se ele é licenciado.

3. Saiba quais são as especializações do contador

Você deve não só obter dados sobre os profissionais de contabilidade, como também saber qual é o ramo de atuação deles. É fundamental averiguar se eles trabalham há muito tempo no mercado e se entendem das particularidades do seu tipo de negócio.

Existem escritórios de contabilidade que atuam totalmente em um determinado nicho e se especializam apenas para aquele tipo de serviço, como o ramo da indústria, do comércio, dos bancos etc. Levar em conta esses fatores aumentará bastante as suas chances de fazer uma boa escolha na hora de contratar esse especialista.

4. Verifique se há registro no CRC do profissional

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é o órgão encarregado que trabalha no sentido de regularizar os serviços prestados pelas empresas de contabilidade e pelos contadores autônomos. Assim, nunca realize uma contratação antes de verificar se o profissional está regularmente inscrito no conselho competente.

Essa é uma maneira de garantir que os serviços concedidos pelo contador sejam pautados pela excelência e de evitar que a sua empresa passe por problemas futuros.

5. Tire as suas dúvidas em relação aos serviços oferecidos

Antes de contratar um contador, o qual terá acesso aos dados financeiros do seu negócio, é imprescindível que você sane todas as dúvidas que houver. Isso porque estabelecer uma relação de confiança é muito importante, já que isso influi totalmente no andamento da empresa.

Deste modo, se você não ficar seguro o suficiente em contar com esse profissional após um diálogo, talvez seja melhor buscar por outro que possa atender às suas necessidades.

6. Saiba se o contador/escritório disponibiliza um sistema de gestão integrado

Atualmente, alguns contadores ou escritórios utilizam sistemas integrados de contabilidade que simplificam o compartilhamento de dados, o que demonstra maior segurança no contato entre empresa e profissional.

Isso é essencial, já que a empresa não terá que separar documentos toda vez para enviar ao contador, visto que ele terá acesso a tudo isso de modo automático por meio de um sistema. Assim, é interessante utilizar a tecnologia nesse processo, pois isso vai facilitar bastante o seu dia a dia.

7. Procure por um profissional atualizado

Ter como parceiro um contador que seja atualizado significa contar com um profissional preparado para ofertar novas ideias e soluções à sua empresa. Muitos negócios acabam tendo prejuízos por depender de especialistas que não se preocupam com a própria evolução nos conhecimentos de sua área.

Ou seja, essa é uma característica fundamental, visto que o mercado está sempre passando por mudanças. Ter alguém que esteja alinhado com as alterações do seu segmento só proporcionará bons ganhos para você e a sua empresa.

Enfim, contratar um contador não é algo complicado. No entanto, é preciso considerar certos cuidados para não provocar nenhum desconforto para a saúde financeira da empresa.

E aí, o que achou deste texto? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este!

auditoria registros contábeis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *