sistema de gestao para pequenas empresas

Sistema de gestão para pequenas empresas: veja como ajuda a resolver problemas financeiros

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 19 março, 2021

Uma questão muito delicada para qualquer micro e pequena empresa é acabar passando por problemas financeiros. Isso porque, para esses negócios, um pequeno deslize pode levar ao fechamento. Em junho de 2018, o Serasa Experian registrou mais de 5 milhões de pequenos empreendimentos como inadimplentes e, segundo outro levantamento também realizado por essa base de dados, 45% dos microempreendedores entrevistados declararam ter dificuldades no controle financeiro de suas organizações.

Para lidar com os problemas financeiros na empresa e conseguir se livrar dessa fase complicada, você pode contratar um sistema de gestão para pequenas empresas, que conte com funcionalidades completas e simples para facilitar a sua rotina e da sua equipe. Selecionamos algumas dificuldades comuns das empresas que passam por esses desafios e mostramos como esta ferramenta pode ser uma grande aliada. Confira!

Gestão ineficiente de fluxo de caixa

São muitos os fatores que podem gerar problemas no seu fluxo de caixa: acúmulo de produtos em estoque que não têm saída, descontos oferecidos aos clientes sem planejamento, ou até mesmo uma queda nas vendas devido às sazonalidades. Para evitar que isso aconteça, é preciso que você acompanhe diariamente o fluxo de caixa e evite que a sua empresa não tenha recursos sequer para pagar os fornecedores.

Para resolver esse problema, o sistema de gestão do Eleve, por exemplo, conta com funcionalidades específicas para a gestão do fluxo de caixa. A ferramenta apresenta informações objetivas sobre o quanto a empresa tem a receber e a pagar

Nova call to action

Com essa solução, você poderá fazer a atualização diária de todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa, definir metas, fazer planejamentos para futuros investimentos e propor, com muito mais facilidade e rapidez, alguns planos de ação para evitar que pequenos problemas financeiros se tornem o motivo de fechamento do seu negócio.

Multas por não cumprimento de obrigações fiscais

A legislação fiscal brasileira é complexa e passa por alterações com muita frequência. Quase toda cidade tem um padrão diferente de Nota Fiscal de Serviços a ser emitida e, em São Paulo, ainda há o SAT Fiscal — Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, que faz o envio automático de cupons fiscais para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Se você não tiver atenção com todas as obrigações fiscais que devem ser cumpridas, há o risco de ter que arcar com o alto valor das multas. Por isso, contar com um sistema de gestão para pequenas empresas alinhado à legislação brasileira é fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Com o Eleve, você conta com toda a estrutura de inteligência fiscal da TOTVS para ajudá-lo a se manter em dia com o fisco.

Estoque desorganizado

Não ter o controle do seu estoque também é um dos fatores que podem afetar o financeiro da sua empresa. Afinal, como você saberá a hora certa de fazer novas compras e o quanto deve adquirir se não fizer essa gestão? O risco é ficar com diversas mercadorias paradas ou não ter produtos disponíveis quando tiver a demanda pelos seus clientes.

O Eleve Gestão apresenta a funcionalidade Estoque, que permite o controle completo dessa importante área do seu negócio. Você recebe notificações do sistema sobre saldo mínimo de produtos, acompanha os produtos mais vendidos, monta inventários com facilidade e fica de olho em seu estoque em tempo real.

Saiba mais sobre gestão de estoque no episódio do Descomplicando sobre o tema:

Falta de acompanhamento de desempenho

Se os seus relatórios financeiros estiverem incompletos ou se você e a sua equipe não têm o hábito de verificá-los diariamente, é sinal de que o desempenho da sua empresa não está sendo devidamente acompanhado. Com isso, você acaba perdendo dinheiro por não saber o momento certo de investir em produtos e nos seus funcionários, nem mesmo consegue entender se a sua empresa está indo bem ou mal no mercado.

Acompanhar os seus relatórios é muito mais simples com o Eleve Gestão: você pode ter acesso aos principais detalhes do seu negócio por meio do aplicativo Meu Eleve, disponível para smartphones e tablets na Google Play. Dessa forma, você pode saber como está o desempenho da sua empresa quando quiser — basta conectar-se com a Internet. 

Não separar as contas pessoais e as contas da empresa

Um erro muito comum dos micro e pequenos empreendedores é utilizar o dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais. Isso acaba se tornando uma grande confusão, porque você nunca saberá ao certo qual foi o lucro da empresa e, ainda, pode dar uma enorme dor de cabeça para o seu contador no momento de fazer as declarações anuais de Imposto de Renda para MEI.

Contratar um sistema de gestão para pequenas empresas é um importante passo para ajudar você a fazer essa separação. Isso porque você terá, com mais clareza, todas as informações referentes ao seu negócio em um só lugar e precisará fazer todos os lançamentos de entrada e saída. Você não vai querer registrar o pagamento de uma conta de telefone pessoal, ou aquela parcela de uma viagem, no meio das despesas da sua empresa, não é mesmo?

Sabemos que passar por problemas financeiros na empresa é uma situação muito complicada e difícil, mas é importante não se desesperar: há ferramentas que podem ajudar você a reorganizar o seu negócio e as suas contas. Se você gostou desse conteúdo e deseja conhecer mais sobre as soluções Eleve, entre em nosso site e saiba mais!

fluxo de caixa Gestão Financeira sistema de gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *