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Prestação de serviços: 6 dicas infalíveis para profissionalizar a sua

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 14 dezembro, 2020

Profissionalizar a prestação de serviços é muito importante para uma empresa que pretende crescer. As pessoas costumam confiar mais nas empresas organizadas, com processos definidos e documentos que seguem a legislação.

Algumas medidas simples, como a criação de canais de atendimento e o uso de plataformas ágeis, ajudam a criar uma boa reputação para o negócio, gerar credibilidade e conquistar mais clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as dicas a seguir!

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1. Tenha um sistema de gestão

Adquira um sistema para gerir os contratos, dados financeiros e demais informações de sua empresa. Ele ajuda você a profissionalizar a prestação de serviços e organizar os documentos da companhia.

A ferramenta contribui para você cumprir com as exigências da legislação e evitar problemas com o Fisco, oriundos de erros no pagamento de impostos. Ela também favorece o planejamento do negócio em longo prazo, auxiliando na visualização do número de vendas e estratégias que geraram mais resultado.

O sistema de gestão ainda consegue se integrar às máquinas inteligentes para pagamento com cartão, gerando um verdadeiro controle da empresa.

A mobilidade e flexibilidade é outra vantagem desse modelo de solução. Você pode atender ao cliente em qualquer lugar e usar a internet para efetivar os pagamentos, acessar os dados na nuvem e conferir os produtos disponíveis.

2. Crie uma papelaria bonita

O cartão de visita é, muitas vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a empresa. Ele ajuda a deixar essa comunicação mais profissional, pois identifica nome da instituição, endereço, site e telefone.

O documento é muito útil em reuniões de negócio, eventos e palestras. É sempre importante levar o material junto a você, para poder distribuí-lo às pessoas que estiverem no local.

Por isso, também é necessário utilizar uma papelaria bonita, com boa diagramação e impressão em gráfica. Isso ajuda a manter a qualidade do produto que será a sua “porta de entrada” para muitos negócios.

Além dele, você pode preparar um folder explicativo sobre a empresa e uma promoção de vendas ou campanha específica que esteja oferecendo no momento. Essa também é uma maneira de fazer a sua empresa ser lembrada depois.

3. Marque presença na internet

Crie uma presença ativa no mundo virtual. A tecnologia trouxe mais facilidade para as pessoas, que utilizam os sites de busca e as redes sociais para encontrar um prestador de serviço.

Portanto, você deve criar um site para a sua empresa. Ele deve conter a história do negócio, serviços realizados, clientes atendidos e canais de contato.

Dê preferência para o uso de um domínio próprio “.com.br” ou “.com”, pois isso transmite mais credibilidade.

Se você vende produtos online, também é essencial ter um certificado SSL em sua página. Ele protege os dados pessoais e bancários dos clientes, o que dá mais segurança para eles efetivarem a compra.

O site também deve ser responsivo (que se adapta ao tamanho da tela do usuário). Essa medida, junto às técnicas de SEO (Search Engine Optimization), contribui para a sua página aparecer entre as primeiras indicações das ferramentas de pesquisa.

Também é recomendável criar uma página nas redes sociais, como Facebook e Instagram, para promover os seus serviços e lançar campanhas. Essas mídias permitem a criação de publicações gratuitas e pagas para atrair a atenção do público-alvo.

Você ainda pode criar um WhatsApp para negócios. Esse formato do aplicativo é direcionado para empresas, permitindo a identificação dos dados como website, endereço e descrição do negócio. A ferramenta também disponibiliza a criação de respostas rápidas, para não deixar o cliente esperando muito tempo.

4. Ofereça um canal de comunicação

Criar ferramentas para facilitar o contato com os clientes também faz parte da estratégia para profissionalizar a prestação de serviços.

Você deve fazer um e-mail profissional, utilizando o nome da empresa. Afinal, o consumidor terá muito mais confiança em um negócio que responde perguntas com o endereço [email protected] do que [email protected].

Mais uma vez, o WhatsApp para negócios integra um papel importante como ferramenta de comunicação da companhia. Aliás, o aplicativo para troca de mensagens já é utilizado por dois bilhões de pessoas no mundo. Esse dado, por si só, já mostra a sua relevância, não é mesmo?

5. Aceite diversos meios de pagamento

Outra medida que ajuda você a profissionalizar a prestação de serviços é a disponibilização de diferentes meios de pagamento.

Em vez de aceitar apenas débito em conta ou dinheiro, você pode usar sistemas como paypal, boletos bancários e cartões de crédito.

Essa prática cria mais oportunidades para o cliente escolher a melhor opção para ele, gerando um aumento nas vendas. Isso também transmite mais credibilidade para o negócio e segurança para o consumidor, pois ele faz um registro oficial sobre a aquisição.

Para tanto, você pode utilizar um sistema integrado com pagamentos. Ele facilita o acompanhamento das informações, gera mais oportunidades de ganhos e integra os valores pagos à nota fiscal.

6. Organize o seu ambiente de trabalho

Procure organizar o seu espaço de atividade para evitar distrações e perda de tempo. Se você trabalha em casa, separe um ambiente para instalar o seu escritório.

Use mesa e cadeiras adequadas para a sua função, a fim de gerar mais conforto e garantir a sua produtividade. Deixe o local sempre pronto para o caso de você precisar realizar reuniões, mesmo que online.

Livre-se do excesso de papel, organize as gavetas e tenha um cesto de lixo por perto para sempre deixar o ambiente limpo. Evite o armazenamento de documentos impressos, pois hoje já existem recursos para arquivar as notas fiscais na nuvem. Assim, você pode visualizar os documentos de qualquer lugar com acesso à internet e evita o acúmulo de pastas em suas prateleiras.

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Ao seguir as nossas dicas, você conseguirá profissionalizar a prestação de serviços e aumentar o faturamento mensal da sua empresa, sempre com o foco no atendimento de qualidade ao cliente.

Quer dar o próximo passo para aperfeiçoar a gestão do seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e conheça o sistema feito para você!

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