o que é automação de marketing

O que é automação de marketing: Conceito, benefícios e ferramentas

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 04 outubro, 2021

Por meio da automação de marketing, é possível que empresas de todos os portes e segmentos simplifiquem processos e enriqueçam sua estratégia, trazendo melhores resultados e expandindo o alcance da marca.

Hoje, é quase impensável desenhar uma estratégia de crescimento sem pensar em tecnologias e ferramentas de automação de marketing.

De acordo com uma pesquisa da Industry Dive de 2019, cerca de 75% já utilizavam pelo menos uma ferramenta de automação para tornar seu marketing mais eficiente.

Afinal, é verdade que boa parte de seu público — senão todo — está na Internet.

Esse é campo fértil para que sua empresa possa atraí-lo para o seu negócio, engajá-lo e convertê-lo, explorando aspectos super detalhados do seu perfil de consumo, como comportamentos e mesmo tendências.

Tamanho nível de profundidade, porém, só é atingido com uso inteligente de automação de marketing.

E na sua empresa, como essa tecnologia é aplicada? Se possui curiosidade sobre o assunto, então siga conosco, pois preparamos um conteúdo completo sobre automação de marketing. Vamos lá?

O que é automação de marketing?

o que é automação de marketingAutomação de marketing é o uso de tecnologia e softwares inteligentes para realizar o processamento de ações e operações da estratégia de comunicação da uma empresa.

Com a automação de marketing, as empresas podem criar estratégias com objetivos escaláveis, visto que a tecnologia fica por conta da carga “operacional” por trás das campanhas.

Isto é, tudo desde a coleta de dados até a comunicação e nutrição dos leads.

Isso quer dizer que a automação de marketing não depende apenas de um software, mas de vários. Afinal, cada empresa possui suas necessidades.

É por essa razão que todo tipo de negócio pode embarcar na automação de seus processos de comunicação:

Com um CRM para pequenas empresas, já é possível gerenciar todo relacionamento com os clientes, aprimorando suas estratégias com base na leitura de dados aprofundados.

Tamanha facilidade e acessibilidade atrai os olhos de mais negócios a cada dia.

De acordo com dados da Invespcro, 63% das empresas pretendem maximizar seu orçamento para automação de marketing ainda esse ano.

Quais os benefícios da automação de marketing?

 

Já não é novidade dizer que adotar a automação de marketing traz múltiplos benefícios aos negócios. De forma geral, é uma inovação que contribui na eficiência das suas estratégias de comunicação.

Porém, de forma exata, o que é possível esperar da automação de marketing em seu empreendimento?

Para te ajudar a compreender a questão, detalhamos alguns benefícios específicos. Confira!

Escalabilidade para o negócio

A automação de marketing atua como um vetor de escalabilidade para sua estratégia.

Ao potencializar suas ações com apoio da tecnologia, você faz mais com menos — e economizando de forma considerável.

Para você ter noção, conforme dados da Venturebeat, 80% dos usuários que utilizam a automação de marketing viram seu número de leads aumentar e 77% viram o número de conversões aumentar.

Esse é um dado relevante, que mostra como mesmo as mais ousadas metas podem ser atingidas com uma boa gestão e com as ferramentas de automação certas.

Mais eficiência no funil

Lembra que falamos de “fazer mais com menos”? Eficiência é praticamente isso, mas com o adicional de fazer certo!

Com a automação de marketing, sua empresa tem o potencial de tornar seu funil de vendas mais eficiente.

Isso quer dizer que poderá atrair, nutrir, engajar, se relacionar e converter mais leads.

Tudo em menos tempo que o convencional e seguindo a padronização que seu time definir — com base em dados aprofundados e constantemente atualizados.

Mais produtividade para a equipe

Além do fato de 77% dos donos de negócios observarem um aumento nas conversões, a produtividade do time de vendas pode crescer quase 15% apenas ao adotar ferramentas e automação de marketing.

Esses são dados da Sales Fusion.

Isso acontece pois você centraliza todos os seus leads em uma base completa e segmentada, que simplifica a tomada de decisão e permite que você crie fluxos automatizados e replicados de comunicação.

É o caso dos fluxos de e-mails, que servem como excelente tática para se relacionar com os leads e fidelizar clientes antigos.

Comunicação personalizada

Com a automação de marketing, é possível personalizar seus conteúdos e campanhas, de modo a atingir o lead onde você tem mais chances de triunfar.

Hoje, há ferramentas completas no mercado, que oferecem recursos de IA e Machine Learning, capazes de recolher, aprender e tomar decisões baseadas em experiências e regras predefinidas.

É o caso de chatbots e ferramentas de atendimento via WhatsApp, por exemplo!

Menos chances de falhas

Aliás, quando falamos em automação de marketing, falamos essencialmente de tecnologia ocupando-se de um trabalho que, até então, eram humanos que faziam.

Isso quer dizer que, além do potencial de escalabilidade por meio da replicação da força de trabalho, sua empresa tem menos chances de falhas.

Com envios programados de e-mails ou lembretes, você tem a certeza de atingir todos os leads com a comunicação certa na hora mais adequada.

Com uma boa infraestrutura de rede, bem como ferramentas capacitadas para aprimorar a gestão do negócio, é possível tornar sua operação a mais eficiente possível.

Redução do CAC

Uma das métricas mais relevantes para indicar o sucesso de uma estratégia de marketing, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diz respeito ao seu investimento total para adquirir um cliente.

E obviamente, uma grande missão dos setores de marketing é reduzir essa cifra.

Com a automação de marketing, isso é possível, visto que você tem todo potencial da tecnologia trabalhando ao seu favor.

Isso quer dizer que suas campanhas, e-mails e conteúdos atingem mais usuários ao mesmo tempo, otimizando seu alcance.

Falamos de menos custos com publicidade, com comissões de vendedores e de salário para seu time de Inside Sales.

Ciclos de vendas menores

Quando o assunto é o funil de vendas, gestores de micro e pequenos negócios costumam ficar apreensivos.

Otimizar o ciclo de vendas é uma necessidade, especialmente em uma realidade em que é necessário crescer cada vez mais rápido.

Com a automação de marketing, você conta com o apoio da tecnologia para expandir seu leque de ações na gestão do funil de vendas.

Desse modo, são suas próprias ferramentas — com regras predefinidas — que fazem o trabalho, deixando nas suas mãos apenas os leads qualificados para agir em cima.
Nova call to action

Como implementar a automação de marketing do zero?

A implementação da automação de marketing do zero pode ser um pouco trabalhosa — como qualquer processo que tenha grandes pretensões — mas pode trazer diversos benefícios,

Primeiro, lembre-se: o uso de tecnologia é essencial. E não falamos apenas de uma ferramenta de automatização, como um CRM, mas um sistema de gestão que centralize todos os dados do seu negócio!

Porém, vamos do começo? Separamos alguns passos para você seguir, confira:

  • Faça um planejamento do que precisa ser automatizado;
  • Analise e qualifique sua base de contatos;
  • Revise sua persona para entender preferências e comportamentos;
  • Produza conteúdos qualificados em blog, redes sociais, e-mails etc.;
  • Assine uma ferramenta de automação.

O que é automação de marketing: Principais ferramentas

E agora, quais ferramentas de automação de marketing você pode utilizar em seu negócio? Separamos 3 das principais do mercado brasileiro — que podem ser utilizadas por micro, pequenos e grandes negócios!

RD Station

O RD Station é o principal software de automação de marketing do Brasil. Por isso, é totalmente em português, com múltiplos recursos (inclusive com constantes atualizações) e suporte brasileiro.

Com o RD Station, você segmenta sua base de leads, divide por lead scoring, monitora seu histórico, cria landing pages, cria e-mails e fluxos com possibilidade de automação, entre outras funcionalidades.

HubSpot

O HubSpot é uma das principais ferramentas de automação de marketing do mundo. E é bastante utilizado no Brasil.

Com o HubSpot, você pode integrar seu CRM e aproveitar dos mesmos recursos que descrevemos anteriormente.

O HubSpot é uma ferramenta completa, mas seu preço é um tantinho mais salgado: os planos começam em US$ 25 por mês.

Mailchimp

O MailChimp é uma ferramenta de automação de e-mails. É super prático, bem popular (especialmente por conta de seu plano gratuito) e super útil.

Você pode centralizar sua base de leads dentro do MailChimp, utilizando inclusive funções de CRM, bem como personalizar e automatizar toda comunicação via e-mail.

Quem pode usar a automação de marketing?

Qualquer empresa, seja micro, pequena ou média, pode utilizar a automação de marketing para conquistar melhores resultados com sua estratégia de comunicação.

Hoje, no mercado, há múltiplas ferramentas com preços acessíveis e mesmo planos gratuitos que seu negócio pode aproveitar. Alguns dos exemplos você conferiu acima!

Para que serve a automação de marketing?

A automação de marketing é uma inovação no campo da comunicação corporativa, que serve para tornar as estratégias mais eficientes, expandir o alcance da marca e otimizar seus resultados.

Ele permite que a empresa conduza seu setor de marketing, seu planejamento e objetivos totalmente data-driven.

Com isso, potencializa a competitividade do negócio e aproxima a empresa de seu público-alvo, a partir de recursos automatizados que eliminam a necessidade do trabalho operacional humano, que pode focar-se em criar soluções para o negócio!

Qual o melhor curso de automação de marketing?

Hoje, você encontra cursos básicos e avançados de automação de marketing em várias instituições. Que tal conhecer algumas?

  • Aprofundamento em E-mail Marketing e Inovação da RD University;
  • Vários cursos relacionados ao tema da Udemy.

Além disso, com uma rápida busca no YouTube, você encontra várias videoaulas gratuitas e até mesmo séries de cursos inteiros dedicados ao assunto, explorando diferentes aspectos e ferramentas. Que tal conferir?

E o Eleve Gestão, como ajuda seu negócio?

Enquanto você se dedica ao marketing, nós cuidamos da sua gestão!

É isso o que o Eleve Gestão te oferece: o melhor sistema para controle administrativo e financeiro de micro e pequenas empresas.

São várias funcionalidades, além de planos acessíveis e total flexibilidade — você pode acessar o Eleve Gestão no seu escritório via desktop, em um viagem de trabalho via smartphone ou mesmo via tablet.

Que tal conferir todos os benefícios de uma gestão verdadeiramente automatizada? Conheça o Eleve Gestão!
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Conclusão

E então, gostou de aprender mais sobre automação de marketing? Esse é um assunto essencial e indispensável para empresas que buscam crescer e se tornar mais competitivas!

Neste conteúdo, abordamos o tema de maneira aprofundada, te explicando mais sobre o conceito, seus vários benefícios, como implementar e quais as melhores ferramentas para adotar em seu negócio!

Além disso, te contamos um pouco sobre o potencial de aliar a automação de marketing com uma gestão totalmente automatizada — com um sistema completo, como o Eleve Gestão!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo!

E agora, que tal ler e aprender ainda mais? Siga de olho aqui no blog da Eleve!

Já aproveite para conferir o artigo que preparamos sobre pedido de venda.

Outro conteúdo que pode te interessar é o nosso guia super completo sobre vendas online!

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