Marketing para restaurante: 9 dicas para ter excelentes resultados

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 14 maio, 2021

Concorrência forte, evolução constante e alto nível de competitividade: à princípio, investir em marketing para restaurante parece um enorme desafio.

E realmente é, especialmente se você não souber como elaborar uma estratégia eficaz.

Veja bem: o cenário de negócios de alimentação, como restaurantes, foi radicalmente transformado com a tecnologia digital.

Os donos de restaurantes não dependem mais do boca a boca tradicional para divulgar seus estabelecimentos.

Ao contrário, é preciso contar com uma gama muito maior de fatores de divulgação, especialmente voltados para o ambiente digital.

No entanto, essa não é uma prática muito comum — visto que muitos restaurantes ainda lutam para desenvolver suas estratégias.

Porém, temos uma notícia boa: há sim um caminho para o sucesso.

Desenvolver um plano de marketing para restaurante é possível para qualquer empresa, independente do tamanho e dos recursos.

O essencial é seguir alguns passos, como os que vamos te apresentar, e contar com as ferramentas de gestão certas.

Quer aprender mais? Então continue a leitura deste guia simplificado sobre marketing para restaurante!

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O que é marketing para restaurante?

Marketing de restaurante é o ato de apresentar o conceito e oferecer os serviços do seu estabelecimento de alimentação para o público em geral.

Trata-se de uma estratégia essencial, que vai ajudar a criar a marca do seu restaurante.

Mas vamos explorar um pouco mais o conceito:

A última parte, o “restaurante“, você já conhece: um negócio que oferece um serviço baseado na alimentação.

Possui diferentes estilos, segue variadas escolas de culinária e pratica preços que também variam.

Agora, o “marketing“.

É o conjunto de estratégias, metodologias e práticas que ditam como sua empresa se relaciona com a base de clientes.

Não há uma maneira única de realizar o marketing, mas diferentes ações aplicadas em vários canais para alcançar seu público.

Qual é a importância de elaborar estratégias de marketing para restaurante?

marketing para restauranteO marketing para restaurante tem tudo a ver com o ato de conectar-se com seus clientes onde quer que eles estejam, promovendo relacionamentos sólidos.

Como proprietário ou gestor de um negócio do setor, você sabe o poder que a hospitalidade tem.

É algo que transforma o atendimento e acolhe os clientes, formando a sua visão sobre o seu estabelecimento.

O marketing do restaurante permite que você mostre hospitalidade ao público — mesmo quando ele não está dentro do seu estabelecimento.

Ou seja, o marketing permite que você mostre os valores e os princípios do seu negócio, bem como a qualidade exigida.

No entanto, é claro, não podemos nos abster de falar sobre os benefícios práticos do marketing para restaurantes.

Em geral, o marketing contribui para:

  • Aumento da receita do negócio
  • Maior suporte à retenção de clientes
  • Aumento no Lifetime Value (LTV) do cliente
  • Potencialização do reconhecimento de marca
  • Atração de novos clientes para o seu estabelecimento
  • Aumento do tráfego on-line para as páginas do restaurante
  • Criação de novas oportunidades com distribuidores e fornecedores
  • Construção de conexões com negócios próximos da sua rede local
  • Atração de novos clientes para seu delivery — bem como de clientes que já visitaram o estabelecimento

Marketing para restaurante na pandemia 

A pandemia de Covid-19, que se iniciou no fim de 2019 e se alastrou pelo mundo em 2020, deixou sequelas bem graves em todo o mercado.

Com o setor de restaurantes não seria diferente.

As imposições e restrições de isolamento social ocasionaram uma série de prejuízos aos estabelecimentos físicos.

Muitos precisaram se adaptar rapidamente e montar um delivery. Já para outros, foi uma questão de expandir essa parte do negócio.

Independente do cenário, o marketing para restaurante se tornou ainda mais crucial para a estabilidade do negócio.

Em tempos como os de pandemia, os restaurantes passaram a depender dos aplicativos de delivery e de criar promoções e ofertas adaptadas para a nova realidade.

No caso dos aplicativos, podem ser uma boa saída para suprir a queda de receita proveniente da pandemia.

Um dos grandes players do mercado, por exemplo, já afirmou que o número de pedidos cresceu 30% desde o início das restrições.

Sendo assim, trabalhar com as redes sociais, criar conteúdos e disseminar anúncios certeiros se tornou o verdadeiro desafio.

Marketing para Restaurante: 9 dicas para ter excelentes resultados

O marketing para restaurante se tornou muito mais complexo nos últimos anos.

Cada vez mais, as pessoas buscam opções que lhes tragam algo mais do que apenas uma comida para encher o estômago.

E o mercado contribui com isso, lhes oferecendo várias alternativas de restaurantes, com diferentes e atrativos cardápios.

Para ajudar seu restaurante a se destacar, trouxemos 9 dicas de estratégias e táticas incríveis para melhorar seu marketing! Confira as ideias:

1. Criar um plano de marketing

O primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia começa com o planejamento. No caso do marketing para restaurante, não seria diferente!

Elabore um planejamento, definindo os objetivos do seu negócio (tanto em relação aos indicadores, como também em fatores práticos, como faturamento).

Nesse ponto, é essencial listar algumas atividades que vão compor o marketing do negócio. Se você quer fazer sucesso nos dias atuais, o lado digital deve ser uma das prioridades.

Agora, o que listar nesse planejamento? Vamos explorar alguns tópicos abaixo, siga na leitura!

2. Analisar o mercado 

Outro passo importante e bastante relacionado ao planejamento é uma pesquisa de mercado. Não se engane: é necessário conhecer o nicho que você atua, tanto em uma perspectiva regional como nacional.

Por isso, busque entender a concorrência e suas próprias ações de marketing. 

Busque pelos erros e acertos e incorpore essas informações em seu próprio planejamento!

Uma dica é procurar pelos seus principais concorrentes no Google. Não os achou? 

Está aí um bom indício: você pode investir em SEO local e se destacar nos resultados de pesquisa de usuários regionais, aparecendo no topo de suas buscas!

Falando em usuários, não se esqueça que essa análise também deve incluir seu cliente em potencial.

Afinal de contas, você sabe qual a sua buyer persona — o cliente ideal?

3. Investir no marketing de relacionamento 

Ao investir no marketing para restaurante, o ideal é sempre mirar a fidelização do cliente.

Afinal, com tantas opções no mercado, é preciso garantir a recorrência (e aumento) da receita.

O marketing de relacionamento pode ser a melhor estratégia: um conjunto de ações que proporcionem uma melhor experiência ao cliente, do primeiro contato com o restaurante até o pós-venda.

O objetivo é buscar construir uma relação sólida com o cliente já no atendimento, de modo que sua avaliação seja positiva e influencie sua opinião sobre seu restaurante.

4. Explorar as redes sociais 

As estratégias de marketing nas redes sociais são uma força inegável no mundo atual.

A era dos panfletos e cardápios entregues nas portas ou caixas de correspondência simplesmente acabou.

É por isso que é preciso explorar o potencial das redes sociais, potencializando sua presença em redes como Instagram, TikTok e outras que sejam aderentes à sua persona.

Além de conteúdos, como fotos e vídeos — bem feitos e que abram o apetite — dos seus pratos, procure trabalhar ofertas especiais nas redes, como cupons exclusivos.

5. Produzir cardápio digital

O cardápio digital possibilita que os clientes façam pedidos de compra on-line, com toda comodidade de tecnologias como o QR Code.

Funciona como uma versão digital do seu cardápio, o que facilita a disseminação dos seus produtos para clientes fora dos aplicativos convencionais.

6. Utilizar a geolocalização 

Para a maioria dos restaurantes, o investimento em marketing é suficiente para promover uma casa cheia.

Afinal, boa parte das pessoas procura bons restaurantes perto de casa.

Assim, ao investir em marketing de geolocalização, você pode promover anúncios segmentados por áreas específicas.

Assim, apenas usuários em cidades predefinidas ou dentro de um raio específico podem visualizar seus anúncios.

Isso reduz custos, como com cliques irrelevantes, de usuários muito longe do seu restaurante para se interessarem em fazer uma visita ou pedir via delivery.

7. Investir em cupons de desconto

Você mesmo deve utilizar cupons de desconto para aproveitar condições especiais, certo?

No caso do marketing para restaurante, eles são uma ótima forma de maximizar receitas e fidelizar clientes.

Os cupons também são ótimas ferramentas para melhorar a taxa de retorno.

8. Fazer  delivery 

Após a pandemia, algo ficou claro no mundo dos estabelecimentos de alimentação: o delivery é um braço essencial para o negócio.

Por isso, aproveite as tecnologias e sistemas facilitadores e estruture o seu delivery, aumentando o alcance e alavancando a receita do seu restaurante!

9. Usar tecnologia 

Não se esqueça do papel essencial da tecnologia na modernização do seu negócio. 

Um sistema de gestão permite que você automatize e controle praticamente toda administração do restaurante.

No caso, a tecnologia pode centralizar as formas de pagamento e automatizar o envio de NFs à contabilidade. Ou seja, uma baita ajuda operacional, certo?

Assim, você pode focar na implementação da estratégia de marketing, trabalhando também para melhorar a qualidade produtiva.

Eleve Vendas 

Você sabe como o Eleve Vendas pode ajudar seu negócio, quando o assunto é marketing para restaurante?

A gente explica:

Trata-se do melhor PDV para a sua empresa, pensado para o seu tipo de negócio. 

Com ele, você automatiza uma série de tarefas de gestão, ficando em dia com todas as obrigações fiscais. Assim, sobra tempo para focar no crescimento do restaurante.

Faz parte do nicho de alimentação? Não se preocupe, pois o sistema conta com funcionalidades exclusivas, como:

  • Delivery
  • Cardápio digital
  • Ficha de clientes
  • Comanda on-line
  • Controle de mesas
  • Controle de estoque
  • Customização de pedidos
  • Plataforma de gestão de entregas
  • Integração com aplicativos de delivery
  • Inventário de produtos com código de barras

E muito mais para atender seu bar, restaurante, food truck, mini mercado, açougues, docerias, cafeterias, lanchonetes e hamburguerias — além do delivery!

Conheça o Eleve Vendas!

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Conclusão

E aí, conseguiu entender tudo sobre marketing para restaurante?

Claro que a discussão sobre o tema vai bem longe, mas nosso intuito com esse conteúdo era introduzi-lo a você, bem como apresentar algumas dicas essenciais.

Triunfar no segmento da alimentação é complexo, especialmente por conta da evolução e diversificação desse mercado.

Por isso, apostar no potencial do marketing é necessário para construir uma marca confiável e continuar operando na estabilidade — e, de preferência, no azul, certo?

Agora que você aprendeu sobre marketing para restaurante, que tal entender ainda mais sobre gestão de negócios, especialmente para esse nicho de mercado?

É só continuar lendo os conteúdos aqui do Blog Eleve!

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