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Marketing digital para pequenas empresas: Entenda a importância

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 09 junho, 2021

Nos últimos anos, o marketing digital para pequenas empresas se consolidou como uma estratégia fundamental, tanto para quem está abrindo um negócio quanto para aqueles que já estão há mais tempo no mercado.

E você sabe: em negócios em que o boca a boca é uma ferramenta importante para adquirir novos clientes, investir na web pode ser um diferencial para se destacar no meio. 

Afinal, as pessoas passam mais de 100 dias por ano conectadas.

Segundo o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela We Are Social e pela Hootsuite, a média global de tempo de uso da internet é de 6 horas e 43 minutos por dia.

E tem mais!

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam.

Por meio de blogs, redes sociais, e-mail e outros canais digitais, é possível mapear e descobrir o perfil do seu cliente ideal, fortalecer a sua marca, ganhar autoridade no mercado e, principalmente, crescer. 

Isso tanto amplia o leque de possibilidades para os pequenos negócios, como torna a missão mais complexa. Afinal, você sabe como desenhar a melhor estratégia de marketing digital para pequenas empresas?

Neste post, te explicaremos os principais tópicos a considerar, bem como qual é a importância do marketing digital para pequenas empresas. Acompanhe e boa leitura!

Nova call to action

Mercado de marketing digital

Estar conectado é parte fundamental para o desenvolvimento do seu negócio — e algo considerado padrão hoje em dia, no mundo em que o marketing digital para pequenas empresas é tão consolidado.

O que antes era visto por muitos como uma vaidade, hoje se mostra importante para o seu crescimento.

Dados divulgados pela HubSpot apontaram que 90% dos usuários utilizam a internet para investigar e comparar preços de produtos e serviços.

Mas e para os pequenos negócios, o que isso quer dizer? Bom, várias coisas!

Por exemplo:

As pesquisas locais saltaram de 15%, em 2016, para 39%, em 2019. Ou seja, cada vez mais, as pessoas buscam por negócios que estão fisicamente próximos a elas.

Além disso, 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa enquanto realizavam buscas pela internet.

Este está se tornando o caminho mais prático para quem procura produtos, serviços e marcas.

Para você ter noção, cerca de 74% dos consumidores consulta as redes sociais para basear suas decisões de compras, de acordo com dados da Digital Marketing Magazine.

Mas, para obter os bons resultados, é preciso ter paciência, estratégia e um bom conteúdo para oferecer.

Por isso, temos algumas ações que são fundamentais para a gente seguir.

Qual a importância do marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital para pequenas empresas é um importante componente para o seu sucesso. De fato, é um ingrediente indispensável na estratégia de qualquer organização hoje em dia.

Porém, para as pequenas empresas, o desafio costuma ser ainda maior.

Afinal, são negócios que não possuem os mesmos recursos do que as empresas de maior escala.

Em muitos casos — como talvez o seu, leitor —, o empreendedor é tanto o fundador da empresa como o responsável pelo marketing.

É a realidade de 47% dos donos de pequenas empresas, de acordo com estatísticas de um estudo da Lead Page.

Apesar de parecer complicado, porém, é perfeitamente possível desenhar uma estratégia eficaz e precisa, que contribua com seus objetivos e direcione a empresa para o seu crescimento.

Veja bem: muitos players à frente de pequenos negócios consideram que apenas a publicidade off-line é eficaz como investimento em comunicação.

Porém, isso não é exatamente um fato.

As empresas, por menores que sejam, devem abraçar o digital para maximizar suas vendas e fazer sua presença ser notada no ambiente virtual.

É uma forma de aproveitar o imenso potencial das ferramentas digitais e redes sociais para atingir um público que você nem sabia que existia.

No entanto, vale ressaltar: o marketing digital é muito fluido, dinâmico e está em constante mudança.

Um dia uma tática funcionará perfeitamente e depois pode não apresentar os mesmos resultados.

Por isso, flexibilidade e resiliência são condições obrigatórias para que sua empresa seja bem-sucedida.

Técnicas de marketing digital para pequenas empresas?

Na hora de implementar o marketing digital para pequenas empresas, os sonhos costumam ser bem grandes e ambiciosos, certo?

Porém, é necessário cautela e, principalmente, conhecimento sobre os intrincados caminhos do mundo digital.

Por isso, antes de começar a escrever blogposts ou anunciar em uma rede social, que tal conferir quais são as principais técnicas de marketing digital para pequenas empresas? 

Confira a lista que preparamos para você!

Marketing de conteúdo

Como o próprio nome deixa a entender, essa ação visa a trabalhar em conteúdos relevantes para você ficar bem posicionado nos sites de buscas e engajar o seu público.

A melhor estratégia é relacionada à entrega de conteúdos valiosos e relevantes, com informações que sanem as dores da sua persona e que possam, aos poucos, atraí-los até se tornarem clientes em potencial.

De forma geral, devemos basear o nosso conteúdo praticamente nas personas, nas palavras-chave e na etapa do funil.

Persona

Para saber qual é a melhor forma de abordar o seu público, temos que conhecer quem ele é.

Para isso, é importante fazer pesquisas para desenvolver uma pessoa semi-fictícia que vai guiar a forma com que o seu conteúdo vai ser escrito.

Esse perfil é chamado de “persona”.

Nele, você descreverá tudo sobre o seu cliente ideal: quem é, como vive, quais suas necessidades, suas expectativas, os canais de conteúdo que consome, como sua empresa pode sanar suas dores etc.

Palavra-chave

Outro ponto essencial na hora de pensar em um bom conteúdo é saber qual é a palavra-chave ideal para que o seu texto apareça entre os primeiros no Google. 

Todo conteúdo que for desenvolvido tem que ser construído baseado neste termo.

Funil de vendas

É crucial a gente entender que toda estratégia para atrair um futuro cliente passa pelo funil de vendas, que é divido em três partes, que contemplam a jornada do cliente no seu negócio. São elas:

  • Topo: usada para ensinar e mostrar algum problema para o usuário
  • Meio: quando o usuário já sabe o que tem de errado e busca soluções
  • Fundo: o leitor já sabe o que quer e você mostra que é a melhor opção para ele

Faça conteúdos que incluam vídeos, guias, FAQs, infográficos e cases de sucesso.

Automação de marketing

Todo o processo de marketing digital precisa de uma automação para melhorar os resultados. E a melhor maneira é usando sistemas próprios para esta finalidade.

O marketing digital atua em várias vertentes, não só na elaboração do conteúdo, mas também na captação e conversão de leads em clientes, nas estratégias de engajamento etc.

Quanto mais o seu negócio cresce, mais prático e ágil você precisa ser.

Graças a esses sistemas de automação, é possível agendar as postagens, fazer ações de e-mail marketing e saber os resultados de toda a campanha e/ou estratégia, gerando melhores oportunidades de negócios.

Redes sociais

Ter uma rede social ativa é fundamental para uma boa estratégia de marketing. 

Para entender a importância do social media nos seus negócios, veja alguns dados do relatório produzido pela consultoria estadunidense de negócios Visual Capitalist, referente ao ano de 2020, com os números registrados pela internet em apenas um minuto:

  • 41,6 milhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp
  • Gasta-se cerca de US$ 1 milhão de dólares em e-commerces
  • A Amazon envia mais de 6,600 pacotes para seus consumidores
  • Cerca de US$ 3,805 é gasto apenas em aplicativos de jogos mobile

Então, baseado nesses dados, tenha sempre um plano de marketing de mídia social e publique conteúdos de qualidade, baseados no público de cada rede social em que você estiver presente.

Nunca deixe as suas páginas desatualizadas e ultrapassadas. Para continuar no topo, tenha um calendário editorial e o siga à risca.

Mas lembre-se: o que passamos aqui é apenas o básico para entender como começamos a pensar em um bom marketing digital.

É muito importante que você procure cursos. Algumas opções são gratuitas e online, sendo feitas por empresas especializadas nesse tipo de produção.

SEO 

Essa é uma parte crítica para o sucesso do marketing digital para pequenas empresas.

O SEO quer dizer Search Engine Optimization. Ou seja, otimização para os mecanismos de busca!

É um tipo de estratégia que visa alinhar seu site, blog e redes sociais, bem como marketplace, às boas práticas dos mecanismos de busca.

Assim, ao utilizar estratégias como uso de palavras-chave relevantes para sua persona, construção de link building interno e externo e otimização de conteúdo, é possível subir nos resultados dos sites de busca.

Desse modo, aos poucos, sua empresa pode ter uma classificação maior e aparecer cada vez mais no topo de mecanismos de busca, como Google, Bing e, hoje em dia, até mesmo nos resultados de busca via voz, como as feitas com a Siri no iPhone ou com a Alexa.

Link building

Como abordamos acima, o link building é uma estratégia que capacita sua empresa a construir uma rede de links para páginas específicas dentro do seu site ou blog.

Desse modo, quanto mais amplo for a construção dessa rede, mais relevante suas páginas se tornam sob os olhos (e algoritmos) de mecanismos de busca.

O link building possui diferentes concepções, que incluem tanto links internos (que você mesmo adiciona em seus próprios conteúdos), como externos (os backlinks, conquistados em sites de terceiros, que mencionam seu post e inserem o link).

E-mail marketing

Você sabia que o e-mail é uma importante ferramenta de conversão em uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas?

Na verdade, dados de um estudo da Clutch.co comprovam que o e-mail é a ferramenta mais utilizada por pequenos negócios (54%).

Agora, sabe o que é melhor? Esse outro dado da Mediapost, que identificou que o ROI (Retorno sobre Investimento) do e-mail marketing pode chegar a até 122%.

Essencialmente, o e-mail marketing promove produtos e conteúdos diretamente para a persona.

Ou seja, em seu inbox — seja do e-mail corporativo, como do pessoal.

Seu envio depende de uma lista de leads que devem ser captados por estratégias em seu site ou blog, como ofertas de conteúdos ricos ou mesmo promoções.

Nova call to action

Quais são as vantagens do marketing para pequenas empresas? 

Ainda em dúvida sobre o investimento em marketing digital para pequenas empresas? A gente pode ajudar a saná-la.

Como? Bom, apresentando algumas vantagens inerentes a esse tipo de estratégia de comunicação que pode revolucionar os resultados da sua empresa.

Permite mensuração 

Tudo que é digital, é mensurável.

O que melhor para uma estratégia de crescimento e melhoria contínua do que um conjunto de ferramentas que meça sua evolução ou seus erros, com enorme precisão?

Desse modo, você pode entender com profundidade quais os resultados de cada ação, entendendo por exemplo o tráfego, a taxa de conversão, o custo de aquisição e o ROI de suas campanhas!

Melhor custo-benefício  

Sabe do melhor?

O marketing digital é uma opção com enorme custo-benefício para pequenas empresas!

Por exemplo, ao investir em marketing de conteúdo, você alimenta um blog que pode trazer tráfego e conversões crescentes com o tempo, mesmo sem investir em anúncios.

Além disso, o marketing digital é um campo fértil para inovação. Por isso, ideias inteligentes bem executadas sempre trazem bons resultados.

Maior alcance

O marketing digital possui maior potencial de alcance ao público que qualquer outra ferramenta de comunicação off-line, por um preço muito menor!

Por exemplo, se um conteúdo do seu blog viraliza, você pode trazer números incríveis de tráfego para o seu site.

É muito mais gente, em pouco tempo, conhecendo sua marca, seus produtos ou serviços e sua expertise.

Fortalece a marca  

Por fim, o marketing digital oferece um terreno fértil para que a empresa cresça e se consolide, não apenas conquistando clientes, mas fortalecendo sua marca e sua presença no mercado.

Como trabalhar com marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital depende da consolidação de uma estratégia eficaz e um plano de ação condizente com sua persona.

A partir disso, a chave é colocar sua empresa e sua mensagem na frente de seus clientes, nos canais que eles já frequentam.

Assim, é possível conectar-se a eles com mais eficiência.

E na prática, como isso funciona? Explicamos:

  • Uso de mídia paga para obter mais tráfego
  • Envio de e-mails informacionais, educacionais ou promocionais
  • Publicações nas redes sociais para engajamento em um nível mais pessoal
  • Otimização de conteúdo para que ele possa ser facilmente encontrado na Internet
  • Criação de conteúdo significativo que informe, resolva seus problemas ou atualize algum conceito para suas personas

Desse modo, com tudo isso interligado, é possível construir uma máquina de resultados que maximize seu tráfego, o engajamento com clientes, o alcance da marca e especialmente a sua receita.

Marketing digital para pequenas empresas: Dúvidas frequentes

marketing digital para pequenas empresasAntes de finalizar esse guia completo, vale a pena repassar algumas dúvidas frequentes de leitores aqui do blog. Vamos lá?

Por que aplicar o marketing em micro e pequenas empresas é considerado um desafio?

O desafio em aplicar o marketing digital para pequenas empresas está relacionado justamente a conquistar o sucesso e ampliar o alcance da sua marca.

A solução é apostar em estratégias consolidadas, com um toque de inovação que personaliza cada entrega relacionada ao seu ambiente digital.

Além disso, a leitura de dados e indicadores é fundamental para melhorar seu planejamento, encontrando oportunidades de melhorias.

Quais são as estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

Existem várias estratégias de marketing digital para pequenas empresas utilizarem em seu negócio. Quer saber as principais? Confira:

  • SEO
  • Link building
  • E-mail marketing
  • Marketing de conteúdo

Logo acima, neste mesmo conteúdo, você confere uma explicação aprofundada de cada uma dessas estratégias.

Se ainda não leu, que tal separar alguns minutinhos para conferir?

Normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Apesar de o marketing digital ser aconselhado para todas as áreas, o setor de contábeis conta com algumas restrições que estão registradas no Código de Ética Profissional do Contador.

Por isso, se você é contador, é preciso ficar atento a algumas questões:

  • não é permitido anunciar qualquer conteúdo que resulte na diminuição do colega ou da classe
  • promoções ou vantagens na hora de oferecer um serviço são consideradas práticas desleais
  • evite frases ou indicações de que você é melhor ou mais capacitado que os outros profissionais da área
  • não faça propagandas enganosas
  • informações sobre o valor de serviço também devem ser evitadas

Não olhe para essas normas como um empecilho para começar a investir no marketing online.

A internet dá a você várias oportunidades e assuntos amplos que podem ser explorados dentro do CFC.

Seja criativo, cativante e faça conteúdos de leitura fácil e rápida.

Marketing digital para pequenas empresas: Como o Eleve pode te ajudar? 

Para que o seu marketing digital funcione, é imprescindível contar com uma operação que funcione de maneira integrada, sem erros e com o maior número de atividades automatizadas que for possível.

É dessa maneira que o Eleve pode te ajudar!

Ao utilizar os sistemas de gestão e frente de caixa do Eleve, você conta com um braço tecnológico que vai lhe auxiliar na administração de todo o negócio.

Desse modo, você confere os resultados diretos das estratégias de marketing digital em seu caixa, no seu PDV, e-commerce ou marketplace, enquanto coleta dados aprofundados para melhorar seu planejamento.

O Eleve Gestão é um sistema que compõe uma estratégia robusta de crescimento para pequenas empresas, capacitando você a operar de maneira mais automatizada possível.

Já o Eleve Vendas é o melhor PDV que você vai encontrar no mercado, deixando o seu negócio em dia com as obrigações fiscais e encantando os seus clientes.

Conclusão 

O marketing digital para pequenas empresas pode ser o seu maior aliado na hora de crescer e se tornar uma referência na área.

Solucione os problemas e mostre os melhores caminhos para os seus clientes. Não veja apenas como mais uma forma de propaganda.

E aí, você se interessou e quer saber o que os outros colegas pensam sobre o tema? 

Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja o que eles têm para dizer!

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