duas pessoas assistem a filmes sobre vendas

Melhores filmes sobre vendas e marketing: confira nossa lista

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 19 maio, 2022

Já parou para pensar como filmes sobre vendas podem ajudar na motivação dos profissionais da sua empresa ou, ainda, o potencial que apresentam para melhorar as suas ações de marketing?

Bem, se você nunca olhou para o cinema, a famosa sétima arte, como uma alternativa para motivar e inspirar, esse artigo vai te mostrar que é possível!

Afinal, além de buscar conteúdos valiosos em cursos, livros e na própria experiência profissional, o contato com histórias, sejam elas fictícias ou não, pode fazer você, empreendedor, enxergar o seu negócio ou suas estratégias de um ponto de vista diferente e inovador.

Agora, sem mais delongas (e sem spoilers), vamos à nossa lista dos melhores filmes sobre vendas!

Os 12 melhores filmes sobre vendas

mulher assiste a filmes sobre vendas

Quando falamos de categorias de filmes no cinema ou nas plataformas de streaming de vídeo, de pronto lembramos das seções de filmes de comédia, drama, romance, suspense, terror e outros temas comuns, não é mesmo?

Embora não seja possível encontrar uma categoria exclusiva de filmes sobre vendas online, várias obras cinematográficas abordam, seja direta ou indiretamente, o tema.

Separamos os melhores exemplos de filmes que falam sobre a arte de vender ou sobre marketing e que podem ser interessantes para você assistir, aplicando as lições no dia a dia do seu negócio. Confira:

1. O Lobo de Wall Street

Para começar nossas recomendações temos O Lobo de Wall Street (2013), um filme sobre vendas com Leonardo DiCaprio que sempre entra nas listas de filmes que empreendedores e profissionais de vendas devem assistir.

A obra conta a jornada de Jordan Belfort, personagem interpretado por DiCaprio, mostrando sua vida desde quando trabalhava em Wall Street até se tornar um milionário dono do seu próprio negócio.

Entre lições sobre o que você deve fazer e exemplos claros do que não deve, o filme é permeado por questões sobre vendas, motivação de equipes, abordagem aos clientes e marketing pessoal.

Uma cena bastante famosa do filme é quando Belfort desafia seus colaboradores a venderem uma caneta para ele. Você conseguiria?

2. De Porta em Porta

O filme De Porta em Porta (2002) é uma obra inspirada em fatos reais, que nos mostra a história de Bill Porter, um homem que nasceu com paralisia cerebral.

A narrativa nos apresenta a forma como Bill, mesmo diante de suas limitações de movimentos e fala, consegue conquistar um emprego de vendedor de porta em porta.

Além dos desafios para conseguir a oportunidade de emprego, o personagem encontra ainda vários obstáculos no caminho, como o preconceito e a rejeição de alguns clientes.

Nos momentos de dificuldade, o personagem sempre lembra de sua mãe e seu maior ensinamento: ter paciência e persistência.

Com certeza, essa é uma dica de filme que vale muito a pena ver, não só pelos ensinamentos sobre vendas, mas também por ser uma história sobre superação e perseverança.

3. Carros Usados

Para quem é mais nostálgico e gosta de ver filmes sobre vendas antigos, o longa Carros Usados (1980) é uma opção interessante.

Essa é uma escolha mais leve para assistir no tempo livre, por ser um filme de comédia e também uma sátira sobre o grande estereótipo do vendedor de carros.

A sinopse consiste no desenvolvimento do plano de Rudy Russo, personagem que decide concorrer ao Senado e, para isso, precisa juntar dinheiro vendendo carros usados.

Russo é um personagem bastante caricato, repleto de clichês de vendas e reviravoltas provocadas por sua pilantragem.

Não é exatamente um filme para aprender o que fazer na hora de vender, mas funciona como exemplo do que não faz sentido nenhum para a profissão hoje em dia.

4. Fome de Poder

Você já conhece a história de origem do império alimentício que se tornou a rede McDonald ‘s? 

Com o longa Fome de Poder (2016), é possível conhecer um pouco o caminho que levou a pequena hamburgueria dos irmãos Dick e Mac McDonald a se tornar o que é hoje.

Na história, conhecemos a história do ponto de vista de Ray Kroc, um vendedor de máquinas para milkshake que conhece os irmãos McDonald e que faz a marca se tornar o gigante alimentício que todos conhecem.

Do ponto de vista de vendas e empreendedorismo, é interessante ver como foi o caminho do zero ao topo.

Mas isso não significa que você terá simpatia pelo personagem Kroc. Aliás, ele é uma figura bastante controversa e odiada por muitos dos espectadores que já viram o filme.

No entanto, é possível filtrar diversos ensinamentos sobre vendas e estratégias de expansão de negócio.

5. Jerry Maguire

Com Tom Cruise interpretando o personagem que dá nome ao filme e a famosa cena do ator dizendo “Show me the money!“, Jerry Maguire (1996) também entra para nossa lista de filmes sobre vendas, por diversos aspectos.

No longa, conhecemos a história desse agente esportivo, o Jerry, que, após perder o emprego e despertar para os problemas que aconteciam nesse meio, decide criar sua própria agência.

Começando apenas com um cliente e uma promessa de sucesso com seu único parceiro de negócios, o personagem vai atrás de diversas alternativas para fazer tudo dar certo.

Além das mensagens que podem ser levadas para o contexto de vendas, também é um filme que pode ser inspirador para os líderes de uma empresa.

6. O Primeiro Milhão

O Primeiro Milhão (2000) conta a história de Seth Davis, um jovem que ganhava a vida com um pequeno cassino em seu apartamento e sonhava em conquistar o respeito de seu pai, um importante juiz federal. O seu plano para isso: ganhar o seu primeiro milhão de dólares.

Para tanto, ele deixa de lado a sua vida na ilegalidade e sai em busca de um emprego. No caminho, consegue uma vaga em uma empresa que promete transformar seus empregados em milionários. Mas, ao chegar lá, descobre que as coisas não são tão simples.

O longa mostra como guiar suas atividades com ética e zelo é essencial em qualquer circunstância. Afinal, para alcançar resultados duradouros, é preciso muito esforço, dedicação e conhecimento.

7. À procura da felicidade

À Procura da Felicidade (2006) é, sem dúvidas, um dos melhores filmes sobre vendas e de lições para levar para a vida.

Nessa obra, conhecemos a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, um homem que enfrenta diversos problemas financeiros e passa por uma série de dificuldades para manter a família unida.

Depois que sua esposa decide partir, deixando Chris com seu filho de 5 anos, o protagonista tenta usar todas as suas habilidades como vendedor para conseguir um emprego.

É uma história bastante emocionante, que mostra como o protagonista, diante de todas as dificuldades, busca motivação  e resiliência.

8. Diamond Men

No filme Diamond Men (2000), acompanhamos a história de um “dinossauro” das vendas, o personagem Eddie Miller que, há 30 anos, trabalha com o comércio de joias.

Após longos anos na profissão, Eddie sofre um ataque cardíaco que o faz interromper sua carreira e ele se vê ainda mais perto de sua aposentadoria.

Antes de se despedir das vendas, ele passa todo o seu conhecimento e experiência para seu sucessor, Bobby Walker.

E é nesses ensinamentos que é possível absorver lições sobre vendas e legado.

9. O Sucesso a Qualquer Preço

O filme O Sucesso a Qualquer Preço (1992) apresenta a história de um grupo de corretores que têm como missão vender mais para bater a meta e não perder o emprego.

Seu chefe promete como recompensa prêmios altos, como um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor da equipe, e coloca como regra que o terceiro colocado será demitido.

Apenas pela sinopse, podemos ver que se trata de um ambiente de trabalho com condições bastante penosas para os profissionais.

Contudo, ele é colocado como um dos melhores filmes sobre vendas por ser considerado uma história sobre superação de crise, além de mostrar a importância de um trabalho com estrutura para o time, ferramentas e motivação positiva.

10. O Amor e Outras Drogas

O romance O Amor e Outras Drogas (2010) é uma história que conta a história de um vendedor que busca na sua profissão utilizar todas as suas ferramentas e habilidades de conquistador, ao se considerar um homem galã e sedutor e, assim, ter mais sucesso nas vendas.

No longa, o personagem Jamie Randall, interpretado por Jake Gyllenhaal, é demitido de uma loja de eletrodomésticos por ter seduzido uma das funcionárias do estabelecimento.

Após perder o emprego, ele começa uma nova trajetória como vendedor, mas agora fazendo parte de um grande laboratório da indústria farmacêutica.

Essa obra entra na lista por conta do destaque da competitividade do setor de vendas, as estratégias e táticas usadas, além de uma discussão maior sobre questões morais. Afinal, o que é certo ou não na arte de vender?

11. Joy: O Nome do Sucesso

Baseado em uma história real, Joy: O Nome do Sucesso (2015) apresenta a história da empresária Joy Mangano, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence.

Além de ser um filme sobre vendas, também é uma  obra sobre empreendedorismo, com diversas lições motivacionais sobre os desafios de seguir uma carreira profissional criativa de muito sucesso em paralelo com outras atividades e demandas de sua vida pessoal.

12. Chef

Carl Caspers, interpretado por Jon Favreau, é um chef bem-sucedido de um restaurante badalado de Los Angeles, mas que enfrenta, no seu dia a dia, conflitos com o dono do estabelecimento.

O protagonista tem o desejo de inovar nos pratos e apresentar mais criatividade nos pedidos, mas o proprietário do restaurante sempre freia suas inovações e o impede de ousar fazer algo diferente.

Depois de uma avaliação bastante negativa de um famoso crítico gastronômico, que fala que o restaurante tem um atendimento a desejar justamente pela falta de criatividade nos pratos, Caspers enfrenta seu chefe e é demitido após a briga.

Depois da briga e demissão, que viraliza na internet, o chef decide recomeçar. Com a ajuda de sua esposa, eles abrem uma empresa, mais especificamente um food truck.

É um filme leve, motivacional e que mostra a importância de fazer as coisas com amor!

Filmes sobre vendas: Dúvidas frequentes

Como os filmes podem estimular a aprendizagem sobre vendas?

As pessoas possuem o costume de assistir a filmes e séries como hobbie, entretenimento ou para relaxar no tempo livre. Mas não podemos deixar de destacar o potencial pedagógico e reflexivo que as obras cinematográficas apresentam.

Além de serem uma forma de comunicar uma mensagem, os filmes também podem ajudar na memorização de uma história ou conceito.

Um exemplo simples são os filmes que são baseados em histórias reais ou episódios históricos. 

Além do entretenimento, eles também ajudam a entender determinado contexto ou, ainda, despertam o interesse para que o espectador busque outras fontes de pesquisa.

E mesmo que os filmes tenham a licença poética para inserir novos elementos dramáticos e não sejam uma história fidedigna em todos os detalhes, o resultado final facilita para muitas pessoas a memorização e compreensão de um tema.

Por conta disso, os filmes sobre vendas são ferramentas tão importantes para adquirir novos conhecimentos.

Seja no enredo, nas falas dos personagens ou em cenas específicas que falam sobre vendas ou marketing, é possível tirar lições valiosas que podem ser levadas para o cotidiano da sua empresa.

Esse repertório que os filmes apresentam sobre vendas também é interessante para compartilhar com os colaboradores, levantando diálogos e análises de maneira coletiva.

Qual o melhor livro de vendas?

A leitura também é um ótimo caminho para quem deseja ir além da experiência dos filmes.

As sugestões abaixo estão entre os melhores livros de vendas para quem deseja aprender mais sobre como desenvolver o marketing pessoal, a persuasão e influência sobre as pessoas, além de dicas sobre como estabelecer melhores hábitos:

  1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg;
  2. A bíblia das vendas – Jeffrey Gitomer;
  3. A máquina definitiva de vendas – Chet Holmes;
  4. As Armas da Persuasão – Robert Cialdini;
  5. A Arte de Fazer Acontecer – David Allen;
  6. Vender é Humano – Daniel H. Pink;
  7. Os Segredos da Arte de Vender – Zig Ziglar;
  8. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie;
  9. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey;
  10. Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling – Neil Rackham.

Alavanque suas vendas com a Eleve

Para colocar em prática todas as lições e aprendizados adquiridos em filmes, livros e outras fontes de conhecimento, é importante tirar os obstáculos que consomem tempo e energia desnecessários em sua rotina de vendas e gestão administrativa.

Com o Eleve Vendas, sua empresa consegue acelerar os resultados de vendas com o uso das funcionalidades desse sistema completo.

Utilizando essa ferramenta, você consegue garantir que todas as obrigações fiscais estão sendo realizadas e ter mais tempo de encantar os clientes.

Com uma interface moderna e intuitiva, será fácil implementar o uso do Eleve Vendas na gestão do seu negócio, assim como será fácil ver os resultados desse investimento.

Saiba mais sobre as vantagens do sistema Eleve Vendas para sua empresa!~
Nova call to action

Conclusão

E aí, gostou da nossa seleção de filmes sobre vendas? Esperamos que essas sugestões entrem para sua lista do que assistir e que possam despertar reflexões importantes sobre vendas e marketing, pois a ficção também pode ser nossa aliada para despertar a criatividade e senso crítico, não é?

Se você já viu algum dos filmes que apresentamos, deixamos como desafio que tente lembrar quais trechos desses filmes sobre vendas mudaram o seu jeito de enxergar a arte de vender!

Para mais dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, continue acompanhando o blog da Eleve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.