mulher assiste a filmes de empreendedorismo na tv

Filmes de empreendedorismo: 16 opções para assistir

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 27 maio, 2022

Existem vários filmes de empreendedorismo ou filmes que abordam, indiretamente, o tema no cinema internacional e nacional.

Se você também acredita que é possível aprender diversas lições valiosas com as obras cinematográficas, essa lista que preparamos vai despertar reflexões e análises sobre os desafios de abrir uma empresa e de tirar uma ideia do papel.

Por isso, prepare a pipoca e confira nossa seleção com os melhores filmes de empreendedorismo para assistir.

Filmes de empreendedorismo: confira nossas 16 sugestões!

A lista de filmes de empreendedorismo que separamos abaixo traz exemplos de histórias reais e alguns enredos fictícios que ilustram os desafios, riscos, erros e acertos de ser um empreendedor nos mais variados segmentos.

Em cada obra, é possível encontrar um perfil de empreendedor diferente e, provavelmente, você vai conseguir se identificar com pelo menos alguma das histórias ou lições que eles apresentam.

Alguns são exemplos de persistência, desafios e criatividade para fazer um negócio se tornar um sucesso e, em outros filmes, existem empreendedores que tentam o sucesso por linhas tortas. 

De todo mundo, vale a reflexão sobre cada história. Vamos lá?

1. Fome de poder

Um dos filmes de empreendedorismo mais famosos, Fome de Poder (2016) conta a trajetória da maior rede de fast-food do mundo: o McDonald ‘s.

Na obra, acompanhamos de que forma um pequeno restaurante inaugurado na década de 1940, na cidade de Arcadia, na Califórnia, se tornou o gigante alimentício que é hoje.

É interessante no filme ver quais foram os diferenciais que tornaram a rede o que é, como a agilidade de atendimento, método de padronização e preços competitivos.

Tudo muda na vida dos irmãos McDonald quando Ray Kroc, um vendedor que enxerga o potencial do restaurante para crescimento, entra em cena.

Esse é o personagem mais contraditório e que gera diversas opiniões divergentes entre quem assiste o filme. É provável que você não simpatize com ele, mas é interessante ver como ele conseguiu transformar a rede e se tornar o proprietário de todo esse império.

Além de mostrar uma visão empreendedora de enxergar potencial de crescimento em pequenos negócios, o filme aborda a importância e o cuidado nas negociações, além do valor de construir uma marca com boa reputação.

2. Joy: o nome do sucesso

Nesta obra, conhecemos a história de Joy Mangano, uma dona de casa americana que se tornou uma empreendedora de sucesso ao inventar o “miracle mop”, um tipo de esfregão de limpeza que se tornou um fenômeno de vendas nos anos 1990.

Além da história criativa e do exemplo de empreendedorismo de sucesso, existem outras camadas no filme que mostram uma vida familiar com diversos conflitos e dramas.

Mas, para uma visão de negócios, é interessante ver como Joy busca desenvolver seu produto, sua busca por investidores e fabricantes de peças e, finalmente, o sucesso em todo o país.

3. Steve Jobs

O filme Steve Jobs (2013) é uma biografia do famoso fundador da Apple. Além de trazer a história do empreendedor, a obra apresenta alguns discursos de impacto já feitos por Jobs quando ele lançou ao mundo o primeiro iPod, com a promessa de revolucionar a indústria musical e tecnológica.

Para quem é fã dos produtos, é um filme muito interessante para entender um pouco mais sobre a mente criativa por trás do desenvolvimento da marca e das tecnologias.

Muito mais do que um filme de empreendedorismo, essa obra ganha destaque por ser um filme que fala de inovação. Ou seja, tem tudo a ver com os desafios de empreender.

4. Coco antes de Chanel

O filme Coco antes de Chanel (2009) conta a história da origem da famosa grife de luxo Chanel e é um dos melhores filmes sobre empreendedorismo feminino para assistir e se inspirar.

Na obra, conhecemos a história da francesa Gabrielle Chanel, conhecida pelo apelido “Coco”, que tem uma origem humilde trabalhando como costureira e, à noite, para complementar a renda, canta em um bar.

O desenvolvimento do filme mostra como ela se tornou, pouco a pouco, uma das maiores estilistas de todos os tempos e vanguardista na moda.

Além de se destacar pelo design de chapéus e outros acessórios, Coco foi pioneira em desenhar calças femininas e conjuntos (tailleurs), criando um tipo de moda feminina que prioriza também o conforto, deixando de lado o corselete e outros itens da moda que marcam muito a silhueta.

Desconstruindo padrões da época e inovando na moda, ela se tornou um dos nomes mais importantes do empreendedorismo ao criar a famosa marca Chanel.

5. A grande aposta

O filme A Grande Aposta (2016) é uma boa opção para quem gosta de obras inspiradas em histórias reais.

A história parte do cenário que antecede a crise da bolha imobiliária de 2008 e um grupo de corretores que fizeram uma fortuna depois que um deles entendeu que os empréstimos realizados tinham alto risco de inadimplência.

E, apostando contra operações fraudulentas, o personagem enxerga a chance de se tornar rico, influenciando também outros investidores.

Para quem gosta de entender melhor sobre ações e bolsa de valores, é uma opção interessante.

Do ponto de vista do empreendedorismo, uma das lições do filme é buscar especialistas e ter cuidado no investimento.

Também fala sobre assumir riscos e ir para lados opostos do que o mercado aponta, para tentar a sorte.

6.  Forrest Gump – O Contador de Histórias

O contador de histórias mais famoso do cinema, Forrest Gump (1994), também apresenta diversas mensagens sobre empreendedorismo, mas de forma indireta.

Na verdade, a obra traz diversas lições sobre a vida, que são muito marcantes para quem assiste a trama.

Em resumo, o filme conta a história de Forrest, um homem simples e que é inferiorizado em diversos momentos de sua vida por apresentar um QI abaixo da média e, na infância, enfrentar dificuldades para andar por causa de um problema nas pernas.

Mas, ao longo de toda a sua vida, Forrest conquista lugares inimagináveis e prova para todos que duvidaram de seu potencial que ele pode ser uma pessoa repleta de talentos.

Sua “veia empreendedora” aparece em diversas cenas, pois o contador de histórias se torna um importante dono de uma rede de camarões, a “Bubba Gump Shrimp Company”, que leva também o nome de Bubba, um grande amigo de Forrest na trama.

Ao final do filme, temos uma experiência encantadora ao ouvirmos diversas histórias de experiências valiosas que Forrest Gump viveu.

7. Walt antes do Mickey

filmes de empreendedorismo walt antes do mickey

Walt antes do Mickey (2015), como o nome revela, retrata a história de Walt Disney antes da criação de um dos personagens infantis mais famosos de todos, o Mickey Mouse.

Essa é uma obra interessante para quem gosta de entender como foi o caminho de outros empreendedores até o sucesso, a fim de compreender quais foram os erros e acertos ao longo do caminho.

Essa obra traz exatamente essa ideia, ao mostrar como foi que o animador, roteirista e cineasta conseguiu tirar seus sonhos do papel e transformar suas ideias no que hoje é um império.

8. O homem que mudou o jogo

Em O Homem que Mudou o Jogo (2011), Brad Pitt interpreta um gerente de um time de beisebol que desenvolve uma técnica inovadora para montar a equipe mais eficiente mesmo que com pouco dinheiro.

Ao final do filme, o time alcança o incrível recorde de 20 vitórias consecutivas na Liga Americana, fazendo com que a mesma estratégia fosse utilizada por outras equipes de baseball nos anos 2000.

Mesmo sendo uma trama que tem como cenário o ambiente esportivo, trata-se de uma história inspiradora de empreendedorismo, pois mostra que é possível fazer mais com menos.

9. O lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street (2014) conta a história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império no mercado financeiro, enriquecendo de forma rápida, mas por caminhos duvidosos.

A história traz muitos exemplos positivos e negativos para quem é empreendedor, como as lições sobre vendas, que são importantíssimas para quem deseja ter sucesso independente do segmento.

Por exemplo, é possível ver, em alguns momentos do longa, diversas técnicas de encantamento do cliente e como elas são aplicadas na hora de fechar negócios. 

10. À procura da felicidade

À Procura da Felicidade (2006), antes de ser um filme que fala de vendas e empreendedorismo, é uma história extremamente emocionante que fala de superação de desafios e dificuldades. 

Com Will Smith no papel do protagonista Chris Gardner, conhecemos a luta desse homem que está passando por dificuldades financeiras para conseguir manter sua família.

Embora o personagem não tenha a experiência de abrir um negócio no filme, o drama nos mostra sua capacidade de persistência e força de vontade, valores muito importantes para quem deseja abrir a prória empresa.

11. A vida e a história de Madam C. J. Walker

Também conhecido pelo título em inglês “Self-made”, A Vida e a História De Madam C.J. Walker (2020) é uma menção honrosa aqui entre nossa lista de filmes. 

Essa série, produzida e divulgada pela plataforma Netflix, conta a história de Madam C.J Walker, uma empreendedora, filantropa e ativista política e social afro-americana que saiu da pobreza e construiu um império com a venda de produtos de beleza.

O enredo mostra, capítulo a capítulo, como foi a trajetória de Madam para que ela se tornasse a primeira empreendedora americana milionária, entrando para o registro no Guinness Book of World Records com essa conquista.

Essa série é baseada em uma história real, o que torna as lições da obra ainda mais valiosas.

Por isso, na dúvida sobre o que assistir para se inspirar na força do empreendedorismo feminino, aqui está uma super dica.

12. O aviador 

No longa O Aviador (2005), acompanhamos a história de Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio. Milionário aos 18 anos, por conta de uma herança deixada pelo pai, ele decide investir o dinheiro na indústria cinematográfica, tornando-se um empresário e diretor de sucesso.

Em paralelo à vida empreendedora, ele não deixa de se dedicar à aviação, uma de suas paixões.

A história é interessante por mostrar como ele se torna um empresário, mas também existem outras camadas no filme, como sua batalha contra o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que foi um grande obstáculo para o personagem.

13. Um senhor estagiário

Em Um Senhor Estagiário (2015), Robert De Niro interpreta Ben Whittaker, um viúvo de 70 anos que aproveita uma oportunidade para se tornar um estagiário sênior no site de moda de Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway.

O filme mostra que nunca é tarde demais para recomeçar e que, mesmo os negócios mais modernos e disruptivos, podem se aproveitar de insights de pessoas mais experientes.

Uma verdadeira lição de humildade dentro do universo corporativo e que todo empreendedor precisa assistir para aprender e se inspirar.

14. O menino que descobriu o vento

O Menino que Descobriu o Vento (2019) é uma história real emocionante sobre William Kamkwamba, um jovem do Malawi que cresceu em um cenário de extrema pobreza e fome.

Com o desejo de mudar a realidade de sua vida e das pessoas do seu vilarejo, William constrói uma turbina eólica para conseguir ajudar no cultivo de alimentos.

Além de ser uma história muito sensível, sobre uma realidade repleta de desigualdades, o filme mostra a importância de acreditar na mudança e nos seus projetos, mesmo quando os recursos são poucos ou quase nulos.

15. A rede social

filmes de empreendedorismo a rede social

A Rede Social (2010) se concentra na vida do gênio da tecnologia e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e todos os fatos polêmicos que levaram à fundação da empresa.

O filme mostra que tudo começou com uma ideia nada amigável de comparar a beleza das alunas da Universidade de Harvard, nos EUA, onde Zuckerberg estudava.

Esse feito chamou a atenção de outros alunos, que contrataram Mark para criar uma rede social exclusiva para estudantes universitários dos EUA.

Com o tempo, a rede social se expandiu e Mark Zuckerberg foi reconhecido como o mais jovem bilionário do mundo, sendo que as polêmicas sobre os créditos da ideia que originou o Facebook lhe renderam diversos processos na justiça.

A Rede Social mostra a importância de se investir em ideias criativas e de encontrar maneiras de torná-las rentáveis, assim como alerta sobre a escolha de parceiros confiáveis e a ética dentro do mundo dos negócios.

16. Cidadão Kane

Quem encerra nossa lista de melhores filmes sobre empreendedorismo é o clássico Cidadão Kane (1941).

O filme, que virou um grande sucesso do cinema e é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, mostra o preço da ambição ao apresentar a vida do magnata Charles Foster Kane.

Da pobreza aos holofotes, Kane consegue se tornar uma figura importante ao investir em jornalismo, alcançando um sucesso nunca imaginado.

Mas, mesmo alcançando status e poder, existe a reflexão de se o preço cobrado para isso realmente valeu a pena, já que ele se torna uma pessoa muito solitária.

Das lições sobre empreendedorismo, temos esse lado negativo que poucos falam, que é o lado solitário da profissão, mas também da importância de deixar um legado e tentar fazer a diferença na vida das pessoas.

Filmes de empreendedorismo: Dúvidas frequentes

Quais os melhores filmes de empreendedorismo feminino?

Existem diversos filmes que abordam o tema por uma perspectiva do empreendedorismo feminino, mostrando os desafios, ideias e posicionamentos das mulheres nesse cenário. Alguns dos melhores títulos para assistir são:

  • Coco antes de Chanel (2009); 
  • Joy – nome do sucesso (2015); 
  • Estrelas Além do Tempo (2016).

As séries Girl Boss (2017) e  A vida e a história de Madam C. J. Walker (2020) também são ótimas opções para quem deseja algo mais longo para assistir sobre o tema.

Quais os melhores filmes de empreendedorismo para crianças?

Os filmes de empreendedorismo para crianças são interessantes mesmo que a criança, ao crescer, decida seguir uma carreira totalmente diferente. 

Com os exemplos que os filmes apresentam, é possível absorver aprendizados valiosos para a vida, como empatia, criatividade, coragem, motivação e outros valores ou habilidades que são importantes para quem deseja empreender.

Por isso, separamos algumas opções de filmes para assistir com a família toda, veja:

  • As aventuras de Peabody e Sherman (2014);
  • Operação Big Hero (2014);
  • FormiguinhaZ (1998);
  • O Menino e o Mundo (2013);
  • Ratatouille (2007);
  • Vidas ao Vento (2013);
  • Zootopia (2016)
  • O Rei Leão (1994).

Conte com as soluções da Eleve para alavancar suas vendas!

A decisão de empreender significa enfrentar diversos desafios e ter bastante resiliência para se adequar às mudanças de mercado e inovar sempre para trazer o melhor serviço ou produto.

Mas isso não significa que a rotina precisa ser pesada, burocrática e trabalhosa. 

Existem diversas soluções desenvolvidas justamente para serem um verdadeiro braço direito do empreendedor na gestão de diversos processos de gestão e vendas.

É o caso da ferramenta Eleve Vendas, uma solução que faz parte do portfólio TOTVS, a maior empresa de tecnologia do Brasil. 

Por meio do Eleve Vendas, sua empresa consegue otimizar diversos processos de vendas, com o potencial de elevar ainda mais o faturamento e melhorar a satisfação do cliente.

Realize vendas em 7 segundos, evite filas para retirada de pedidos e pagamento e encontre mensalidades que cabem no seu bolso. Saiba mais sobre o custo-benefício desta solução!
Nova call to action

Conclusão

Existem vários filmes de empreendedorismo para assistir e se inspirar nas lições e exemplos, não é mesmo?

Essa lista que separamos traz só algumas das obras que abordam o tema, mas é possível encontrar reflexões sobre inovação e criatividade em diversos gêneros no cinema.

Se você gostou de nossas dicas e deseja aprender mais sobre como começar a empreender, por exemplo, conheça a série Descomplicando, criada para simplificar a sua jornada empreendedora.

E não perca também a nossa seleção especial de filmes sobre vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.