empreenda rapido

Empreenda Rápido: Saiba como o programa pode ajudar o seu negócio

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 30 junho, 2021

O Empreenda Rápido é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com o Governo de São Paulo que visa auxiliar no desenvolvimento de empreendedores. O programa conta com cursos e linhas de crédito exclusivas.

Lançado em 2019, o programa Empreenda Rápido busca auxiliar empreendedores formais e mesmo informais, independente de já possuírem uma empresa e desejarem expandi-la ou terem o objetivo de abrir o seu próprio negócio.

Trata-se de uma iniciativa inovadora, que tem como precursor o programa Super MEI, que agora faz parte do Empreenda Rápido.

Algumas instituições fazem parte do programa, como o Centro Paula Souza, o Banco do Povo, o Jucesp e o Desenvolve SP.

Por meio do Empreenda Rápido, os empreendedores podem aproveitar vários serviços: desde a orientação para abrir o seu negócio e a ajuda para sua qualificação, até linhas de crédito para expandir suas empresas.

Nesse conteúdo, vamos explicar tudo sobre o programa, seus pilares e como ele funciona. Que tal conferir?
Nova call to action

O que é o programa Empreenda Rápido?

O Empreenda Rápido é uma iniciativa do Governo de São Paulo, em parceria com o Sebrae-SP.

Como mencionamos, não são apenas o Sebrae-SP e o Governo do Estado que estão por trás do projeto.

O Banco do Povo, o Desenvolve SP, a Junta Comercial do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza também fazem parte.

Este último, responsável pelos cursos e know-how oferecidos, pretende protagonizar a qualificação de cerca de 1 milhão de pessoas por ano.

Já na questão das linhas de crédito, encabeçada pelo Banco do Povo, busca-se conceder cerca de R$ 1 bilhão em microcrédito até 2023.

Qual é o objetivo do Empreenda Rápido? 

O objetivo é fomentar o empreendedorismo no estado paulista, oferecendo serviços e toda oferta de know-how para auxiliar os empreendedores a abrirem ou qualificarem seus negócios.

Assim, é possível melhorar a competitividade do mercado e possibilitar que os micro e pequenos empreendedores, formais ou informais, possam mapear e aproveitar as oportunidades.

Quais são os pilares do programa Empreenda Rápido?

O programa Empreenda Rápido é baseado em 6 pilares que norteiam sua atuação. São eles:

  • Qualificação Técnica
  • Qualificação Empreendedora
  • Formalização e regularização
  • Inovação, tecnologia e produtividade
  • Acesso a crédito
  • Acesso a novos clientes

Cada um desses possui um objetivo específico, que cria uma rede de metas para o programa. Quer entender mais?

Qualificação Técnica

empreenda rapidoO programa Empreenda Rápido busca desenvolver os empreendedores de maneira técnica, de forma que se qualifiquem para um mercado cada vez mais competitivo.

Os cursos de Qualificação Técnica são destinados a MEIs formalizados ou mesmo empreendedores informais, que sentem que precisam de maior domínio técnico de suas atividades.

Oferecidos por todo estado, os cursos vão além da simples teoria, compartilhando conhecimentos que vão impactar em sua produtividade, reduzindo custos e aumentando seus lucros de maneira inteligente.

Dentro deste pilar, o empreendedor encontra dois subprogramas:

O São Paulo Criativo (com foco na qualificação de habilidades criativas) e o Via Rápida (com foco na qualificação de jovens e adultos que buscam melhores oportunidades de trabalho em sua região).

Qualificação Empreendedora

E se o empreendedor busca qualificação na gestão do negócio, o programa Empreenda Rápido também pode ajudar.

Os cursos, com grade atualizada, vão apresentar dicas e metodologias para aprimorar a gestão, a performance e os resultados da empresa.

Além disso, se o empreendedor informal necessita de orientação para formalizar seu negócio, é nesse pilar que ele se encaixa.

O programa vai auxiliá-lo com uma série de temas importantes para sua atenção, como vendas, marketing digital, captação de recursos, atendimento ao cliente e até finanças.

Formalização e Regularização

Existe um braço do programa Empreenda Rápido dedicado a auxiliar empreendedores, tanto informais como os já formalizados, com sua regularização.

No caso dos informais, o programa ajuda a pessoa, guiando-a pelo processo de regularização da sua atuação.

O objetivo é reduzir a burocracia e facilitar a jornada para a formalização.

Já para quem é formalizado, o programa se disponibiliza a ajudar a solucionar problemas relacionados à regularização, como pendências ou dúvidas pontuais.

Inovação, tecnologia e produtividade

A parte do Empreenda Rápido também presente nos cursos é a de inovação, tecnologia e produtividade.

Desse modo, o programa, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a Fapesp, vai promover diversas ações pontuais que estimulem a competitividade através da inovação.

É uma forma de compartilhar insights com os participantes.

Acesso a crédito

No programa Empreenda Rápido, os MEIs, MEs e EPPs (empresas optantes do Super Simples) terão acesso a diversas linhas de financiamento através do Banco do Povo.

O banco está presente em cerca de 480 municípios, o que torna o acesso mais simples e abrangente. Porém, o empreendedor pode requisitar por meio do Sebrae-SP e Desenvolve SP (para quem concluiu a versão antiga do programa, o Super MEI).

Acesso a novos clientes

O programa também busca oferecer novas oportunidades de negócio para os empreendedores.

Por isso, possui parcerias além do Sebrae, como plataformas de lojas virtuais, para que a pessoa possa criar seu próprio comércio on-line e vender suas soluções, alcançando um novo mercado.

Como funciona o Empreenda Rápido?

O Empreenda Rápido é um programa simples e objetivo, que não possui muitos obstáculos para que um empreendedor, formal ou informal, participe de suas atividades.

Basta acessar o site empreendarapido.sp.gov.br e selecionar a opção “Já Tenho CNPJ” ou “Não Tenho CNPJ”, dependendo da sua condição.

A próxima página que abrir vai lhe oferecer uma base completa de cursos, aos quais você poderá se inscrever — muitos deles possuem versões on-line, aliás.

No rolar a página para baixo, em ambas as opções selecionadas, você confere também os detalhes sobre linhas de crédito disponíveis.

Quem pode participar do programa?

O programa Empreenda Rápido é uma iniciativa inovadora, que busca democratizar a qualificação técnica e gerencial dos micro e pequenos empreendedores.

No programa, são admitidas pessoas físicas que se enquadrem como micro e pequenas empresas (ou seja, MEI e ME).

Além disso, consideram-se as Empresas de Pequeno Porte ou EPP. 

Profissionais que buscam se formalizar em alguma dessas categorias, com a prestação de serviços, por exemplo, também são bem-vindos.

Quais são os cursos oferecidos?

Como você percebeu, são várias as opções de qualificação para micro e pequenos empreendedores, formais ou informais, no programa Empreenda Rápido.

Eles são divididos, primeiramente, pelo porte da sua empresa, bem como existem opções para quem busca sua formalização.

A seguir, te mostraremos um por um:

Para MEIs

  • Enfrentar: são aulas presenciais e on-line, com foco em ajudar micro e pequenos empreendedores a enfrentarem a crise.
  • Cursos Técnicos: curso de finanças e marketing para qualificar o MEI em áreas necessárias para o seu negócio
  • Organize seu negócio: cursos que focam na profissionalização operacional e gerencial do empreendedor.
  • Pronto para crescer: ideal para MEIs que visam se tornar MEs, aumentando o tamanho da empresa.
  • Aprimora Agro: cursos, troca de experiências e consultoria para produtores rurais e empresários do agronegócio se alinharem com as tendências do mercado.
  • Aprimora Alimentos e Bebidas: braço do Empreenda Rápido para auxiliar empreendedores do setor de alimentos e bebidas a inovarem em seus negócios.
  • Aprimora Beleza: cursos, trocas de experiências e consultoria para empreendedores da área de Beleza, buscando compreender as demandas e necessidades do mercado.
  • Aprimora Mundo Pet Vet: mesmo intuito dos módulos Aprimora anteriores, mas com foco em donos de pet shop, clínica veterinária, banho e tosa, hotelzinho animal, day care, adestrador e afins.
  • Aprimora Varejo de Moda: mesmo intuito dos módulos Aprimora anteriores, mas com foco em empresários do segmento de Moda.

Para MEs/EPPs

  • Enfrentar: são aulas presenciais e on-line, com foco em ajudar micro e pequenos empreendedores a enfrentarem a crise.
  • Performance: próprio para empreendedores que buscam otimizar sua performance em gestão de negócios.
  • Produtividade: ideal para empreendedores que querem encontrar formas de melhorar a produtividade em vários âmbitos do negócio, como vendas, legislação, mapeamento de valor, etc.
  • Competitividade: ideal para empresários que querem se tornar mais competitivos em seu mercado, aprimorando suas estratégias, sua gestão de processos, formação de equipe, etc.

Para empreendedores informais:

  • Cursos técnicos;
  • Cursos de Gestão;
  • Regularização;
  • Linhas de crédito.

Nova call to action

Empreenda Rápido: Dúvidas frequentes

Quando falamos do programa Empreenda Rápido, é comum que muitos interessados possuam múltiplas dúvidas sobre o assunto.

Além de responder às principais questões acima, reunimos algumas que ouvimos com frequência para esclarecer a seguir. Vamos lá?

O que é necessário para o participar do programa?

Para participar do Empreenda Rápido, você precisa ser um microempreendedor (MEI ou ME) ou ter uma Empresa de Pequeno Porte (EPP). Além disso, há opções para os não-formalizados, que querem abrir seu próprio negócio.

Quais serviços são fornecidos?

O programa Empreenda Rápido fornece diversos tipos de serviços para empreendedores formais ou informais.

Entre eles: cursos de qualificação técnica e de gestão, orientação sobre formalização e regularização da empresa e acesso a linhas de crédito exclusivas!

Como funcionam os empréstimos para empreendedores?

As linhas de crédito do programa Empreenda Rápido podem ser acessadas diante de algumas obrigações.

É preciso ter concluído o programa Empreenda Rápido, Super MEI ou outros programas do tipo e pré-aprovados.

Além disso, o empreendedor não pode ter restrições creditícias junto ao Serasa ou CADIN Estadual.

Como o Empreenda Rápido pode ajudar a alavancar o seu negócio?

O programa Empreenda Rápido é uma iniciativa incrível para quem busca profissionalizar sua atuação.

Seja para empreendedores já consolidados como MEIs, MEs ou EPPs, ou mesmo informais, é um excelente passo para se tornar mais competitivo, ampliar suas fontes de receita e aderir a novos modelos de negócios.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a prestação de serviços e a produção de várias micro e pequenas empresas, em um programa com potencial nacional.

Com as amostras de São Paulo, porém, já é possível ver sua eficácia e quanto pode contribuir para a estruturação de um mercado mais competitivo e de qualidade.

Eleve Gestão 

Sabia que o Eleve Gestão é o melhor amigo do micro e pequeno empreendedor?

O sistema de gestão financeira do Eleve auxilia na administração do negócio, permitindo que o empreendedor foque na entrega de valor, enquanto a tecnologia cuida de todo o resto.

Com o Eleve Gestão, você automatiza várias tarefas gerenciais, conta com integração completa de módulos como Estoque e Financeiro, além de múltiplos recursos e funcionalidades!

Emita e organize notas fiscais, controle as entradas e saídas e mantenha-se em conformidade com a legislação tributária.

E claro, encontre oportunidades de crescimento que, sem o apoio da tecnologia, não seriam possíveis!

Confira o Eleve Gestão agora mesmo!
Nova call to action

Conclusão 

E então, gostou de aprender tudo sobre o programa Empreenda Rápido? Trata-se de uma iniciativa inovadora e repleta de benefícios para micro e pequenas empresas de São Paulo.

Esperamos que você tenha gostado da leitura!

Lembre-se que o caminho para a evolução passa pela qualificação e pela tecnologia, que serve de base para a melhor gestão do seu negócio.

Por isso, conte com a Eleve Gestão!

Para conferir outros artigos com dicas e tendências da gestão de micro e pequenas empresas, continue lendo o nosso blog!

abrir microempresa empreendedor mei super mei super simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *