como criar uma marca

Como criar uma marca de sucesso: Conheça os 7 passos

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 12 maio, 2021

Você sabe como criar uma marca de sucesso? Independente se você quer abrir ou já abriu a sua empresa, é essencial entender o que é branding e sua importância.

Não há como dizer que a criação de uma marca seja um processo novo. Empresas fazem isso há décadas — algumas há mais de cem anos.

No entanto, apenas de alguns anos para cá que construir uma identidade corporativa se tornou uma verdadeira necessidade para as companhias.

O branding é coisa séria — e o sucesso da sua estratégia de criação de marca pode ser determinante para os sucessos operacionais da empresa, sabia?

Entender como criar uma marca vai muito além do seu logo, da forma que você criou o nome da empresa ou suas cores. Trata-se de posicionamento.

Pergunta rápida: você sabe qual o posicionamento atual da sua empresa? Se sim, mais uma pergunta: ele reflete seus valores, sua missão e representa seu consumidor?

São várias perguntas complexas, não é mesmo? Nesse conteúdo, vamos te ajudar a responder todas elas com um guia definitivo sobre como criar uma marca.

Afinal, o que é a marca de uma empresa?

Antes de qualquer coisa, a marca. Entendê-la é o primeiro passo para que você possa construir a sua.

E por entendê-la, nos referimos ao conceito — que pode ser bem amplo, por isso exige certa leitura.

Porém, a gente vai facilitar esse processo nesse conteúdo, não se preocupe.

Então, o que é uma marca?

A marca de uma empresa está relacionada à experiência de transmissão de valores para o cliente e para o público em geral.

Ou seja, a marca é um construto baseado na percepção da pessoa (que pode envolver os seus 5 sentidos, se couber no seu negócio) sobre a sua empresa, um conjunto de sensações que serve para identificar a empresa, seus produtos ou serviços.

A marca faz parte de tudo que a empresa faz.

Do primeiro contato com um cliente até o pós-venda, da forma que embala suas mercadorias até a linguagem que atende a um cliente que registrou uma reclamação.

Para uma empresa, a marca é a sua identidade visual, seu discurso — e se for o caso, seus sabores e cheiros. É o insumo para sua estratégia de marketing digital.

A marca, no entanto, não deve ser algo espontaneamente criado.

Essa construção — e o sucesso dela — vai depender de uma metodologia de estratégias, práticas e ações que costumamos chamar de branding.

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O que é branding e sua importância para os negócios?

O branding é o conjunto de ações e boas práticas estratégicas que sua empresa implementa para construir a percepção que você gostaria que seu consumidor tivesse.

Branding é a identidade da marca, é uma demonstração mais emocional do que racional de seus preceitos.

Existe uma frase que define bem o branding e que vamos te apresentar:

O branding é a promessa que a sua empresa faz aos seus clientes.

Ou seja, o conjunto de percepções e emoções que seu negócio — de forma intencional — busca cultivar e que comunica algo para seus consumidores.

Quer um exemplo? Visite a página do Eleve Vendas por um momento.

Você percebe como buscamos te apresentar nossa solução, com um discurso e uma identidade visual que reforçam algumas características?

Confiança, flexibilidade, modernidade, tecnologia e facilidade.

Características que, no fim do dia, são compatíveis com o nosso sistema de frente de caixa (PDV) e que vão facilitar a administração do negócio.

É justamente por isso que o branding é tão importante: é uma ferramenta que ajuda o consumidor a construir confiança, entre outros sentimentos.

E veja bem: você não pode renegar o efeito disso.

Uma pesquisa da Edelman de 2019 descobriu que, para 81% dos consumidores globais, é preciso que eles construam uma relação de confiança com a marca antes de comprar dela.

O que é importante saber antes de criar uma marca?

O intuito de aprender como criar uma marca e também investir em branding é de criar identificação da empresa e suas soluções com o consumidor.

Agora, como estabelecer essa identificação?

Nada adianta conhecer o seu produto ou serviços, sem compreender o consumidor. Outro ponto: você sabe quais os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do mercado em que atua?

É algo que uma pesquisa de mercado ajuda a responder, preenchendo essas brechas com as respostas para você entender a melhor forma de criar uma marca.

Como criar uma marca de sucesso: Conheça 7 passos essenciais

Agora que você já entende o conceito de branding e a importância de saber como criar uma marca de sucesso, é hora de colocar a mão na massa.

Destrinchamos o processo de criação de uma marca em 7 passos simples e objetivos. Que tal aprender agora como criar uma marca de sucesso? Confira!

1º Passo: Elaborar a persona

Se há uma coisa que é essencial na criação de uma marca é o entendimento sobre o seu cliente.

  • Quem é o seu cliente?
  • Do que ele gosta?
  • Qual a sua idade?
  • Onde ele mora?
  • Quanto ganha?
  • Qual seu nível de escolaridade?
  • Como ele se informa?
  • Quais os seus desejos?
  • Quais as suas dores?
  • Como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolvê-las?

São essas perguntas que você deve fazer e responder para criar a sua buyer persona: ou seja, um perfil específico sobre o seu cliente ideal.

2º Passo: Criar uma estratégia 

A estratégia de criação de marca vai definir os seus objetivos de branding.

O que sua empresa espera alcançar no campo do branding? Como pretende ser vista, percebida, comparada e sentida? Em quanto tempo?

São respostas para essas questões que vão te ajudar a desenhar a melhor estratégia de branding.

3º Passo: Estabelecer o conceito do negócio

Você sabe qual o conceito do seu negócio? Ele é muito importante nessa etapa de entender como construir uma marca, pois é o seu conceito que provavelmente vai compor a primeira impressão da pessoa com a empresa.

Ou seja, o que o cliente pode esperar da sua marca, de seus produtos e serviços? Quais ideias e atitudes você quer que associem a sua marca? E quais símbolos?

4º Passo: Construir a personalidade e os valores da marca 

Dados do Hubspot mostram que 86% dos consumidores preferem que as marcas sejam autênticas.

Isso quer dizer que o público em geral busca por marcas com personalidade. Ou seja, que se posicionem sobre assuntos e que estabeleçam conversas, que sirvam de plataforma.

Muito disso tem a ver com os valores da empresa, que devem ser transparecidos pela marca e refletir seus próprios clientes.

Quais os valores? É algo que você deve definir, pois é a partir deles que os potenciais clientes vão se identificar com a marca, facilitando sua conversão.

5º Passo: Analisar a concorrência

Lembra que falamos da pesquisa de mercado um pouco acima? Reserve aqueles dados e busque utilizá-los aqui, neste passo a passo.

A análise de concorrência é essencial para entender como seus competidores se posicionam, quais as suas brechas de identidade — ou mesmo falhas.

Essa leitura pode lhe dar insights valiosos sobre seu público, seus produtos e a forma de comunicá-los e mesmo como não fazê-lo!

6º Passo: Desenvolver o design

É hora de partir para a identidade visual da sua marca.

O ideal é que você contrate um profissional especializado, que vai criar o conceito visual da marca e imprimi-lo em uma série de materiais, com diferentes variações.

O importante aqui é buscar por algo que reflita a empresa e seu momento, bem como seja aderente com os clientes e com o público em geral.

Lembre-se que sua identidade vai definir o seu tom e a sua personalidade, por isso, deve ser único!

7º Passo: Engajar a marca com o público

Agora, é hora de engajar a marca com o público. Nessa etapa, você e seu time devem definir os melhores e mais convenientes canais de comunicação.

Essa informação você pode retirar da persona criada, entendendo qual meio de pesquisa e rede social mais utilizado pelo seu potencial cliente.

Procure estabelecer uma recorrência nas postagens, de modo que sua marca se mostre presente na rede social.

Responda a perguntas com rapidez e empatia, e não se esqueça de criar conteúdos para nutrir e engajar seus seguidores!

Qual é a importância de criar uma marca para o negócio?

Sem marca, sua empresa é apenas uma entre incontáveis, à deriva no mundo dos negócios e tentando fazer seu nome.

Sem marca, você não terá nada em que se apoiar para ajudar sua empresa a ser notada.

Entender como criar uma marca é importante pois o ajuda a causar um impacto em seu público, permitindo que você diferencie seus produtos e serviços dos concorrentes, crescendo entre os competidores e se destacando.

Uma boa marca é que configura o balanço entre o esforço de vender seu produto ou serviço e estar disponível para resolver os problemas de seus clientes.

Ou seja, uma boa marca consiste nas diversas ações que levam o consumidor a entender que sua empresa se importa.

Como os sistemas Eleve by TOTVS podem auxiliar o seu negócio? 

A Eleve by TOTVS possui soluções perfeitas para incrementar e melhorar 100% da gestão do seu negócio, seja na administração da empresa, como também na venda dos seus produtos.

Um bom sistema de gestão auxilia na manutenção da espinha dorsal do seu negócio, de modo que você e seus funcionários possam trabalhar com todo foco na construção da marca da empresa.

Além disso, este tipo de sistema auxilia na otimização de vários processos, o que contribui para uma melhor experiência do cliente — seja no seu marketplace ou no PDV.

E aí, que tal incrementar a experiência de seus clientes e ainda fortalecer a sua marca com um sistema de gestão completo?

Confira o Eleve Gestão e Eleve Vendas!

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Conclusão

Gostou de aprender como criar uma marca? É uma etapa muito importante para estabelecer seu negócio no mercado e na cabeça dos consumidores.

No entanto, a marca não é apenas o logo ou seu slogan.

Na verdade, uma boa marca depende de uma ótima estratégia de branding, que vá direcionar as percepções das pessoas acerca da sua empresa.

Tratam-se dos contornos da experiência que sua marca se propõe a oferecer.

Por isso, quanto melhores, mais fácil o cliente aderir à proposta da sua empresa e aos recursos e benefícios do seu produto ou serviço.

Para criar uma marca de sucesso, porém, é preciso de estratégia. Neste conteúdo, você aprendeu o passo a passo para alcançar esse objetivo!

Agora, que tal entender ainda mais sobre gestão da sua empresa e conferir dicas valiosas para conseguir melhores resultados? Siga lendo os conteúdos do Blog Eleve.

Aliás, você pode aproveitar e conhecer agora mesmo o programa Empreenda Rápido, criado para ajudar os futuros empreendedores que estão prontos para tirar as suas ideias do papel.

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