como criar nome de empresa

Como criar nome de empresa: separamos 5 dicas para você!

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 14 abril, 2021

O Brasil registrou a abertura de 98,1 mil micro e pequenas empresas nos primeiros dois meses de 2021, segundo informações levantadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Considerando este cenário, um dos aspectos-chave para quem está começando um negócio é entender como criar nome de empresa de forma adequada, a fim de despertar a curiosidade do público-alvo para conhecer o empreendimento e adquirir os produtos e/ou serviços que oferece.

O próprio Sebrae indica que o nome ideal é aquele que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito. Aliás, a pronúncia e a escrita simples podem ser boas aliadas para o reconhecimento rápido da empresa pelos potenciais clientes.

Isso significa que, já na escolha do nome, é preciso trabalhar no branding do seu negócio. Ou seja, estabelecer um posicionamento que transmita às pessoas os valores ou atributos do empreendimento – como confiança, agilidade ou comodidade – e, ao mesmo tempo, o faça se destacar frente aos concorrentes.

Para facilitar este processo, separamos algumas dicas para você que procura a resposta para a pergunta: como criar nome de empresa? Acompanhe a seguir!

1. Faça alguns questionamentos simples

Antes de mais nada, você precisa reunir algumas informações fundamentais sobre a empresa que está criando. Aqui dá para levantar também alguns questionamentos simples que podem ajudar na definição de um nome. Pergunte-se:

  • Quem é a persona da minha empresa? Onde mora? Que idade tem? Qual o seu grau de escolaridade, profissão, estado civil etc.?
  • Quais características do meu público-alvo se destacam? Do que gosta? Como se diverte? Quais causas defende? Por quem é influenciado?
  • O que quero que meu estabelecimento transmita para este público?
  • Como o meu negócio se diferencia da concorrência?
  • Que palavras remetem à minha empresa?
  • Qual o melhor termo para descrever o que ofereço?
  • Há algum padrão de nome para empresas como a minha no mercado?

Ao responder a essas perguntas, você já terá um norte para criar o nome da sua empresa.

2. Considere os valores e características da empresa

Como falamos antes, refletir os valores da empresa na hora de optar por um nome é importante para a construção do posicionamento da marca.

Além disso, pode ser uma boa ideia escolher um nome que ajude o seu potencial cliente a identificar prontamente que tipo de produto ou serviço a empresa oferece. Por exemplo, uma hamburgueria chamada ‘Casa do Hambúrguer Artesanal’ deixa claro o que o consumidor encontrará no estabelecimento.

Assim, é possível aumentar a identificação da marca com o produto e, principalmente, não deixar o cliente que ouve o nome do negócio sem mais detalhes ficar se perguntando a que ramo ele pertence.

3. Faça um brainstorming

O brainstorming é uma prática que consiste em reunir várias ideias para selecionar a melhor, ou as melhores. Se você está lendo este artigo para entender como criar nome de empresa, a dica aqui é reunir pessoas que estejam a par do seu negócio – sócios, colaboradores ou até mesmo amigos – e proporcionar um ambiente receptivo para todas as ideias que surgirem. 

4. Reúna opções simples e fuja de modismos

Tendo em mãos os nomes propostos durante a sessão de brainstorming, veja quais opções:

  • São nomes curtos, diretos e originais;
  • Diferenciam sua marca da concorrência;
  • São fáceis de lembrar;
  • Criam identificação com o público-alvo;
  • Não têm possibilidade de dupla interpretação;
  • Não estão enquadradas em modismos passageiros (como jargões, memes, personagens de novela etc.);
  • São fáceis de entender e pronunciar.

 

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5. Registre o nome da empresa

Um passo importante quando você está se questionando como criar nome de empresa é se certificar de que não existe outro estabelecimento com o mesmo nome que o seu. Para tanto, você pode pesquisar se o nome escolhido nas etapas anteriores já possui registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O órgão é responsável por regular o registro de patentes e marcas.

Também é recomendável verificar se o nome eleito possui um domínio na internet, pois algumas marcas podem não estar registradas, mas ter um domínio com o nome que você deseja empregar na sua empresa. Por isso, vale fazer uma checagem em sites de registro de domínios, como GoDaddy e Registro.br.

Verificou e viu que o caminho está livre para você criar o nome da sua empresa? Então, vá em frente! Faça o registro o quanto antes e comece a trabalhar em estratégias de marketing para o negócio.

Gostou deste artigo? Temos vários outros conteúdos que podem ajudar a sua empresa a crescer. Que tal dar uma lida neste guia completo de fluxo de caixa que preparamos? Aproveite o conteúdo para começar o seu negócio com o pé direito!

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