cadastrar empresa no google impulsiona os negocios

Como cadastrar empresa no Google? Veja passo a passo completo

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 25 março, 2022

Não tem como ignorar a força das vendas por meio de e-commerces e marketplaces no cenário atual, não é? Por isso, saber como cadastrar empresa no Google é fundamental para manter o seu negócio competitivo e atrair mais clientes.

Afinal, se antes o endereço comercial era uma grande preocupação e diferencial para conseguir mais clientes, hoje, o principal caminho para chegar nos consumidores é o Google. 

Para se ter uma ideia, somente em 2021, 88% dos brasileiros utilizaram o buscador para fazer alguma pesquisa online.

E desse número, 70% do público tinha a intenção de fazer alguma compra durante as buscas, como mostra uma pesquisa feita pela agência de SEO Hedgehog Digital.

Fazer o cadastro da sua empresa no Google aumentará sua visibilidade de forma gratuita, aumentando as oportunidades de venda e marketing.

Se você deseja aprender o passo a passo de como cadastrar empresa no Google, siga a leitura e tire suas dúvidas em nosso guia completo.

Quais são as vantagens de cadastrar empresa no Google?

Quem nunca ouviu alguém dizer para “dar um Google” diante de uma dúvida?

O buscador, atualmente, possui tamanha relevância na rotina dos brasileiros que virou sinônimo de um lugar em que você encontra a resposta para tudo.

E da mesma forma que as pessoas buscam o site para pesquisar sobre receitas, pequenos consertos para casa e curiosidades sobre seus artistas, elas também utilizam o buscador para pesquisar preços e realizar compras online.

Essa, por si só, já é uma enorme vantagem de cadastrar empresa no Google, não é? Mas os benefícios não param aqui. Listamos abaixo os principais motivos para você se cadastrar no Google Meu Negócio.

empreendedor aprendendo cadastrar empresa no google

Ganhe mais visibilidade gratuitamente

O Google é a plataforma de pesquisa na internet mais utilizada no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Semrush, o Google é a ferramenta de pesquisa na internet mais utilizada nos Estados Unidos, com 75% de todos os acessos.

Além disso, outra pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital revela que 93% dos brasileiros fizeram alguma busca no Google nos últimos 12 meses por meio de seus smartphones.

Só com esses números já é possível ter uma noção do tamanho da empresa e do quão importante é ter a sua loja indexada nessa ferramenta de busca.

São milhões de usuários diários fazendo os mais variados tipos de pesquisa.

Portanto, ao cadastrar empresa no Google gratuitamente, você irá aumentar a visibilidade do seu negócio como um todo, pois mais pessoas irão encontrar a sua solução ao fazer pesquisas na plataforma.

Atraia mais clientes

Toda a visibilidade gerada por colocar o seu negócio no Google certamente vai atrair mais clientes, inclusive se a sua empresa operar em uma loja física.

Basta pensar na hegemonia da ferramenta do Google Maps, que mostra as lojas e locais mais próximos das pessoas no dia a dia.

Se a sua loja física for indexada no Google, pessoas utilizando a ferramenta de mapas também vão encontrar o seu estabelecimento mais facilmente.

Construa uma boa reputação digital do negócio

A grande maioria das pessoas utiliza o Google diariamente por um motivo: a empresa está há muitos anos no mercado e já conquistou uma reputação muito forte.

Por isso, empresas que estão indexadas na plataforma também recebem um pouco desse prestígio e passam a ser mais valorizadas na mente do público geral.

Empresas que estão cadastradas no Google são mais facilmente encontradas pelos consumidores. Isso aumenta a comodidade para os seus clientes e melhora a reputação da empresa como um todo no fim do dia.

Aumente as interações com o público

Uma vez que o seu negócio esteja indexado no Google, é possível interagir com os clientes a partir da própria plataforma de pesquisa.

Os usuários podem deixar comentários, avaliações e até mesmo dúvidas que você pode responder e que irão ficar disponíveis para outras pessoas verem e compartilharem.

Acompanhe métricas e desempenho com o Google Insights

Por fim, uma das principais vantagens de cadastrar empresa no Google está na possibilidade de acompanhar as métricas de desempenho da sua empresa na plataforma.

O Google oferece uma ferramenta chamada Google Insights, que fornece tabelas e gráficos instantâneos e intuitivos que vão te ajudar a entender os dados e tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

Com esses dados, você pode avaliar a necessidade de uma campanha de marketing mais agressiva, o desempenho do seu negócio na plataforma em relação aos concorrentes e até mesmo identificar problemas que podem ter passado despercebidos. 

O que é o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma ferramenta gratuita que vai te ajudar a gerenciar a presença da sua empresa na internet.

Colocando em outros termos, ela vai te apoiar a entender como a sua empresa aparece nas pesquisas do Google e do Google Maps.

Por meio do Google Meu Negócio, é possível divulgar informações sobre a sua empresa, como nome, local e horário de funcionamento, adicionar fotos, responder a comentários de clientes e saber como as pessoas estão procurando pelo seu produto na web.

Como o Google Meu Negócio funciona?

O Google Meu Negócio funciona como uma ferramenta de gestão de informações da sua empresa na plataforma de pesquisa. 

Trata-se de um diretório gratuito e gigantesco de empresas e que permite que as companhias anunciem de graça no Google em situações como páginas de pesquisa e no Google Maps.

Por isso, quando estamos falando em ferramentas de marketing digital para pequenos empreendimentos, esta é uma possibilidade que não pode ser deixada de lado.

Você e a sua empresa conseguirão ter um contato melhor com o seu público. Afinal, como vimos nos tópicos anteriores, mais de 90% dos brasileiros usam o Google.

Confira a seguir as principais informações que você pode destacar para os seus clientes por meio do Google Meu Negócio:

  • localização no Google Maps – as pessoas vão poder saber o seu endereço e traçar rotas para o seu estabelecimento. Além disso, se você quiser, o cliente poderá até mesmo fazer um tour virtual pela sua loja;
  • fornecer opções de contato – com o Google Meu Negócio, você pode fornecer para os seus clientes as opções de contato com a sua empresa, como e-mail, telefone e site. O mais legal é que, se um usuário fizer a busca por meio do smartphone, ele poderá fazer uma ligação a partir do próprio buscador;
  • exibir os horários de funcionamento – além de mostrar a localização e opções de contato, o Google Meu Negócio vai permitir que os clientes saibam o horário de funcionamento da loja física e os horários de maior movimentação;
  • expor notas e comentários dos clientes – a partir dessa ferramenta, clientes podem fazer avaliações, comentários e até mesmo colocar dúvidas. Você pode responder a esses clientes e aumentar a interação com o público;
  • mostrar fotos internas da empresa – por meio do Google Meu Negócio, é possível mostrar para os clientes como é seu estabelecimento por dentro, para que eles tenham uma ideia de como é o local antes de se deslocar até lá. Empresas que fazem esse tipo de ação conseguem ainda mais credibilidade perante o público;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais – por fim, é possível aumentar a visibilidade das outras redes sociais da sua empresa, como a página no Instagram ou Facebook.

Como cadastrar empresa no Google? Confira o passo a passo

Agora que já conhecemos os benefícios de cadastrar empresa no Google, é hora de concretizar essa ideia. Vamos ao passo a passo:

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O primeiro passo para cadastrar a empresa no Google é criando uma conta no Google Meu Negócio. Para isso, basta acessar o site e criar uma conta. 

Antes de clicar para fazer o cadastro, é importante verificar se sua empresa possui todos os requisitos e está qualificada para ter um perfil.

O buscador possui uma página com todas as diretrizes para representar sua empresa.

Em resumo, se você possui um local físico para os clientes visitarem ou atenderem no endereço deles, você pode ter uma conta para ter perfil no Google.

É importante ressaltar que a plataforma também considera algumas exceções de empresas sem endereço físico para atendimento ao cliente, como as cozinhas virtuais com atendimento focado em delivery, conhecidas também como Dark Kitchens ou Ghost Kitchens.

Agora vamos ao passo a passo:

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio;
  2. Clique em “Gerenciar agora”;
  3. Faça login com a sua conta no Google.

Preencha o formulário com as informações da sua empresa

Após fazer o login com sua conta, você será direcionado para fazer o preenchimento de um formulário com as informações da sua empresa.

Você deve inserir:

  • nome da empresa;
  • endereço;
  • após inserir o endereço, será solicitado a marcação do local da empresa no mapa;

Caso você tenha uma empresa que atende no local do cliente, você deverá seguir etapas adicionais, marcando a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”.

Você também terá a opção de ocultar o endereço, mostrando apenas a região de atendimento. 

Depois de definir o endereço, prossiga com o preenchimento das informações, definindo a área de entrega, categoria de negócios, telefone e URL do site.

Clique em continuar para concluir a inscrição e confirmar o seu vínculo com o negócio cadastrado.

Faça a verificação da sua página

Fazer a verificação da página é necessário para que você possa editar e gerenciar a sua página no Google.

Para isso, será solicitado que você escolha um meio de verificação, que é por onde o Google confirma que você é o proprietário ou um representante autorizado.

Existem três formas de verificação mais comumente utilizadas. São elas:

  • por telefone: o Google entra em contato por telefone para confirmar as informações cadastradas. A ligação é feita para o número que você informou no cadastro do seu estabelecimento;
  • via Correios: o Google manda uma carta com um código impresso para o endereço que você informou ao cadastrar o estabelecimento. Depois de receber a carta com o código de verificação, você deve voltar para o google.com.br/business, fazer o login, clicar em Verificar local no Menu (ou no botão Verificar Agora) e, em seguida, seguir as instruções para inserir o código de verificação do seu cartão postal;
  • verificação em massa: caso você queira verificar 10 ou mais locais no Google, é possível solicitar a opção de “verificação de locais em massa”. 

Como cadastrar empresa no Google Maps?

Para fazer o cadastro da empresa no Google Maps, primeiro é necessário fazer o seu login no site, que você pode acessar por meio deste link.

Em seguida, você pode adicionar a sua empresa na ferramenta de 3 maneiras:

  1. Digitando seu endereço na barra de pesquisa, à esquerda, no Perfil da empresa, clique em “Adicione sua Empresa”;
  2. Clique com o botão direito em qualquer lugar do mapa e, em seguida, clique em “Adicione sua Empresa”;
  3. No canto superior esquerdo, clique no menu e vá até a opção “Adicione sua Empresa”.

A partir daí, basta seguir as instruções exibidas na tela para continuar com o cadastro.

E como reivindicar sua empresa no Google Maps?

Muitas vezes, a loja física da sua empresa pode até mesmo já estar cadastrada no Google, mas você simplesmente ainda não fez a reivindicação.

Se esse for o seu caso, basta entrar no Google Maps e seguir o seguinte passo a passo:

  • Na barra de pesquisas do Google Maps, insira o nome da empresa;
  • Clique no nome da empresa e escolha o correto;
  • Clique em “Reivindicar esta empresa” e, em seguida, em “Gerencie agora”;
  • Caso queira escolher outra empresa, clique em “Sou proprietário ou gerente de outra empresa”;
  • Selecione uma opção de verificação e siga as etapas descritas na tela.

Dicas para ter sucesso ao cadastrar sua empresa no Google

Cadastrar empresa no Google é o primeiro passo para conseguir uma boa presença online. Mas não basta apenas fazer o cadastro e nunca mais atualizá-lo. Existem formas inteligentes de usar essa ferramenta gratuita, veja:

Certifique-se de atualizar as informações sobre o negócio

Uma das dicas mais fundamentais para ter sucesso ao cadastrar sua empresa no Google é manter as informações da sua empresa sempre atualizadas.

Caso você tenha mudado de número, endereço ou até mesmo se alterou o horário de funcionamento, é essencial que essas informações estejam atualizadas.

A grande maioria das oportunidades online são perdidas não por conta de estratégias ruins, mas pela desatualização das informações na conta do Google Meu Negócio.

Portanto, fique de olho no:

  • horário de funcionamento da empresa;
  • endereço físico;
  • número de telefone;
  • categoria da sua loja;
  • website;
  • fotos.

Compartilhe fotos do dia a dia da empresa

As fotos do seu estabelecimento e do dia a dia da sua empresa são uma importante ferramenta de marketing de maneira geral. 

Você pode (e deve) utilizar as imagens para manter os seus clientes informados e para mostrar o que você tem de melhor para oferecer.

Portanto, busque sempre dar preferência para imagens reais em detrimento de fotos de bancos de imagens. Isso vai dar mais credibilidade para a sua empresa.

Veja a seguir algumas dicas de fotos para colocar no Google Meu Negócio:

  • fotos da parte externa da empresa: essas fotos vão ajudar os seus clientes a reconhecerem o local quando estiverem indo até lá pela primeira vez;
  • fotos da parte interna da empresa: essas fotos irão ajudar os clientes a sentirem a atmosfera do local antes da visita. Tente capturar fielmente como é estar dentro do estabelecimento e explore ângulos e detalhes que capturam a essência do local;
  • fotos dos produtos vendidos: essas fotos ajudam os clientes a terem uma ideia melhor dos produtos que você oferece. Por isso, tente priorizar as fotos dos produtos mais procurados no seu estabelecimento;
  • fotos da equipe: essas fotos ajudam a mostrar o lado humano da sua empresa. Por isso, buscar por opções menos formais e mais descontraídas é uma ótima forma de humanizar a sua empresa.

Responda as avaliações dos clientes

homem responde avaliação de clientes depois de ver cadastrar empresa no google

Os seus clientes têm a possibilidade de avaliar o seu estabelecimento a partir das ferramentas de avaliação online, que são exibidas no seu perfil sempre que alguém visita a sua conta.

É possível utilizar esse recurso ao seu favor para fazer marketing boca a boca na web para que mais e mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.

Além disso, ao responder os comentários, você mostra para o público existente e em potencial que você os valoriza.

Diversas pesquisas mostram que os consumidores são mais propensos a comprar de empresas que respondem seus clientes regularmente, pois isso aumenta a credibilidade do estabelecimento. Portanto, tente sempre responder os comentários.

Dúvidas frequentes sobre como cadastrar empresa no Google

Veja outras dúvidas que os empreendedores possuem em relação a cadastrar empresa no Google Meu Negócio:

É possível usar vídeos no Google Meu Negócio?

Sim. Além de fotos, também é possível enriquecer o perfil da sua empresa no GMN com vídeos. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. faça o login no GMN;
  2. clique em “Editar as informações da sua empresa”;
  3. depois, vá até “Gerenciar fotos e vídeos do perfil” e em “Gerenciar fotos ou vídeos no seu Perfil da empresa”;
  4. depois, escolha as fotos ou vídeos que deseja inserir e confira se eles estão dentro das políticas de conteúdo aceitas pela plataforma e faça o upload.

Após fazer o upload, o Google fará a análise de mídia para garantir que estão dentro das políticas que eles regulamentam.

Os status que devem aparecer são:

  • pendente: não aparecem nas pesquisas do Google e nem no Google Maps caso o perfil da sua empresa não esteja verificado, se a mídia estiver em processamento ou estágio de upload;
  • não aprovada: acontece caso a plataforma identifique que a mídia viola as políticas do site, portanto, não ficará disponível nas buscas;
  • ativa: os vídeos e fotos estão disponíveis para os clientes na pesquisa e no Maps.

Perfil da empresa duplicado no Google Meu Negócio (GMN): O que fazer?

Durante o cadastro da empresa no GMN, você deve digitar o nome da empresa. Nesse momento, a plataforma deverá mostrar uma lista de empresas em preenchimento automático.

Se a sua empresa estiver aparecendo duas vezes, isso significa que o seu negócio está aparecendo com duas ou mais contas no Google.

Em alguns casos, isso ocorre por conta de se tratar de filiais, mas em alguns casos pode ocorrer como duplicata do mesmo endereço.

Se isso acontecer, você deve acessar o Google Maps e pesquisar pela sua empresa.

Observe no resultado quais das opções que aparecem em que as informações estão mais completas e relevantes.

Dê preferência na opção que conta com mais fotos e comentários.

Após fazer essa verificação, volte ao GMN e cadastre a empresa escolhida seguindo os passos informados pela ferramenta.

O próximo passo deve ser deletar o local duplicado.

Para isso, basta acessar o Google Maps, encontrar e selecionar a empresa duplicada e clicar em sugerir mudança > remover este local > motivo da remoção (lugar duplicado) e, por fim, enviar a solicitação.

Conte com as soluções da Eleve para aumentar as vendas da sua empresa

Obter o cadastro da sua empresa no Google é elevar ainda mais as possibilidades de sucesso, e o melhor: de forma gratuita!

Mas além das portas que se abrem por meio do cadastro do perfil do seu negócio no Google, existem outras soluções que vão impulsionar suas vendas a partir da economia de tempo e dinheiro.

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Conclusão

Viu como o passo a passo para cadastrar empresa no Google Meu Negócio é simples? Em poucos minutos, e de forma gratuita, você consegue colocar sua empresa como uma opção nas intenções de busca de seus potenciais clientes.

Uma das principais vantagens desse cadastro é ganhar mais visibilidade e conseguir obter uma interação maior com o público, já que com esse perfil é possível utilizar vídeos e fotos, responder a comentários e avaliações dos clientes.

Para as empresas que estão buscando aumentar o faturamento com as vendas locais, essa é uma ótima oportunidade, já que as pessoas podem encontrar seu negócio também pelo Google Maps.

Como dica final, ressaltamos a importância de manter esse perfil atualizado. Não se esqueça de deixar o endereço, telefone, sites e demais informações sempre atualizadas.

Também é importante responder às dúvidas, avaliações e compartilhar fotos e vídeos, para despertar ainda mais o interesse de compra dos clientes.

Se você gostou de aprender sobre como fazer o cadastro no Google, continue lendo sobre dicas de vendas aqui em nosso blog.

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