blockchain

O que é blockchain e por que é importante para o profissional de contabilidade?

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 28 agosto, 2020

O termo blockchain se tornou conhecido mundialmente nos últimos anos. Desde 2013, quando as transações com bitcoins tiveram um boom no mercado, passamos a vê-lo cada vez mais. Trata-se de uma tecnologia que registra movimentações virtuais em várias partes do mundo. É importante que você entenda como ela funciona, pois esta inovação disruptiva tem mudado a forma de se fazer negócios nos mais diversos setores.

O blockchain une tecnologia e finanças. Mas, a sua vantagem é que ele pode otimizar outros processos além dos financeiros. Com uma estrutura de alta segurança, há um grande potencial de a tecnologia ajudar, por exemplo, nos processos contábeis, facilitando o trabalho dos clientes e dos contadores.

O número de empresas convencionais que aceitam o blockchain como forma de pagamento tem crescido. Diante disso, os profissionais de contabilidade que atendem a estes negócios precisam incorporar as transações com criptomoedas nos processos contábeis que realizam.

Segundo a Pesquisa Global 2018 da PwC, a preparação para o uso do blockchain nos negócios está caminhando com rapidez: 84% dos executivos respondentes afirmaram que as empresas já tinham algum tipo de envolvimento com o sistema de registros.

Ainda que a contabilidade digital não sinta o impacto do blockchain de forma generalizada, é necessário estar pronto para se adequar a esta tecnologia. O contador do futuro deve estar aberto à inovação e alinhado às tendências do mercado.

Se você e os seus clientes ainda não conhecem o blockchain, é hora de começarem a se preparar para esta nova forma de registrar as informações. Acompanhe!

O que é blockchain?

Criado inicialmente para dar suporte ao desenvolvimento do bitcoin, a moeda digital, o blockchain é uma tecnologia que mantém registros de transações, documentos e informações. Atua como um livro-razão, que guarda todos os registros dos clientes. A partir desta tecnologia, é possível atualizar os métodos de faturamento, documentação e processamento de pagamentos de tributos para empresas de diferentes segmentos.

Cada registro feito recebe uma chave criptografada e é armazenado cronologicamente, em forma de blocos, junto a outras transações. Todos os usuários do blockchain mantêm cópias dos blocos, ou seja, a informação não fica arquivada apenas em um local, mas em uma grande rede pública.

Por ser criptografado, o blockchain facilita o gerenciamento dos critérios de segurança. Além disso, reduz a possibilidade de erro durante uma auditoria. Em algumas partes, este processo de auditoria é, inclusive, automatizado.

Como a informação fica disponível para todos, qualquer pessoa pode verificar e auditar cada uma das transações que são registradas, sem necessidade de um intermediário. 

Tudo o que é registrado nesta cadeia de blocos tem a sua autenticidade garantida. Não é possível fazer qualquer tipo de alteração, violação, exclusão ou falsificação nos registros. E é este conjunto que faz a tecnologia ser promissora no mundo dos negócios e da contabilidade, pois torna as transações mais transparentes e seguras. Elimina riscos de fraude e sonegação.

Esta tecnologia pode ser uma grande aliada dos sistemas de gestão que você já usa no dia a dia.

Como a tecnologia blockchain pode afetar os meus clientes?

O uso do blockchain pode ser benéfico para os seus clientes quando é aplicado a processos burocráticos. Por funcionar em tempo real e proporcionar agilidade nas transações, a aplicação do blockchain nas empresas otimiza o tempo disponível dos colaboradores.

Desta maneira, o foco poderá ser redirecionado para outras áreas que exigem mais criatividade e dedicação tanto de empreendedores quanto de seus parceiros.

Além disso, a tecnologia é uma aliada na redução de riscos: os controles feitos em papel passam a ser digitais e são armazenados nestes blocos seguros. Neles, é impossível perder informações ou fazer qualquer tipo de violação nos registros.

Pensando na parte financeira das empresas, o uso de criptomoedas e do blockchain permite transações em tempo real. Isso faz com que a espera para que o dinheiro chegue na conta bancária ou a demora para que os bancos processem operações não sejam mais um problema para o negócio.

Novos processos que podem ser otimizados pelo blockchain ainda estão em constante descoberta. Ou seja, os seus clientes podem olhar para as especificidades de seus negócios e ainda encontrarem novas formas de implementação da tecnologia. Lembre-se: independente de qual seja a tecnologia, é importante educar os seus clientes para que eles estejam por dentro das novidades.

Quais são as mudanças para a contabilidade?

Com esta inovação, os papéis da contabilidade e da auditoria começam a evoluir ainda mais. Se os registros contábeis são armazenados de forma muito mais segura e longe da possibilidade de violação, o trabalho dos contadores será voltado para a mediação, certificando que os dados corretos estão sendo registrados.

O uso do livro-razão se tornará obsoleto, já que todas as informações estarão armazenadas digitalmente, com total integridade dos registros financeiros realizados. Depois de registradas no blockchain, as informações não podem ser alteradas. Quando for necessária alguma correção, ela terá que ser feita posteriormente, mas ficará registrada de forma mais transparente para todos.

Esta forma de armazenamento de dados também elimina a necessidade de ambas as partes fazerem registros da transação em seus próprios sistemas, já que a informação é compartilhada.

Não é preciso se preocupar, pois as informações financeiras no blockchain não podem ser hackeadas, ou seja, não haverá nenhum tipo de mudança não autorizada nos registros do seu cliente.

Outro benefício poderá ser observado quando os órgãos governamentais começarem a reconhecer o valor legal das informações registradas no blockchain: os processos como o de abertura de empresas, formalização de contratos e autenticação de documentos, por exemplo, serão cada vez mais ágeis.

Como me preparar para esta tecnologia?

É preciso que, como profissional de contabilidade, você já comece a se preparar para a adoção de novas tecnologias e ferramentas, e esteja mais aberto para as mudanças. Não é preciso abandonar de uma vez os processos tradicionais. Mas, conhecer novas formas de executar o seu trabalho pode ser um diferencial competitivo e ainda trará a possibilidade de ajudar os seus clientes a desenvolverem também os negócios.

As grandes empresas multinacionais de serviços de auditoria e contabilidade já estão desenvolvendo pesquisas sobre a aplicabilidade do blockchain nos processos contábeis, ou seja, há a possibilidade de que as mudanças no setor não demorem muito a chegar.

Se você já estiver capacitado, será mais fácil para repassar aos seus clientes os benefícios que este sistema pode trazer para os processos. Enquanto isso, não deixe de indicar bons sistemas de gestão que ajudem a armazenar todas as informações.

Existem cursos presenciais e online disponíveis no mercado, que visam a esclarecer sobre os conceitos básicos da cadeia de blocos e que são suficientes para expandir os seus conhecimentos. Você não precisa se tornar um especialista em blockchain — o recomendável é se preparar para que você e o seu cliente não sejam pegos de surpresa quando esta inovação finalmente estiver em alta no setor contábil.

Eleve a sua empresa

Gostou deste artigo? Conheça também as nossas soluções tecnológicas para elevar as vendas e a gestão dos negócios!

E, claro, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog, que é sempre atualizado com conteúdos relevantes para empreendedores e profissionais que administram (ou prestam serviços administrativos) para empresas.

bitcoin criptomoeda sistema de gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *