Análise SWOT: O que é, como fazer e exemplo prático

Equipe TOTVS | NEGÓCIOS | 18 julho, 2023

Imagine o seguinte: você está no comando do seu negócio, traçando um curso rumo ao sucesso. Navegar no cenário em constante mudança do mercado atual pode ser como explorar um território desconhecido, mas é aí que entra a análise SWOT.

A ferramenta serve como uma bússola para guiar a sua empresa em qualquer momento, fornecendo uma visão ampla e clara dos caminhos a seguir com base em dados concretos.

Com ela, é possível avaliar a situação atual da organização, bem como os fatores internos e externos que impactam no sucesso e, a partir disso, tomar uma decisão acertada.

Neste post, você confere um guia prático que vai da explicação do conceito até o passo a passo de como fazer a análise SWOT e um exemplo especial para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Continue a leitura para conferir!
trial eleve gestão

O que é análise SWOT?

Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para mensurar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma empresa, produto ou projeto.

O acróstico SWOT é uma abreviação das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português, o conceito é conhecido como análise FOFA. 

Na prática, é uma avaliação que ajuda você a entender em quais pontos sua empresa está indo bem, onde ela pode melhorar e como ela se encaixa no cenário de mercado existente.

Acredita-se que a metodologia surgiu em 1960, desenvolvida pelo consultor e especialista em gestão organizacional Albert Humphrey, que trabalhava na Universidade de Stanford na época. 

Para que serve a análise SWOT?

O método SWOT ajuda você a identificar o que precisa ser ajustado no seu negócio, quais oportunidades você pode aproveitar e também a antecipar problemas e, principalmente, se preparar para lidar com eles.

Pense nisso como um check-up da saúde empresarial.

Assim como você visita um médico para entender melhor sua saúde, a análise FOFA ajuda você a entender o seu negócio, proporcionando uma visão detalhada do momento atual. 

Com essas informações, você pode criar um planejamento estratégico muito mais adequado, baseado nas necessidades e oportunidades identificadas, não em “achismos”. 

É uma ferramenta simples, mas poderosa, que pode fornecer insights para crescer e proteger seus negócios em um mercado competitivo.

Além disso, vale destacar que a metodologia é flexível e pode ser aplicada para empresas de diferentes portes e segmentos, tanto para visão geral do negócio como para avaliações de projetos ou produtos específicos. 

4 pontos de análise dessa ferramenta

pontos da análise swot

Para colocar a ferramenta em prática, é necessário entender os quatro pontos de análise da matriz FOFA, a fim de identificá-los da maneira correta. 

Entenda, a seguir, o que cada ponto deve avaliar e como eles podem contribuir para o seu planejamento, assim como para o desenvolvimento da organização como um todo. 

Forças

Esses são seus superpoderes de negócios. Talvez seu produto seja único ou seu atendimento ao cliente seja excelente: são pontos fortes da sua empresa, que podem diferenciá-la no mercado. 

Por exemplo, digamos que o dono de uma padaria é conhecido por seus deliciosos cupcakes sem glúten. Isso é uma força!

Essas forças podem ser exploradas para atrair e fidelizar consumidores, fortalecer a empresa no mercado e potencializar as vendas. 

Fraquezas

Essas são áreas em que sua empresa pode estar enfrentando dificuldades. Talvez sua marca ainda não seja muito forte no mercado ou você não tenha uma presença online sólida. 

Usando nosso exemplo da padaria, talvez o local ainda esteja aceitando apenas pagamentos em dinheiro, o que pode ser uma desvantagem para muitos clientes em um mundo cada vez mais digital.

Com a avaliação, é possível traçar planos de ação para aprimorar os pontos mais fracos e elevar o nível do seu negócio. 

Oportunidades

As oportunidades são fatores externos que você pode aproveitar a seu favor, seja um investimento, uma tendência no seu nicho de atuação que pode render um aumento nas vendas ou a chance de lançar um novo produto. 

Pensando mais uma vez na padaria fictícia, essa oportunidade poderia ser uma demanda crescente por doces veganos ou uma grande empresa próxima procurando uma padaria para fechar parceria, por exemplo. 

Ao identificar essas possibilidades, você pode direcionar melhor os investimentos, as estratégias e inovações da empresa, com base em ações que realmente apresentam maiores chances de sucesso. 

Ameaças

Por fim, temos a análise de outros fatores externos, mas desta vez daqueles que podem representar algum tipo de perigo ou problema para a sua empresa.

No nosso exemplo fictício, isso pode ser desde uma nova padaria abrindo no mesmo bairro do negócio até os preços de ingredientes essenciais, como fermento, subindo no mercado.

Com a análise, é possível se preparar, criar ações preventivas e até mesmo entender como lidar com um cenário de crise de maneira eficiente, o que evita problemas mais graves e prejuízos para o negócio. 

Por que usar a análise FOFA em sua empresa?

A análise FOFA pode servir como um GPS para a sua empresa, indicando o melhor caminho a seguir na tomada de decisões para aproveitar os pontos fortes e as oportunidades, evitando ameaças e aprimorando fraquezas.

Com isso, essa metodologia impacta diretamente no planejamento estratégico da empresa. Portanto, contribui também para o sucesso do negócio. 

Em geral, os benefícios são inúmeros. Para citar alguns, aqui vai uma lista rápida:

  • ajuda na tomada de decisões;
  • auxilia na priorização de ações;
  • proporciona integração da equipe e setores;
  • gera um diagnóstico da situação atual da empresa;
  • ajuda a definir o planejamento estratégico da organização;
  • contribui para flexibilizar e adaptar as mudanças do negócio e do mercado.

O momento certo de aplicar a matriz SWOT no negócio

A ferramenta SWOT pode ser aplicada sempre que você precisar tomar uma decisão importante, como o lançamento de um novo produto, a condução de um novo projeto ou a definição de um investimento, por exemplo.

Essa matriz serve como base para guiar essas decisões, com informações concretas e reais sobre a situação atual do seu negócio. 

Por isso, não existe uma regra: você pode fazer a análise FOFA sempre que achar necessário

Como fazer análise SWOT?

como fazer análise swot

Muito além de avaliar os quatro pilares da matriz e entender para que serve a análise SWOT, é importante conhecer outros fatores que impactam no momento de avaliação e também devem ser considerados. 

Para que o processo de avaliação seja realmente eficiente e gere insights relevantes, você pode seguir os passos destacados a seguir.

Conte com a colaboração da equipe

A análise SWOT será mais completa se toda a equipe participar do processo. Afinal, pontos de vista diferentes trazem opiniões, ideias e soluções diferentes, o que enriquece a avaliação e ajuda a identificar os pontos negativos e positivos com maior facilidade. 

Reunir os colaboradores para um brainstorming é um bom primeiro passo para obter a visão de cada um sobre suas dificuldades e facilidades diárias, bem como sobre a percepção dos processos internos, fluxo de tarefas e cultura organizacional.

Avalie os fatores internos e externos

O próximo passo é analisar os fatores internos e externos que impactam a sua empresa de alguma forma, seja ela positiva ou negativa.

É hora de pensar nos quatro pontos do método SWOT: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Pense no que torna seu negócio único, no que você se destaca e o que o diferencia de seus concorrentes. Avalie também os pontos em que você sente maior dificuldade no dia a dia da organização e aqueles que podem ser aprimorados.

Isso também vale caso a análise seja aplicada em projetos ou produtos específicos. 

Aqui vai uma lista com algumas características e fatores que você pode analisar internamente:

  • localização do estabelecimento;
  • estratégias de marketing atuais;
  • recursos humanos, financeiros e materiais;
  • capacidade operacional e cultura organizacional.

Externamente, é possível avaliar:

  • relação com fornecedores;
  • posicionamento da marca no mercado;
  • perfil e comportamento do público-alvo;
  • desempenho e estratégias dos concorrentes.

Entenda se o projeto é viável

Com os dados coletados a partir da análise, você pode montar a sua matriz SWOT. Assim que ela estiver pronta, será mais fácil visualizar se o projeto é realmente viável para a empresa no momento atual.

A matriz pode indicar pontos que ainda precisam ser ajustados para que a ideia saia do papel e obtenha o desempenho desejado, assim como pode mostrar que não é o momento ideal para colocá-la em prática.

Ao tomar uma decisão pautada em uma avaliação detalhada, você tem uma visão mais clara do cenário e, com isso, pode garantir vantagem competitiva para a empresa.

Tire as ideias do papel

Depois de avaliar a possibilidade de tirar o projeto do papel, é hora de realmente partir para a prática e definir as estratégias necessárias para fazer a ideia acontecer.

Use as informações obtidas com a análise para desenvolver ações mais precisas, com base nas forças e oportunidades identificadas. 

Nesta etapa, é importante também estabelecer as medidas para aprimorar as fraquezas e mitigar as ameaças de forma eficiente. Tudo isso deve estar alinhado para que o projeto seja bem-sucedido. 

Reavalie suas estratégias com frequência

Você analisou fatores internos e externos, criou uma análise SWOT e definiu estratégias, mas é fundamental reavaliar essas ações com o passar do tempo. 

À medida que sua empresa evolui, o comportamento do público se altera e o mercado se desenvolve, você precisará reavaliar e adaptar suas estratégias. Por isso, lembre-se que a análise FOFA é um processo contínuo

Acompanhar os resultados, avaliar o impacto das ações implementadas e a movimentação do mercado é tão importante quanto fazer a avaliação inicial e criar um plano de ação. 

Exemplo de análise SWOT

exemplo de análise swot

Para trazer uma visão da análise SWOT na prática, vamos seguir com o exemplo da padaria, usando as identificações elencadas anteriormente, como as formas de pagamento limitadas e os novos concorrentes surgindo.

Conhecendo sua força em panificação sem glúten, Ricardo, dono da padaria, pode concentrar seus esforços de marketing em alcançar consumidores preocupados com a saúde. 

Reconhecendo a fraqueza em pagamentos digitais, ele pode começar a aceitar cartões de crédito, pagamentos móveis e PIX, por exemplo.

Identificando a oportunidade na crescente demanda por opções veganas, Ricardo pode considerar adicionar itens veganos ao seu cardápio, produzidos sem ovos e outros ingredientes de origem animal. 

Já para enfrentar a ameaça de uma nova concorrência, ele pode aumentar – ou criar – seu programa de fidelidade do cliente para garantir que os consumidores existentes continuem voltando.

Gerencie seu negócio com a Eleve!

A tecnologia é uma grande aliada não só no momento da análise SWOT, mas principalmente para implementar as ações que vão contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Para que as estratégias funcionem, é essencial que a gestão do negócio se mantenha alinhada e organizada. Nesse contexto, o sistema de gestão da Eleve entra para auxiliar com toda a tecnologia necessária para manter o controle financeiro da organização.

A plataforma reúne funcionalidades como controle do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e controle de estoque em um só lugar, tudo para facilitar o gerenciamento, trazendo agilidade no dia a dia da empresa.

Com isso, além de manter uma estrutura sólida para o crescimento da organização, você também consegue focar em pontos mais estratégicos enquanto as tarefas repetitivas são simplificadas com o uso da tecnologia. 

Conheça o sistema Eleve Gestão e otimize o controle financeiro do seu negócio! 

Conclusão

A análise SWOT, ou FOFA, é um ferramenta poderosa de gestão e planejamento, que traz insights relevantes para auxiliar na tomada de decisões.

Com ela, é possível avaliar fatores internos e externos que impactam diretamente no funcionamento – e também no sucesso – do seu negócio. A partir disso, você consegue direcionar suas estratégias com maior precisão.

Na prática, a metodologia serve como um guia e pode ser aplicada em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, assim como para analisar o potencial de diferentes situações.

Uma das dicas mais importantes para criar uma matriz eficiente e conseguir informações importantes durante a análise é contar com o apoio da equipe. 

Além disso, lembre-se de manter os pés no chão e considerar a realidade da empresa para não estabelecer metas desalinhadas a esse contexto atual.

Para entender como organizar melhor os processos e estruturar as ações necessárias definidas após a análise, leia também o nosso conteúdo especial com dicas de estratégias de vendas.

análise fofa análise swot matriz fofa matriz swot negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *