alterar dados do mei

Alterar dados do MEI: Descubra como fazer sem erro

Equipe TOTVS | MEI | 04 junho, 2021

Você que é microempreendedor individual, já teve a dúvida ou a necessidade de alterar dados do MEI e não soube como fazer ou se era possível? Aqui, a gente explica tudo!

O MEI é um programa que formaliza atividades específicas de alguns profissionais. 

Com isso, a pessoa passa a ter uma empresa reconhecida e apta a fazer negócios de maneira formal, com um CNPJ e a possibilidade de emitir notas fiscais, por exemplo.

No entanto, muito mais do que outras empresas, o MEI normalmente é composto de apenas uma pessoa — o próprio empreendedor!

Por isso, seu escritório ou ambiente de trabalho pode sofrer mudanças de maneira muito mais constante que outras organizações, com sedes já estabelecidas.

É o caso de profissionais MEI que trabalham em home office. E se ele ou ela decidir se mudar para um novo apartamento, mais próximo do centro, por exemplo?

O antigo endereço, que estava no cadastro do MEI, precisará ser alterado.

Esse é apenas um exemplo de mudança que as pessoas podem fazer em seu cadastro. Mas afinal, você sabe como alterar dados do MEI?

Neste conteúdo, a gente te explica o processo passo a passo!

Venha conosco e facilite sua compreensão sobre como realizar as mudanças e entenda o que não pode ser alterado.

É possível alterar os dados do MEI?

Sim, você pode alterar dados do MEI! O processo é realizado no site do governo, na seção de Empresas e Negócios.

Portanto, a alteração ou atualização de dados do MEI é feita de forma 100% online e gratuita.

Assim, caso você se encontre na posição de mudar de endereço ou mesmo de incluir uma nova atividade profissional, e precise alterar o cadastro do MEI, é possível realizar por meio da plataforma pública.
Nova call to action

Quais dados do MEI são permitidos alterar?

Existem alguns dados livres que você pode alterar desde a efetivação do MEI, conforme surgir a necessidade. São eles:

  • RG
  • E-mail
  • Ocupações
  • Capital social
  • Nome fantasia
  • Forma de atuação 
  • Telefones para contato
  • Endereços comercial e residencial

Viu só como são informações que realmente costumam ser atualizadas de tempos em tempos? É o caso dos endereços comercial e residencial, o telefone para contato e o capital social do MEI.

Isso porque existem alguns dados do MEI que você não pode mudar. Uma vez que os registre assim, eles permanecerão os mesmo para sempre.

Quais dados não são possíveis de alterar?

Agora, existem limitações quanto às alterações de dados do MEI. Campos que o próprio governo o proíbe de realizar mudanças, pois são informações essenciais e sensíveis ao seu cadastro. São elas:

  • CPF
  • Razão social
  • Nome da mãe
  • Data de Nascimento

Três desses dados são bastante compreensíveis: o CPF diz respeito à pessoa física responsável legalmente pela empresa, bem como sua data de nascimento e o nome de sua mãe.

O que sobra é a razão social. Mas… Por quê?

Por que não é possível alterar a razão social do MEI? 

A impossibilidade de alterar a razão social do MEI está relacionada ao fato dessa informação ser o nome real do seu negócio, impresso nas notas fiscais MEI emitidas e outros documentos relacionados à organização.

A razão social é o nome que acompanha o CNPJ da empresa, independente da modalidade em que se encaixa.

Desse modo, a razão social tem relação direta com o CPF da pessoa física por trás do MEI.

Ou seja, é uma informação vital, presente em contratos e documentações de todo tipo.

E o nome fantasia, por que é possível alterar? Bom, esse é basicamente o nome pelo qual sua empresa se apresenta ao público. É uma mera identidade de marca.

É necessário pagar algum valor para alterar os dados do MEI? 

Para alterar os dados do MEI, você não precisa pagar valor algum ao governo, prefeitura ou qualquer outro órgão. Basta acessar o site gov.br e realizar a atualização!

Claro, você pode contratar um contador ou o serviço de uma contabilidade para realizar essas alterações.

Porém, dado que o processo é bem simples, você pode fazer sozinho e de graça!

Quantas alterações é possível fazer no MEI?

Você quer mudar apenas uma informação do seu MEI ou várias? Afinal, há um limite? São questões pertinentes a esse processo e que vamos responder aqui. Veja só:

De acordo com o próprio gov.br:

É permitido efetuar, por dia, até 2 acessos para alteração dos dados do MEI, com no máximo de 8 eventos (campos) de alteração por vez no formulário.

Ou seja, por dia, o sistema permite a alteração de até 16 campos de informações do MEI, dividido em 2 acessos.

Exemplo: caso precise alterar 10 campos de informações/dados do CNJ MEI, no primeiro acesso, realize as alterações ou atualização de 8 campos, finalize o procedimento de alteração. Faça um novo acesso para alterar/atualizar os 2 campos restantes.”

Como alterar dados do MEI? Passo a passo completo 

Para alterar dados do MEI, basta seguir um passo a passo bastante simples. Você vai ver como o processo é tranquilo, acompanhe:

  1. Acesso ao gov.br (novo Portal do Empreendedor), na seção de “Serviços para MEI”.
  2. Clique no módulo “Atualização Cadastral de MEI”.
  3. Nessa página, você terá algumas opções em mãos: Solicitar, O que você pode alterar?, Ajuda e Recuperar a conta de acesso gov.br. Clique em “Solicitar”.
  4. Você vai precisar informar seus dados de acesso à conta única do gov.br, bem como o Código de Acesso ao Simples Nacional.
  5. Caso não tenha ou não se lembre do seu Código de Acesso, basta clicar no link (na palavra “aqui”) abaixo do campo de preenchimento para criar um novo. O processo é bem simples.
  6. Com o Código de Acesso em mãos, basta preencher o campo correspondente e avançar.
  7. Você vai ser direcionado para a página de atualização cadastral, onde poderá mudar ou atualizar alguns dados (os quais já indicamos acima no artigo).
  8. Após isso, você terá que validar alguns checkboxes ao fim do processo, no rodapé da página. É um processo padrão, apenas para afirmar que você está ciente das mudanças.
  9. Clique em Continuar para prosseguir.
  10.  Você terá acesso a uma tela de preview com as novas informações. Confira se está tudo correto e avance.
  11.  Ao fim, você será direcionado para uma nova tela. Recomendamos que clique no primeiro dos módulos que aparece em tela, na seção de “Próximos Passos” para emissão do CCMEI.

O CCMEI é um documento bastante importante, que permite entender a regularidade da empresa, servindo também como alvará de funcionamento da mesma.

É como um contrato social do MEI.

Alterar dados do MEI: Dúvidas frequentes

E agora, sabe tudo sobre como alterar dados do MEI? Antes de finalizar o conteúdo, vamos explorar um pouquinho mais sobre o assunto respondendo a algumas dúvidas frequentes de clientes e leitores.

Vamos conferir?

O que significa ocupação secundária do MEI?

A ocupação secundária do MEI são atividades que o microempreendedor realiza além da sua atividade primária.

Você pode ou não cadastrá-las, mas em geral elas são necessárias para tornar o seu cadastro ainda mais completo, prevendo algumas atividades que pode realizar no futuro — mas que não sejam, necessariamente, sua maior fonte de renda.

Quais são as atividades secundárias do MEI?

A lista de atividades secundárias do MEI é a mesma de atividades primárias.

O que acontece é que você deve escolher, obrigatoriamente, 1 dessas atividades como principal e, de maneira opcional, até outras 15 como ocupações secundárias.

Você pode conferir a lista de atividades no gov.br.

Como incluir atividade secundária no CNPJ MEI?

Para alterar, atualizar ou incluir atividades secundárias em seu MEI, basta seguir o passo a passo de modificação de dados do seu cadastro que passamos acima!

Você é livre para alterar tanto sua ocupação principal como as secundárias, de modo que melhor se encaixe em seu perfil corporativo.

Como o Eleve pode te ajudar?

Ufa, bastante coisa, certo? A gestão do MEI, apesar de aparentar ser mais simples, pode ser bastante carregada de detalhes.

Em seu dia a dia, é raro que o microempreendedor tenha tempo para alinhar tudo isso, cumprir com suas obrigações fiscais e se mantenha produtivo.

Por isso, que tal utilizar o Eleve Gestão?

O sistema, desenvolvido pela TOTVS, a maior empresa brasileira de tecnologia, foi criado especialmente para micro e pequenos empreendedores.

Ele é o sistema mais completo do mercado, possibilitando a automação do seu controle financeiro empresarial.

Assim, você que é MEI, tem mais tempo para focar em seu negócio!

Isso quer dizer que você pode emitir NF-es e NFS-es com poucos cliques e realizar todo controle de ordens de serviço de maneira otimizada.

Além disso, os módulos do sistema capacitam o controle do seu fluxo de caixa, bem como de seu estoque.

Dessa forma, você não perde informações importantes da sua empresa e pode sempre se manter atualizado, com estoque preparado para as demandas!

Conheça as funcionalidades e possibilidades do Eleve Gestão!
Nova call to action

Conclusão 

A gestão, seja para uma grande empresa como para um microempreendedor, é sempre um desafio. E alterar os dados do MEI pode ser uma tarefa bem complicada se você não sabe como realizar.

Felizmente, agora você entendeu tudo sobre o assunto em nosso guia sobre como alterar os dados do MEI e pode realizar as mudanças necessárias em seu cadastro!

Achou fácil? Teve alguma dificuldade? Tem alguma dica para outros colegas microempreendedores? Seja bem-vindo(a) a compartilhar nos comentários aqui embaixo!

E agora, que tal continuar aprendendo sobre gestão do seu negócio aqui no nosso blog? Então, aproveite para conhecer também as principais diferenças entre MEI e ME!

dados mei microempreendedor individual microempresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *