informacoes fiscais

Saiba como gerenciar as informações fiscais da sua empresa

Equipe TOTVS | LEGISLAÇÃO FISCAL | 20 janeiro, 2021

Para as micro e pequenas empresas brasileiras, é difícil manter organizadas todas as informações fiscais: são tantas obrigações a serem cumpridas e alterações na legislação, que se não houver bastante cuidado para armazenar os detalhes mais importantes, o seu negócio corre o risco de ser multado pelo fisco.

Ainda há o desafio de lidar com esse alto volume sem contar com uma grande equipe voltada apenas para o setor fiscal, ou de ter que repassar os dados para uma pessoa de fora da empresa, mas que é um grande parceiro dos gestores: o contador. Com tantos obstáculos, é preciso fazer a gestão das informações fiscais com atenção, garantindo que os dados repassados ao fisco são fiéis à movimentação do seu negócio ao longo do ano.

Para evitar complicações na hora de identificar, armazenar e transmitir as suas obrigações fiscais, você pode contar com a automação desses processos por meio de um sistema de gestão. Saiba mais a seguir!

Nova call to action

Quais são as vantagens do uso de um sistema de gestão?

Ter dados mais precisos sobre a operação do seu negócio e o cumprimento das legislações fiscais pode se tornar uma tarefa mais rápida e segura se você contar com o apoio de tecnologias como um sistema de gestão — principalmente se ele for de uso fácil, intuitivo e que possa ser acessado de qualquer lugar. Separamos para você as principais vantagens dessa solução!

Ajuda na organização e no arquivamento de dados

Fazer manualmente todo o processo de compra e venda, além de registrar as informações em um caderno podem ser fatores de muito risco para o seu negócio. Afinal, há a chance de errar algum dado por falha humana ou, até mesmo, perder todas as suas anotações.

“O que não se mede, não se gerencia” é uma famosa frase do consultor W. Edwards Deming que cabe muito bem para essa situação. Assim, o gerenciamento só é possível se o lançamento de dados for realizado da forma correta. Do contrário, a empresa nunca terá uma base confiável.

Facilita o cumprimento da legislação

Se o software estiver alinhado à legislação brasileira, será mais fácil para a sua empresa conseguir cumprir com as obrigações fiscais. É que os parâmetros de toda a solução já estarão desenvolvidos para que a sua empresa consiga transmitir corretamente os dados para o fisco.

Melhora o planejamento fiscal

Ter em mãos relatórios mais completos e dados mais precisos ajudarão você a entender melhor se a sua empresa está seguindo o regime tributário correto e evitar perder dinheiro pagando impostos que, talvez, sejam desnecessários. Você também terá uma melhor visão de quais tributações deverão ser pagas e em quais prazos — e o sistema de gestão ajudará você a se lembrar disso.

Viabiliza a auditoria

Para verificar se a sua empresa está cumprindo todas as obrigações fiscais, é preciso passar pela auditoria. Contar com um sistema de gestão para armazenar as suas informações é um grande facilitador na hora de passar por esse processo, já que todos os dados da empresa estarão centralizados em um só lugar e, com os processos automatizados e parametrizados da forma correta, as chances de ter alguma inconformidade detectada pelos auditores torna-se menor.

Como as soluções Eleve ajudam na rotina fiscal?

Você já notou que contar com um sistema de gestão faz toda a diferença para manter as informações fiscais organizadas e a ter dados cada vez mais confiáveis. Mas, na hora de fazer a aquisição, é importante avaliar se a solução realmente consegue atender a todas as demandas do seu negócio.

As soluções Eleve contam com softwares preparados para que você possa fazer o controle financeiro de todos os processos da sua empresa, desde o planejamento até a venda, de forma muito mais simples.

Emita notas fiscais de forma mais rápida e segura

Os sistemas Eleve ajudam o seu negócio a ter menos problemas relacionados às notas fiscais. Isso porque a solução já está pronta para atender a diferentes layouts de nota fiscal, com alinhamento total à legislação federal, de todos os estados brasileiros e dos municípios acima de 500 mil habitantes.

A emissão já ocorre de forma transparente e é enviada para o fisco sem a necessidade de intervenções manuais. O empreendedor que não tem um sistema automatizado precisa entrar no sistema da prefeitura ou do estado e fazer esse lançamento e essa emissão.

A facilidade para fazer os lançamentos e a emissão da nota fiscal também ajuda as lojas, os mercados e os restaurantes a evitarem filas, já que uma venda no software leva, no máximo, 7 segundos para ser processada da tela até a impressora.

Ganhe mobilidade e segurança

O sistema de gestão do Eleve é armazenado em nuvem e compatível com tablets e celulares. Isso dá muito mais mobilidade para toda a sua empresa, permitindo que você e a sua equipe possam analisar os dados de qualquer lugar, a qualquer hora e possam tomar decisões de forma mais rápida para evitar erros e outros problemas com a gestão fiscal.

Nova call to action

Uma solução em nuvem também traz muito mais segurança para o seu negócio, reduzindo as chances de perder alguma informação importante por problemas com o seu computador ou os arquivos. 

Tenha relatórios completos e seguros

Independentemente de onde você está, a sua tomada de decisão poderá se tornar mais simples se tiver à mão um relatório financeiro mais completo e com dados realmente precisos. Se você tem o apoio de um contador, também ficará muito mais rápida a transmissão de todas as informações fiscais para que ele possa cuidar dessa relevante parte do seu negócio.

Manter a conformidade fiscal pode ser uma tarefa difícil. No entanto, você viu neste conteúdo que é possível ter dados mais seguros e confiáveis contando com a ajuda de um sistema de gestão completo. Ficou interessado em saber mais sobre essa solução? Então, entre em contato conosco que vamos ajudar você a solucionar todas as suas dúvidas!

gestão fiscal regime tributário sistema de gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *