sistema de controle financeiro

Sistema de controle financeiro: como gerir as informações no dia a dia?

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 13 janeiro, 2021

A parte financeira dos negócios é, sem dúvidas, uma das principais dores de cabeça de qualquer gestor. Segundo o Sebrae, a falta de planejamento e de capital são alguns dos principais elementos que levam uma empresa, no Brasil, a encerrar as atividades. Por isso, é tão importante que os micro e pequenos empreendedores façam a gestão das informações financeiras e se organizem para manter a lucratividade de seus negócios.

Para facilitar nessa rotina, você pode contar com a ajuda de ferramentas que automatizam os seus processos e com soluções completas para acompanhar todos os relatórios mais relevantes para a sua empresa. Uma opção é utilizar um sistema de controle financeiro, com funcionalidades que atendem desde a geração de uma ordem de serviços até compras, e que alimentam o financeiro com os dados necessários para o seu controle.

Neste post, explicamos um pouco mais sobre como funciona uma solução de gestão para que você entenda que usar essa ferramenta pode ser uma alternativa simples e que traz muito mais praticidade para o seu negócio. Continue a leitura!

Benefícios de um sistema de gestão

As vantagens de um sistema de gestão se estendem para todos os tipos de negócios, independentemente do segmento em que você atua. Por isso, cada vez mais organizações estão aderindo a essas soluções. Confira!

Automatização de processos

Um dos principais benefícios que a sua empresa tem ao contratar uma solução de gestão é a possibilidade de automatizar diversas atividades realizadas por você e pela sua equipe. É possível eliminar de vez o uso de planilhas e anotações com um sistema de controle financeiro, o que reduz o risco de se cometer alguma falha e melhora a confiabilidade dos dados.

Troca de informações entre as áreas

As tecnologias de gestão também garantem uma inteligência de processos para o seu negócio. É que, para muitas empresas, manter um fluxo de informações pode ser uma tarefa complicada e, com o sistema de gestão, torna-se muito mais simples o compartilhamento de dados entre diferentes áreas.

Facilita a tomada de decisão

Também é possível melhorar a tomada de decisão. Afinal, você terá em mãos mais dados e relatórios com indicadores sobre o seu negócio. Essa é uma vantagem tanto para definir as medidas que precisam ser adotadas no curto prazo quanto para realizar o planejamento financeiro da sua empresa, alavancando os seus resultados.

Mobilidade

Existem no mercado sistemas de gestão que ficam armazenados em nuvem, ou seja, o acesso a todas as informações é feita online. Basta uma conexão com a Internet para conseguir acompanhar o dashboard financeiro completo e visualizar os seus relatórios, onde quer que você esteja e em qualquer dispositivo, desde notebooks a smartphones e tablets. Isso permite a identificação mais rápida de gargalos e a possibilidade de eliminá-los de forma mais ágil, evitando perdas financeiras.

Nova call to action

Conheça as principais funcionalidades

O Eleve Gestão oferece soluções para diferentes segmentos de negócios, a partir de um sistema completo para atender às necessidades da sua empresa. E você não precisa se preocupar: todo o produto foi desenvolvido para ser de uso fácil e intuitivo, sem termos que compliquem os seus lançamentos financeiros. Explicamos um pouco mais sobre as principais funcionalidades do sistema. Confira!

Ordem de Serviço

Essa funcionalidade do Eleve Gestão é muito utilizada por empresas prestadoras de serviços, que precisam fazer o controle total das atividades a serem realizadas, as que estão pendentes e as já finalizadas pela sua equipe. Assim, é possível cadastrar clientes e equipamentos, formas de pagamento e ainda receber um resumo em um dashboard completo de informações.

Faturamento

Permite a emissão da nota fiscal de produtos completamente adequada à legislação federal e estadual, além da nota fiscal de serviços, com modelos adaptados para mais de 322 municípios e para todas as capitais do Brasil. 

Financeiro

Para quem quer aproveitar o melhor de um sistema de controle financeiro para os negócios, essa é a principal funcionalidade. No Eleve Gestão, é possível fazer o fluxo de caixa avançado, ou seja, você pode gerenciar todas as informações sobre:

Também é possível configurar o recebimento de notificações via smartphone dos eventos financeiros mais importantes para o gestor, como informações de projeção.

Estoque

Permite fazer todo o controle de estoque da sua empresa, desde o cadastro de novos produtos até o inventário. Isso impacta diretamente o financeiro do seu negócio, já que, com essa área bem organizada e catalogada, é possível evitar a perda, o excesso ou a falta de mercadorias — três fatores que geram muitos custos para a organização.

Confira o episódio da série Descomplicando sobre o tema:

Compras

Nessa funcionalidade, você consegue não apenas realizar novos pedidos para os seus fornecedores, como também acompanhar todo o histórico de transações já realizadas. Com esses dados, é possível entender quais são os produtos que têm mais saída no seu negócio e fazer a negociação de valores com o seu fornecedor, o que é uma excelente forma de economizar.

Também é possível fazer a emissão das notas de entrada, com integração completa às outras funcionalidades, dando um relatório completo dos seus produtos e das movimentações desde a cotação até a venda para o cliente final.

Se você ainda enfrenta muitas dificuldades e não possui um sistema de controle financeiro, é importante contar com parceiros para ajudar a retomar a gestão dessa importante área do seu negócio. Antes de contratar qualquer solução, é preciso que você avalie se ela atende às suas necessidades e se conhece as especificidades do seu negócio.

Gostou deste conteúdo e ficou interessado em conhecer o Eleve Gestão? Entre em contato conosco agora mesmo, que vamos solucionar todas as suas dúvidas!

controle financeiro sistema de gestão tomada de decisao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *