pagamento online

Pagamento online: O que é, benefícios e melhores plataformas

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 12 janeiro, 2022

Com as inovações recentes do mercado (smartphones, 5G, Internet das Coisas e conectividade 24 horas por dia), não mudou apenas a forma que os consumidores compram, mas a maneira como eles pagam as coisas. É aqui que o pagamento online se destaca.

Cada vez mais, tanto negócios 100% online, como aqueles híbridos ou 100% físicos, estão buscando novas soluções para melhorar seu processo de vendas, reduzir custos e atrair novos clientes.

O pagamento online é uma dessas soluções, atendendo especialmente bem pontos de vendas, marketplaces e e-commerces.

Pensando em explorar as infinitas oportunidades do meio digital? Então você precisa conhecer mais sobre o pagamento online e as melhores plataformas do mercado, confira!

O que é e como funciona o pagamento online?

pagamento onlineO pagamento online é o tipo de transação que ocorre com uso de banda, por meio de uma troca de dados entre as empresas e seus clientes. Na prática, quando falamos de pagamento online, trata-se do mesmo que pagamento digital.

E como negócios físicos, como pontos de venda, podem utilizar métodos de pagamento online?

Muito simples: não se trata de uma meio específico de websites, redes sociais e lojas virtuais em geral.

O PIX, por exemplo, é um meio de pagamento online que pode ser utilizado tanto em pontos de venda, padarias e postos de gasolina, quanto em e-commerces.

O boleto bancário é também uma forma de pagamento que pode ser considerada online — afinal, apesar de você pagá-lo em uma lotérica ou agência bancária, pode também utilizar o app ou Internet Banking.

Quais são os benefícios do pagamento online?

Os pagamentos online oferecem vários benefícios aos negócios. Entre eles:

Configuração rápida

Os meios de pagamento online possuem um enorme benefício que simplifica o seu uso: eles são fáceis e rápidos não apenas de utilizar, mas de configurar.

Além disso, existem muitos provedores que oferecem planos acessíveis, que não cobram a instalação e mantém as taxas de transação baixas.

Segurança

Hoje, realizar pagamentos online é, além de mais rápido, mais seguro — tanto para o cliente, quanto para o empreendedor.

Todas as transações possuem diferentes graus de proteção, com recursos de criptografia que mantém todos os dados sob sigilo máximo.

Conveniência

Uma das principais vantagens em aceitar pagamentos online é a facilidade que proporciona ao cliente.

Esse método acelera todo o processo de checkout, ajudando os clientes a concluir o pagamento em apenas alguns instantes.

Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente.

Ter esse sistema também ajuda as empresas a atender mais clientes de forma eficaz, especialmente durante horários de pico.

Mais vendas

Oferecer pagamento online estimula o cliente a gastar mais, já que ele não fica preso a uma única opção (como dinheiro físico, no caso de um ponto de venda). 

Como funcionam as plataformas de pagamento online?

Curioso para entender como os pagamentos online funcionam? Varia muito do tipo de pagamento que estamos falando. Existem diferentes métodos, como o PIX, boleto e cartão de crédito.

Que tal nos aprofundarmos no último? Bom, o primeiro passo é entender quais os componentes deste processo: as bandeiras de cartão (caso seja utilizado), o adquirente, o gateway de pagamento e o emissor.

Ficou confuso? Calma que vamos explicar sua relação:

  • Bandeiras: é a bandeira do seu cartão de crédito ou débito (como Visa e Mastercard). É a empresa que faz a ponte entre o comércio e a operadora do cartão.
  • Adquirente: o responsável por unir os processos entre o comércio, as bandeiras e os emissores.
  • Gateway de pagamento: é a tecnologia que transfere os dados de um cartão, entre o comércio e o adquirente. Faz isso com criptografia.
  • Emissor: a instituição que emite o cartão de crédito — normalmente, são os bancos dos clientes.

Conseguiu compreender?

Outro exemplo de pagamento online é o PIX, que foi criado pelo Banco Central e é mantido pelo Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

Ele elimina a necessidade dos intermediários (como o pagamento com cartão, como mostramos acima, possui) e centraliza a operação.

Características essenciais de um sistema de pagamento online

A principal característica dos pagamentos online é que 100% das transações precisam da Internet para que a troca de dados aconteça.

Além disso, ele precisa de uma plataforma online, uma conta digital, carteira digital ou um aplicativo de banco para que aconteçam.

Vale ressaltar que os meios de pagamentos online podem ter elementos físicos atrelados ao processo. Por exemplo, uma maquininha móvel de cartão opera com a Internet, o que a posiciona como meio de pagamento online.

No entanto, pagamentos digitais são aqueles que não possuem elementos físicos — como é o caso do PIX, que pode ser realizado pelo Internet Banking, utilizando a chave PIX do destinatário.

Outro ponto que vale mencionar é que os pagamentos online costumam ser muito práticos, realizados com pouquíssimos cliques.

As melhores plataformas de pagamento online

Existem várias plataformas de pagamento online no mercado. Nossa indicação é buscar por plataformas que tenham relação com o perfil do seu público.

Por exemplo, se os seus clientes se enquadram em uma faixa etária mais avançada, é comum que estejam acostumados a trabalhar com cartões de crédito e não PIX.

Já o contrário pode acontecer com clientes mais novos, que talvez não possuam cartões de crédito, mas já utilizam o PIX.

Separamos uma lista de plataformas para você, confira:

Mercado Pago

O serviço de pagamentos online foi desenvolvido pelo Mercado Livre, que permite que o cliente realize pagamentos com cartões de crédito e débito, boleto e PIX, inclusive com QR Code.

Pode ser integrado a qualquer negócio online e há também opção de maquininha para cartões físicos.

PagSeguro

Empresa do Grupo Uol, é também uma plataforma de pagamento online completa, facilmente integrável em sua operação.

É bastante popular entre os negócios brasileiros, pois aceita diversas bandeiras nas transações via cartão.

Paypal

O Paypal é uma plataforma de cobranças online americana — a mais antiga delas. Ele permite integração com a maioria dos e-commerces, aceitando várias bandeiras, cartões de crédito e débito.

PicPay Pro

Além de ser uma carteira digital, o PicPay é uma plataforma de pagamentos online. Ela oferece sua versão para empresas — facilmente integrável, com uma taxa fixa de R$ 1,99 a cada operação.

PayU

O PayU é uma plataforma extremamente versátil que não é exclusiva para e-commerces, mas que aceita mais de 300 métodos de pagamento e reconhece 20 diferentes moedas.

Cielo

Além das maquininhas de cartão, é possível se filiar à plataforma da Cielo para receber por meio de compras com cartão de crédito e débito.

Pagamento online: Dúvidas frequentes

Antes de encerrar, que tal conferir as respostas para algumas dúvidas frequentes que recebemos sobre o assunto? Ao longo do tempo, vários leitores e clientes nos fazem perguntas sobre pagamentos online.

Já que criamos este conteúdo completo, resolvemos trazer 2 das principais. Que tal conferir? Talvez seja uma dúvida que você tenha ao longo do tempo. Veja só!

Receber pagamentos online é seguro?

Sim! Os pagamentos online são totalmente seguros. Ao contar com uma plataforma de confiança no mercado, sua empresa pode processar pagamentos de maneira rápida, 100% protegida e automatizada.

As plataformas contam com um sistema que inibe a chance de erros e ainda possui mecanismos antifraude, o que garante a segurança tanto do comerciante, como do cliente.

Quais as melhores taxas para pagamento online?

As melhores taxas para pagamento online são aquelas que se adequam à realidade do seu negócio. A maioria das plataformas seguras do mercado possuem taxas — então é improvável que você encontre uma gratuita.

Existem algumas plataformas que não oferecem custos iniciais e apenas cobram uma taxa cada vez que você retira dinheiro — dependendo de quanto demora para retirar.
Nova call to action

Soluções da Eleve by TOTVS para otimizar sua gestão de pagamentos

Muito além de processar pagamentos, um negócio de sucesso deve ter controle total do setor financeiro da empresa.

Afinal, não basta simplesmente viabilizar a entrada de dinheiro, mas é preciso ter os recursos para gerenciá-lo da maneira certa.

O Eleve Gestão permite que você acompanhe as entradas e saídas do seu caixa, permitindo que você compreenda com profundidade quais as principais oportunidades para sua empresa.

Com o Eleve Gestão, você emite notas fiscais, organiza ordens de serviço, gerencia o estoque e controla o fluxo de caixa do negócio.

Que tal conferir mais sobre o Eleve Gestão e como esse sistema pode colocar o seu negócio em outro patamar? Conheça os planos e diferenciais!

Conclusão

O pagamento online é tão importante que está transformando o comércio atual, sendo uma facilidade tanto para consumidores, quanto para comerciantes.

Conhecer o básico sobre o assunto é essencial na hora de modernizar sua operação e democratizar suas vendas.

No entanto, veja bem: não basta uma boa plataforma de pagamento online, é necessário saber (e ter como) gerenciar seu dinheiro, entre receitas e gastos.

Com um sistema como o Eleve Gestão, você otimiza a retaguarda da sua operação, automatizando várias tarefas.

Agora, antes de encerrar o conteúdo, que tal continuar conosco? Entenda como fidelizar clientes com dicas incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *