orcamento empresarial

Orçamento empresarial: Tipos, vantagens e dicas de como fazer

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 26 maio, 2021

O bom controle financeiro de um negócio começa no orçamento empresarial, uma ferramenta de gestão. É ele que vai guiar o crescimento, investimentos e as decisões da sua empresa.

No mundo dos negócios, especialmente para micro e pequenos empresários, cada centavo conta.

Compreender seus gastos, mapear o destino do dinheiro e impor limites visando o bom fluxo de caixa é uma forma de melhorar a eficiência da sua empresa.

Como? Bom, é o que o orçamento empresarial ajuda você a identificar as melhores oportunidades de investimento.

Assim, você pode direcionar de maneira mais assertiva os recursos para as áreas de maior impacto, possibilitando o corte de gastos desnecessários.

Mas é claro que, em si, o orçamento empresarial é muito mais do que uma planilha que divide o dinheiro.

Você sabe por onde começar a elaborar o seu orçamento, dando início ao processo de controle financeiro?

Caso não saiba ou tenha dúvidas, continue lendo esse conteúdo e aprenda tudo sobre orçamento empresarial!

Nova call to action

O que é um orçamento empresarial?

Um orçamento empresarial é um plano detalhado que elenca suas receitas e despesas, bem como descreve onde seu negócio gastará o dinheiro — seja mensal ou anualmente.

É um documento que serve de norte para a gestão financeira do negócio e costuma ser reavaliado de maneira periódica.

Na organização, um orçamento ajudará em questões como:

  • Melhor previsão de quanto dinheiro você espera ganhar
  • Melhor planejamento de gastos da receita
  • Visualização entre o planejado e a realidade

Com o orçamento empresarial, você designa uma função/destino para cada porção do seu dinheiro. Então, volta depois de um tempo e avalia a execução do seu plano, comparando o que foi descrito com o que foi aplicado.

Se a sua empresa se manteve dentro das margens de gastos definidas, sucesso!

Qual é a importância de fazer um orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é uma ferramenta muito importante para que a empresa entenda se está no caminho certo em relação às suas finanças.

Desse modo, ele funciona estipulando limites que, caso excedidos pelas despesas, demonstram que a empresa está ganhando menos do que gasta.

Já nos casos contrários, em que as despesas superam os limites definidos, significa que a empresa pode esperar um bom lucro.

E há também o cenário de equilíbrio, o break-even point contábil, em que as receitas e despesas se igualam.

A boa gestão orçamentária ajuda empresas a melhorar sua eficiência no mercado, possibilitando prever resultados e definir metas realistas (embora desafiadoras, claro) de crescimento.

Esse é um ponto crucial no sucesso do negócio, visto que a falta de capital é um dos principais motivos para que negócios continuem fechando no Brasil, de acordo com dados do Sebrae.

Tipos de orçamento empresarial

orcamento empresarialUma das boas notícias dentro do tema de orçamento empresarial é que não existe apenas uma forma de estipular destinos e limites para seus gastos.

Afinal, cada negócio é único: com suas necessidades, especificidades e condições próprias.

Por isso, antes de concretizar sua gestão orçamentária, que tal acompanhar e conhecer alguns dos principais tipos de orçamento empresarial? Veja só!

Orçamento estático

No orçamento estático, não se fazem alterações no meio do caminho.

Uma vez aprovado, ele deve ser considerado e seguido até o fim do período estipulado, sem desvios.

Sua principal aplicação é em relação à gestão orçamentária de empresas pequenas, restringindo-se a uma ação ou atividade da organização.

Orçamento flexível

O orçamento flexível tem relação direta com custos fixos e/ou variáveis de um negócio.

É um modelo mais complexo, baseado no controle de custo por produto. Ou seja, com cálculo de capacidade de cada recurso da empresa (colaboradores, maquinários, computadores etc).

É um tipo que permite ajustes a qualquer momento, com intuito de tornar as execuções mais adequadas com os recursos disponíveis.

Orçamento ajustado ou revisado

E já que falamos de flexibilidade, por mais estranho que pareça, um dos modelos mais flexíveis não é esse que você leu acima, mas sim o orçamento ajustado.

De maneira prática, se assemelha ao orçamento contínuo, apenas aceitando mudanças conforme as necessidades aparecem.

Assim, é necessário manter uma rotina de avaliações para que o orçamento seja sempre atualizado.

Orçamento baseado em atividades 

Esse tipo de orçamento por atividade (Orçamento ABB, como é conhecido) relaciona os custos com as atividades executadas dentro da empresa.

Assim, cada tarefa que gera custo é considerada e, posteriormente, recebe uma porção do orçamento para que seja realizada.

Orçamento base zero

Esqueça seu histórico: com o orçamento base zero, você literalmente começa de novo, estipulando novas metas e objetivos.

É ideal para utilização em situações de reestruturação organizacional, com mudança de setores ou metodologias produtivas.

Assim, você baseia o orçamento empresarial com relação nas despesas futuras.

Orçamento base histórico

Bom, e de forma contrária, o orçamento base histórico (OBH) leva em conta os números do ano anterior.

Assim, é possível manter o ritmo das atividades, desenhando novas metas de receita e novas despesas, que possam apoiar isso.

Orçamento colaborativo 

Também conhecido como orçamento descentralizado, o orçamento colaborativo busca trazer mais agentes para desenvolvimento da gestão orçamentária da empresa.

Assim, cada gestor participa na definição do orçamento, colaborando com estipulação de metas e objetivos.

Quais são as principais vantagens de um orçamento empresarial?

Uma empresa precisa de um orçamento, simples assim.

Essa é uma parte fundamental do plano de negócios, para definir os custos iniciais de sua operação.

Para organizações estabelecidas, o orçamento empresarial ajuda a medir o desempenho.

O principal benefício do orçamento empresarial é permitir que você foque em uma direção, fornecendo as metas que guiarão seu negócio a crescer.

Além disso, o orçamento também lhe dará a oportunidade de dar um passo atrás e analisar seu desempenho e os fatores que afetam seu negócio.

Entre as vantagens dessa ferramenta, consideramos:

  • maior confiança na sua tomada de decisão
  • informações financeiras sólidas para basear as decisões
  • maior capacidade de aplicar melhorias contínuas e antecipar problemas

Como criar um orçamento empresarial: Conheça 5 dicas fundamentais  

E agora, para a parte prática, vamos te explicar como criar um orçamento empresarial, mostrando 5 dicas das mais essenciais.

Afinal, veja bem: o orçamento não é definido apenas por receitas e despesas.

Claro, são dois pilares do planejamento, mas é preciso realizar outros procedimentos para que a estratégia seja realmente eficaz. Confira!

Defina metas

Qual o tipo de crescimento que você quer para sua empresa no próximo ano ou semestre? Dobrar o tamanho, manter-se estável?

Quais impactos você busca em seus processos financeiros, como a redução de custos ou mesmo o aumento proporcional das despesas com intuito de potencializar a produtividade?

São metas que você deve definir antes de desenhar um novo orçamento empresarial.

Liste os custos fixos e variáveis 

Realize um diagnóstico da situação da sua empresa, elencando custos e despesas fixas e variáveis.

Desse modo, é possível conhecer não apenas a realidade do negócio, mas você poderá decifrar suas demandas e necessidades imediatas, a médio e longo prazo.

Faça projeções 

Baseado nessas informações, você poderá criar projeções de receitas e despesas, capital de giro, investimentos e mesmo crescimento da empresa.

É como uma linha guia para que você entenda se as metas e objetivos são realistas, o que mudar para alcançá-los, como adequar o calendário etc.

Invista em automatização 

A automatização de tarefas do controle financeiro vai ajudar você no seu dia a dia, auxiliando na melhor gestão orçamentária do negócio.

Ferramentas que ofereçam total controle do fluxo de caixa, de compras, das contas a pagar e receber e tudo mais para sua empresa agilizar as rotinas operacionais e cumprir com o orçamento previsto!

Mensure resultados

Por fim, não deixe de mensurar os resultados da empresa e compará-los com o orçamento empresarial — independentemente do tipo escolhido.

Essa é uma etapa crucial para que você possa encontrar pontos de melhoria, desenhar um plano de ações assertivo e corrigir os passos da empresa, chegando mais rapidamente em suas metas.

Eleve Gestão 

E então, como melhorar seu controle financeiro, aplicar a melhor gestão orçamentária e conquistar resultados incríveis? Com o Eleve Gestão!

O melhor sistema para controle financeiro do mercado pode elevar seu negócio a um novo patamar, facilitando a gestão de processos e do seu dinheiro.

Com o Eleve Gestão, você descobre onde ganha e perde dinheiro, o que lhe dá mais poder de ação para desenvolver e aplicar melhorias estruturais, operacionais e estratégicas na empresa.

Que tal conhecer mais sobre o sistema de gestão mais completo para micro e pequenas empresas, perfeito para prestadores de serviços revendedores de produtos?

Conheça o Eleve Gestão!

Nova call to action

Conclusão

Neste conteúdo, falamos tudo sobre orçamento empresarial, sua importância e seus tipos.

Ao ler o artigo, você descobriu como a simples criação de um orçamento é um passo essencial para o sucesso do seu negócio, bem como entendeu que esse é um processo que deve ser conduzido com atenção.

A boa notícia é que também te explicamos como você pode criar seu orçamento empresarial, utilizando não apenas metodologias, mas ferramentas incríveis para melhor gerir seu orçamento!

E agora, que tal testar aí no seu negócio? Se quiser nos contar os resultados, deixe um comentário!

Para continuar aprendendo sobre gestão de negócios e controle financeiro, te convidamos a continuar lendo os conteúdos aqui do Blog da Eleve!

Aproveite e já confira também o artigo que preparamos para te mostrar como calcular ROI!

controle financeiro Gestão Financeira gestao orcamentaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *