o que é conta digital

O que é conta digital? Veja como ela funciona, tipos e como abrir

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 29 novembro, 2021

Conta digital é uma conta aberta em uma instituição bancária, financeira, fintech ou techfin por meio da internet, com vários benefícios em relação às contas bancárias tradicionais. O principal deles é a flexibilidade, pois o cliente pode acessar serviços online.

Se você ou sua empresa possui uma conta em um grande banco hoje, com certeza já conheceu ou utilizou uma conta digital.

Na verdade, de acordo com um relatório do boostLAB, houve um boom de 147% no número de bancos digitais no Brasil apenas entre 2017 e 2018.

Em 2021, ainda no fim do primeiro semestre, o portal Poder360 fez um levantamento que identificou que os maiores bancos digitais brasileiros possuíam 82 milhões de contas abertas.

Ou seja, não há como negar que esse é um assunto quente para as pessoas e para as empresas. O motivo é simples: a conta digital oferece benefícios para quem usa.

Porém, antes de mergulhar nos pontos, é interessante conhecer tudo sobre o assunto: o que é, quais as diferenças para contas tradicionais, os tipos e outros detalhes.

Preparamos um guia completo sobre conta digital para você. Preparado para aprender mais? Continue a leitura!
Nova call to action

O que é conta digital? Como ela funciona?

Conta digital é uma conta bancária que pode ser aberta pela internet, seja no site ou no aplicativo do banco, instituição financeira, fintech ou techfin.

Hoje, muitos bancos e instituições do segmento possuem uma operação de banco digital, que permite que os clientes possam acessar serviços e realizar processos de forma totalmente online.

Por meio de uma conta digital, o cliente pode:

Tudo isso com máxima conveniência, do smartphone ou do próprio computador, sem a necessidade de se deslocar para uma agência física da instituição.

Esse é um detalhe determinante, visto que muitas das instituições que oferecem contas digitais hoje sequer possuem 1 agência, mesmo com milhões de clientes por todo Brasil.

Um exemplo é o Nubank que, conforme dados da Poder360, passou de 40 milhões de contas abertas em 2021 — mais que o dobro do que em 2020, quando fechou com 19,8 milhões.

Conta digital x conta tradicional: Quais são as diferenças?

Quase todas as operações que um cliente de banco tradicional realiza em sua conta corrente podem ser feitas na conta digital. Portanto, as diferenças são mínimas, mas bastante impactantes.

Entre as principais, destacamos:

  • Para abrir uma conta tradicional, o cliente precisa ir presencialmente até o banco ou instituição financeira munido de alguns documentos;
  • Para abrir uma conta digital, o cliente pode conduzir todo processo apenas com uma conexão à internet. Os documentos ainda são necessários, mas cópias em PDF ou fotos podem ser enviadas;
  • Para as contas tradicionais, o depósito de dinheiro em espécie pode ser feito por envelopes nas agências do banco, enquanto nas contas 100% digitais é por meio do pagamento de boleto;
  • O atendimento de uma instituição financeira digital é feito por diversos canais online, como chat, e-mail, redes sociais e telefone;
  • A maioria das contas digitais possui termos de uso e serviços muito mais claros, com menor (ou nenhuma) cobrança de taxas — uma prática comum das instituições tradicionais.

Quais são os benefícios de usar uma conta digital?

Afinal, vale mesmo a pena possuir uma conta digital? Na prática, os benefícios são vários — e é por isso que muitos dos principais bancos e instituições tradicionais do mercado já oferecem esse tipo de conta.

E também falamos de um setor cada vez mais agitado, mergulhado em inovações estimuladas por negócios como techfins e fintechs, bem como o open banking e movimentos do tipo.

Por isso, a conta digital é um meio para várias inovações que já trouxeram benefícios para os usuários, mais especificamente:

Processo simplificado de abertura e configuração da conta

Os bancos digitais podem integrar novos clientes de maneira muito mais fácil do que os bancos tradicionais.

Geralmente é um processo ágil, sem papelada, com envio de documentos através da Internet, cuja verificação é normalmente rápida e eficiente.

Isso evita que o cliente enfrente filas, trânsito, adequação aos horários limitados de atendimento nas agências e todas as inconveniências de lidar com serviços que exigem a presença física.

Acesso a qualquer momento

Ter uma conta digital significa que os clientes podem acessar suas contas a qualquer dia e a qualquer hora, acessando serviços e realizando a maior parte dos processos quando for necessário.

É um ganho no que diz respeito à experiência do cliente, bem como na sua satisfação, já que oferece maior autonomia e controle da vida financeira para as pessoas.

Redução de custos

Bancos digitais normalmente contam com boa parte dos seus serviços automatizados.

Além disso, possuir menos (ou nenhuma) agências físicas e, consequentemente, arcar com menos salários de funcionários, significa que essas instituições têm menos custos do que os bancos tradicionais.

Esse tipo de economia não se estende apenas à instituição, mas aos clientes, que aproveitam de tarifas reduzidas e serviços com preços muito mais competitivos.

Foco na segurança

A segurança dos dados é um aspecto extremamente importante de qualquer tipo de serviço financeiro — o que é uma das prioridades dos bancos digitais.

Ao contrário do ambiente burocrático e normalmente lento dos bancos tradicionais, as instituições digitais destacam-se na crista da onda de investimentos em segurança da informação.

Afinal, esse é um aspecto fundamental para a melhor entrega de serviços aos seus clientes.

É por isso que, hoje, as contas digitais possuem tecnologia de criptografia, bem como recursos de segurança para qualquer ação a ser realizada (autenticação multi-fator, via leitura de digital ou de identificação facial).

Mais agilidade

Os bancos digitais são organizações menos complicadas e burocráticas do que os bancos tradicionais.

É algo muito influenciado pelo ambiente de startups, na qual muitas delas nasceram, cuja liderança costuma ser mais inovadora e com visão de futuro.

Nesses negócios, o foco é na experiência do cliente e em agregar valor à sua relação.

Na prática, isso significa que todos os processos são modelados para serem o mais ágeis, frictionless e eficientes possível.

Maior capacidade de desenvolver e oferecer novos serviços

Por conta de toda agilidade e do ambiente de inovação, muitos bancos digitais oferecem uma ampla gama de novos serviços aos clientes.

Por exemplo, é muito mais fácil para um banco digital criar serviços em volta da nova moeda digital brasileira, o Real Digital, cuja expectativa de funcionamento é de 2024.

Porém, além disso, já vemos contas digitais que oferecem vários serviços complementares para enriquecer a gestão financeira do cliente, seja PF ou PJ.

Além de notificações em tempo real e suporte 24 horas, você pode realizar investimentos em ações, guardar dinheiro, acessar gráficos sobre seus gastos e mesmo serviços diferenciados, como antecipação de recebíveis (no caso de empresas) e empréstimos com condições especiais.

Tipos de conta digital

Como você já percebeu, as contas digitais podem ser abertas tanto por pessoas físicas como por negócios. Que tal conhecer as características de cada um dos tipos? Confira!

Conta digital para empreendedor

As contas digitais para empreendedores são desenvolvidas para simplificar a gestão financeira de quem está administrando um negócio.

Em muitas instituições, inclusive, é comum existir dois tipos de contas digitais PJ: para MEIs e para empresas de outros portes.

Entre as vantagens, oferecem menores taxas e algumas possibilidades, como a emissão de um número limitado de boletos de cobrança, acesso a cartão de débito sem anuidade (bem como cartão virtual), acesso a linhas de crédito e empréstimos, entre outros.

Além disso, oferecem maior visibilidade das entradas e saídas, possibilitando uma melhor gestão financeira.

Conta digital para pessoa física

Já uma conta digital para pessoa física oferece os principais recursos que qualquer pessoa precisa para gerir seu próprio dinheiro. Além disso, contam com taxas mais acessíveis, suporte ágil e todos os benefícios que mencionamos anteriormente.

Qualquer pessoa pode abrir uma conta digital?

Sim, qualquer pessoa com CPF válido pode abrir uma conta digital, desde que esteja dentro dos requisitos da instituição, que pode exigir um mínimo de idade, nome limpo (embora algumas instituições não exijam), renda comprovada, bem como um comprovante de residência.

Porém, novamente, isso depende de instituição para instituição. Normalmente, o processo é bastante ágil e pode ser feito pela Internet, seja pelo site da instituição ou pelo aplicativo.

Preciso pagar para ter uma conta digital?

Para abrir uma conta digital você não precisa pagar nada, o que pode mudar, no entanto, são os custos relativos à manutenção de conta e demais taxas.

Em algumas contas digitais, há isenção total dessas despesas, já outras possuem total ou parcialmente.

Como abrir uma conta digital?

O passo a passo para abrir uma conta digital costuma ser semelhante para a maioria das instituições financeiras, bancos, techfins e fintechs. No entanto, é um processo simples, que requer geralmente apenas alguns minutos da sua atenção.

Que tal conferir as etapas? Separamos para facilitar o entendimento:

  • Faça o cadastro inicial no site ou aplicativo da instituição (as informações requisitadas podem variar, mas geralmente se trata do nome, CPF e e-mail do titular);
  • Envie fotos ou cópias escaneadas dos documentos solicitados (RG, CNH, comprovante de residência, entre outros);
  • É comum que a instituição digital peça uma foto sua ao lado do documento de identidade (basicamente, uma selfie com você segurando seu documento);

Após a validação dos dados, a instituição pede para que você leia e assine digitalmente o contrato para abrir sua conta digital.

A assinatura normalmente é um checkbox — você apenas precisa clicar para confirmar o consenso em relação às cláusulas.

Como garantir a segurança da sua conta digital?

Assim como você deve escolher uma instituição de confiança para colocar seu dinheiro e realizar movimentações financeiras, é necessário fazer a sua parte pela segurança dos seus dados.

Isto é, evidente que a instituição digital deve promover máxima proteção às suas informações.

Porém, assim como a instituição deve evitar vazamentos e falhas do lado da infraestrutura, você como cliente deve assegurar que ninguém possa acessar a conta digital.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa melhor se preparar, confira!

Escolha um senha forte e memorize-a

Uma conta digital é também um recurso que depende de diferentes senhas: para acessar a conta, para realizar movimentações e usar o cartão e para autorizar alguns processos (chamadas muitas vezes de assinatura digital).

Aqui, não há mistérios: quando é necessário definir senhas, tente sempre optar por códigos fortes, com diferentes dígitos e caracteres, bem como seguindo sequências diferentes do comum (evitando os clássicos “1234” ou “4321”).

Se possível, mescle letras com números e caracteres especiais, compondo um verdadeiro código que dificulte a memorização de terceiros.

Faça contato com o banco apenas pelo aplicativo ou site

Quando entrar em contato com a instituição financeira, procure sempre utilizar os canais oficiais: site, aplicativo ou telefone informado nos meios de comunicação.

É uma forma de evitar que você caia em golpes que se aproveitam da desinformação para se passar por representantes de bancos, extraindo os dados mais vitais da sua conta digital.

Analise de forma criteriosa a instituição financeira

E claro, antes de abrir sua conta digital, procure saber tudo sobre a instituição escolhida.

Quando falamos de instituições tradicionais, o nível de segurança é maior porque falamos de empresas há anos estabelecidas no mercado.

No entanto, instituições financeiras digitais são mais novas no mercado, com diferentes níveis de maturidade.

As principais possuem o apoio de empresas de tecnologia já consolidadas no mercado.

Por isso, procure por instituições com boas avaliações de clientes, com uma filosofia de relacionamento que agrade você, serviços e inovação de ponta, entre outros fatores.

O que é conta digital: Dúvidas frequentes

Agora, antes de finalizar, que tal conferir algumas respostas rápidas para dúvidas frequentes relacionadas a conta digital? Confira:

Qual o melhor banco para conta digital?

Existem incontáveis opções de bancos para você abrir sua conta digital PF ou MEI. O melhor deles é o que mais corresponder às suas expectativas e necessidades, sem ocasionar estresses contínuos e, de preferência, agregando qualidade na forma que você gerencia sua rotina financeira.

o que e conta digitalComo sacar dinheiro em uma conta digital?

Você pode sacar dinheiro da conta digital utilizando o cartão de crédito ou débito oferecido, utilizando-o em um caixa eletrônico do Banco24Horas de preferência. Basta inserir o cartão e seguir os passos. É bem parecido com o processo de saque de caixas de bancos tradicionais.

Conta digital tem cartão?

Sim! A maioria das instituições que oferecem a possibilidade de abrir contas digitais também oferecem cartões de débito e também de crédito. Para descobrir se a sua instituição oferece, você pode procurar no site ou perguntar no SAC.

Conta digital é seguro?

Abrir uma conta digital é seguro. Escolha uma instituição financeira de confiança, defina senhas fortes e variadas e, no aplicativo, acione a autenticação multi-fator (via leitura de digital ou identificação facial) para proteger todas as suas operações.

Conta digital e conta corrente são a mesma coisa?

Na teoria, uma conta digital é o mesmo que uma conta corrente tradicional. O que muda é a prática: abrir uma conta digital é muito mais prático do que abrir uma conta corrente tradicional, que exige sua presença na agência do banco.

Conheça as soluções da Eleve

Se você busca por soluções que ajudem em uma melhor gestão do seu negócio, saiba que a Eleve tem um sistema que pode servir sua empresa: o Eleve Gestão.

O melhor sistema de controle financeiro para sua empresa, permite que você gerencie as entradas e saídas do seu caixa, bem como automatiza uma série de tarefas administrativas.

O Eleve Gestão é uma solução pensada para prestadores de serviços, startups e revendedores, que sejam micro e pequenos negócios.

Com o Eleve Gestão, você emite notas e ordens de serviço, controla compras e gerencia o estoque, bem como melhor administrar o seu fluxo de caixa.

Que tal conferir tudo sobre o Eleve Gestão, seus módulos e planos? Confira!
Nova call to action

Conclusão

E aí, gostou de aprender o que é conta digital?

Sabemos que esse é um assunto cada vez mais procurado, pois muitas pessoas e também empreendedores buscam soluções bancárias de ponta para agilizar suas movimentações financeiras.

Por isso, neste guia completo sobre o assunto, buscamos explicar tudo: do conceito até a prática, mostrando como você pode abrir uma conta digital para você e para o seu negócio.

Agora, que tal seguir aprendendo? Aqui no Blog da Eleve, você aprende tudo sobre gestão e administração financeira de negócios. Confira o que são os custos variáveis de uma empresa

Veja também o conteúdo que produzimos explicando direitinho como funciona o pagamento online.

controle financeiro Gestão Financeira salario de funcionarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *