ferramentas de gestao financeira

Ferramentas de gestão financeira: Dicas para suas finanças empresariais e pessoais!

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 05 abril, 2021

Desenvolver um controle financeiro eficiente não é uma tarefa fácil. Tanto na vida pessoal quanto em uma empresa, as contas nem sempre se mantêm dentro do planejado — e muitas empresas quebram por esse motivo. Entretanto, a tecnologia nos oferece ferramentas de gestão financeira extremamente úteis para otimizar esse tipo de tarefa.

Sem dúvidas, toda ajuda é bem-vinda!

Pensando nisso, mostraremos aqui 6 ferramentas que vão ajudá-lo a manter as contas sob controle, tanto na empresa quanto em casa. Confira!

Finanças empresariais

1. Eleve Gestão

O Eleve Gestão é uma solução desenvolvida pela TOTVS com foco em micro e pequenas empresas (ME ou MEI).

O sistema oferece todas as funcionalidades necessárias para esse gerenciamento. Elas estão organizadas em 6 módulos: Financeiro, Faturamento, Ordem de Serviço, Compras, Estoque e CRM.

Assim, é possível executar diversas ações que otimizam o trabalho do empreendedor. Alguns exemplos são:

  • organizar contas (pagamento e recebimento);
  • controlar entrada e saída de produtos e materiais do estoque;
  • realizar o cálculo do faturamento;
  • monitorar constantemente os resultados do negócio.

A gestão do fluxo de caixa, por exemplo, conta com a integração de extratos bancários e a emissão de relatórios de finanças.

Nova call to action

Para facilitar as suas compras, o sistema faz o gerenciamento completo das emissões de pedidos e do controle de entrada de produtos.

Trata-se de uma solução extremamente eficiente, completa e fácil de usar. Todas as funções são integradas em um único sistema que pode ser acessado de qualquer lugar (computador, tablet ou smartphone).

Com ele, você automatiza os seus processos de rotina e passa a investir o seu tempo na gestão do negócio.

2. Google Sheets

Planilhas são ferramentas que facilitam bastante o trabalho do empresário, principalmente quando lidamos com contabilidade e finanças.

Elas estão no controle do estoque, nos relatórios de vendas e, muitas vezes, no cadastro de clientes.

Porém, mantê-las armazenadas somente no computador da empresa pode ser arriscado — se ele der problema, o controle financeiro vai para o espaço!

Por isso, o Google Sheets se tornou uma ferramenta muito popular em pequenas empresas.

Apesar de não ser desenvolvido especificamente para esse fim, ele permite armazenar as planilhas na nuvem. Além disso, quem domina a ferramenta é capaz de otimizar a sua interface a ponto de transformar o sistema em um verdadeiro aplicativo.

O acesso ao Google Sheets é gratuito — basta ter uma conta Google — e o arquivo funciona em qualquer computador. Entretanto, é fundamental ter em mente que conforme aumenta a complexidade de um negócio, uma simples planilha pode não ser mais suficiente para dar suporte ao gestor.

Finanças pessoais

1. Olivia

A Olivia é uma assistente financeira que usa inteligência artificial para aprender os hábitos de consumo dos usuários, prever próximas compras e recomendar formas personalizadas de como gastar melhor o seu dinheiro.

O aplicativo organiza todas as suas contas e cartões em um só lugar, com as despesas organizadas automaticamente nas categorias corretas.

2. Wally 

Mais uma ferramenta que ajuda você a se manter informado sobre a sua rotina de gastos, o app Wally – Smart personal financ‪e mostra como, quando e com quem você gasta o seu dinheiro. 

Mantendo-o atualizado, você passa a compreender melhor o seu perfil de consumidor e administrador financeiro, tornando-se capaz de mudar os seus hábitos e reduzir as despesas.

Um de seus diferenciais está na função que mostra uma comparação entre você e outras pessoas com o mesmo perfil financeiro. Assim, você pode se localizar melhor nesse cenário e entender se está ou não gastando mais que o esperado.

3. Finance

Para quem ainda está começando o seu planejamento financeiro, o Finance pode ser o aplicativo ideal. É uma solução mais básica, com interface simplificada, mas completa.

Em geral, algumas pessoas evitam esse tipo de aplicativo, acreditando que é preciso um sistema mais complexo para ter um planejamento pessoal eficiente. Entretanto, o Finance mostra o contrário.

O fato é que um planejamento financeiro eficiente depende exclusivamente de compreendermos profundamente nossos próprios gastos.

Começar com um aplicativo simples é a melhor forma de controlar as despesas e ter uma noção mais clara de como gastamos nosso dinheiro.

O Finance gera, no final de cada mês, um gráfico com as suas receitas e despesas para facilitar a criação de um planejamento.

4. Sr. Dinheiro

O Sr. Dinheiro é velho conhecido no Brasil, podendo ser acessado pelo site ou pelo aplicativo. Trata-se de um sistema que possibilita o controle financeiro por meio do registro da sua receita e dos gastos mensais (moradia, saúde, transporte etc).

Além disso, ele gera relatórios com os valores que entram e saem, favorecendo uma análise periódica dos seus gastos.

Uma função muito elogiada do aplicativo é a que possibilita replicar uma despesa com apenas 2 toques — muito útil para registrar o cafezinho ou almoço.

Quanto à navegação, o Sr. Dinheiro oferece uma extensão para o Chrome, caso você prefira o acesso pelo navegador, facilitando o registro das suas informações. A versão mobile, por sua vez, está disponível para Android e Windows Phone.

Nova call to action

Como você pôde ver, existem diversas ferramentas de gestão financeira. Procure por uma que atenda às suas necessidades com eficiência, tanto na empresa quanto em casa.

Em pouco tempo, é possível colocar a saúde financeira da empresa em ordem!

Se quer saber como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa, entre em contato conosco! Nossos especialistas certamente poderão ajudá-lo!

controle financeiro ferramentas de gestão Gestão Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *