diferença entre faturamento e lucro

Diferença entre faturamento e lucro: Entenda definitivamente!

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 12 agosto, 2021

Compreender a diferença entre faturamento e lucro de forma precisa é essencial para administrar uma empresa. Também é a base para mantê-la financeiramente saudável e operante. De nada adianta você ter um ótimo planejamento, prestar um excelente atendimento aos seus clientes e ter bom relacionamento com fornecedores, se não souber identificar com exatidão o dinheiro que entra na empresa.

Pensando nisso, preparamos este post especial para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e entenda o papel do faturamento e do lucro no seu negócio. Veja como identificar cada um deles, assim como a maneira correta de calculá-los.

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O que é faturamento?

O faturamento pode ser entendido como o somatório de todo o dinheiro que entrou no caixa da empresa em determinado período, seja ele diário, mensal, trimestral, semestral ou anual. Ou seja, todo o dinheiro proveniente da venda de bens e serviços, quando somado, é o faturamento da sua empresa.

Para calcular o faturamento, não há muito segredo. Primeiro, você precisa estabelecer um período para avaliar as vendas, com início e fim. Vamos imaginar que você queira saber o faturamento da sua empresa durante o mês de maio.

Para tanto, é necessário que você some tudo o que a empresa arrecadou prestando a sua atividade comercial do dia 1º de maio até o dia 31 do mês. O mesmo vale para calcular o faturamento em qualquer outro período, seja ele maior ou menor.

Desta forma, entendemos que o faturamento nada mais é que a soma do dinheiro arrecadado com a venda de bens e serviços em um período de tempo estabelecido.

O que é lucro?

Para você descobrir quanto a sua empresa realmente está lucrando, antes é preciso saber quanto ela está faturando. A primeira coisa a se fazer para calcular o lucro do seu negócio é estabelecer um período do qual já seja conhecido o faturamento, e deduzir todas as despesas que a empresa teve nesse tempo.

Vamos continuar no exemplo do mês de maio, que usamos no tópico anterior. Neste caso, você deve deduzir do total arrecadado tudo o que foi gasto, seja com pagamento de funcionários, encargos fiscais, aluguéis, compra de insumos e maquinários etc.

O resultado dessa subtração é o lucro líquido da sua empresa.

Por que conhecer a diferença entre faturamento e lucro da empresa?

O maior segredo para o sucesso de um negócio é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos. Desta forma, você não é pego de surpresa com nenhum imprevisto, pode estipular metas de investimento e crescimento e sabe o que esperar financeiramente da sua empresa.

No entanto, para fazer um planejamento realmente eficaz, é preciso conhecer a fundo o funcionamento do negócio. Para isso, é necessário entender os conceitos de faturamento e lucro, além de conhecer cada um deles nos períodos estabelecidos pela gestão.

Ao descobrir o faturamento e o lucro da sua empresa no passado, você pode utilizar esses dados históricos para saber o que esperar de um determinado período, e assim prever quando será possível realizar investimentos, contratar novos funcionários ou programar uma expansão do negócio, por exemplo.

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Como dissemos no início do artigo, o faturamento nada mais é que a soma de toda a arrecadação do negócio ao prestar a sua atividade comercial em determinado período de tempo. Desta forma, para aumentar o faturamento da sua empresa, não existe mistério: basta que você venda mais.

Claro que, para isso, é necessário observar alguns fatores, como:

  • a capacidade produtiva do seu negócio
  • a mão de obra disponível
  • o mix de produtos oferecidos
  • a demanda do mercado 

Caso seja preciso aumentar a produção, por exemplo, investimentos são necessários e, via de regra, parte do dinheiro para eles provém do lucro. Aqui está mais um exemplo da importância de conhecer os conceitos de faturamento e lucro para a sustentabilidade e crescimento de uma empresa.

Resumindo, para que você aumente o faturamento do seu negócio, é preciso aumentar as vendas, arrecadando mais com a comercialização dos seus produtos e serviços.

Isso significa vender mais ou, em outras palavras, produzir mais (desde que haja demanda).

Como aumentar o lucro da sua empresa?

Vimos acima que, para aumentar o faturamento da empresa, é necessário que as vendas aumentem, o que significa um aumento de produção. Desta forma, um faturamento maior não necessariamente significa aumento dos lucros.

Pense bem: se você vende mais, logo tem que comprar mais. Se você precisa aumentar a produção de determinado produto para comercializá-lo, terá que gastar mais com a compra de insumos e despesas com funcionários.

Portanto, um faturamento maior não implica lucros maiores. Para aumentar o lucro líquido do seu negócio, é importante tomar uma série de medidas, que incluem:

  • realizar o planejamento estratégico da empresa
  • fazer a programação da produção
  • gerir de forma eficiente o estoque

O lucro pode ser aumentado paralelamente ao crescimento do faturamento, desde que haja inteligência administrativa na expansão dos negócios.

Por outro lado, é possível aumentar o lucro mantendo o faturamento atual, desde que os recursos sejam empregados de forma eficiente na produção e comercialização dos bens e serviços da empresa.

Desta forma, o aumento do lucro de uma empresa, seja ela de qualquer setor, é resultado muito mais de medidas administrativas eficientes do que do aumento da produção ou do faturamento. Vender mais não significa ganhar mais.

Entender os conceitos de faturamento e lucro é essencial não apenas para saber quanto o negócio está ganhando, mas também para planejar o futuro, entender o presente e programar expansões. 

Além disso, como explicamos, aumentar o faturamento não significa necessariamente aumentar o lucro, pois este é resultado de uma boa gestão do negócio como um todo.

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