diferença entre faturamento e lucro

Entenda, definitivamente, a diferença entre faturamento e lucro

Equipe TOTVS | FINANCEIRO | 09 outubro, 2020

Compreender a diferença entre faturamento e lucro de forma precisa é essencial para administrar uma empresa. Também é a base para mantê-la financeiramente saudável e operante. De nada adianta você ter um ótimo planejamento, prestar um excelente atendimento aos seus clientes e ter bom relacionamento com fornecedores, se não souber identificar com exatidão o dinheiro que entra na empresa.

Pensando nisso, preparamos este post especial para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e entenda o papel do faturamento e do lucro no seu negócio. Veja como identificar cada um deles, assim como a maneira correta de calculá-los.

O que é faturamento?

O faturamento pode ser entendido como o somatório de todo o dinheiro que entrou no caixa da empresa em determinado período, seja ele diário, mensal, trimestral, semestral ou anual. Ou seja, todo o dinheiro proveniente da venda de bens e serviços, quando somado, é o faturamento da sua empresa.

Para calcular o faturamento, não há muito segredo. Primeiro, você precisa estabelecer um período para avaliar as vendas, com início e fim. Vamos imaginar que você queira saber o faturamento da sua empresa durante o mês de maio. Para tanto, é necessário que você some tudo o que a empresa arrecadou prestando a sua atividade comercial do dia 1º de maio até o dia 31 do mês. O mesmo vale para calcular o faturamento em qualquer outro período, seja ele maior ou menor.

Desta forma, entendemos que o faturamento nada mais é que a soma do dinheiro arrecadado com a venda de bens e serviços em um período de tempo estabelecido.

O que é lucro?

Para você descobrir quanto a sua empresa realmente está lucrando, antes é preciso saber quanto ela está faturando. A primeira coisa a se fazer para calcular o lucro do seu negócio é estabelecer um período do qual já seja conhecido o faturamento, e deduzir todas as despesas que a empresa teve nesse tempo.

Vamos continuar no exemplo do mês de maio, que usamos no tópico anterior. Neste caso, você deve deduzir do total arrecadado tudo o que foi gasto, seja com pagamento de funcionários, encargos fiscais, aluguéis, compra de insumos e maquinários etc.

O resultado dessa subtração é o lucro líquido da sua empresa.

Por que conhecer a diferença entre faturamento e lucro da empresa?

O maior segredo para o sucesso de um negócio é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos. Desta forma, você não é pego de surpresa com nenhum imprevisto, pode estipular metas de investimento e crescimento e sabe o que esperar financeiramente da sua empresa.

No entanto, para fazer um planejamento realmente eficaz, é preciso conhecer a fundo o funcionamento do negócio. Para isso, é necessário entender os conceitos de faturamento e lucro, além de conhecer cada um deles nos períodos estabelecidos pela gestão.

Ao descobrir o faturamento e o lucro da sua empresa no passado, você pode utilizar esses dados históricos para saber o que esperar de um determinado período, e assim prever quando será possível realizar investimentos, contratar novos funcionários ou programar uma expansão do negócio, por exemplo.

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Como dissemos no início do artigo, o faturamento nada mais é que a soma de toda a arrecadação do negócio ao prestar a sua atividade comercial em determinado período de tempo. Desta forma, para aumentar o faturamento da sua empresa, não existe mistério: basta que você venda mais.

Claro que, para isso, é necessário observar alguns fatores, como:

  • a capacidade produtiva do seu negócio;
  • a mão de obra disponível;
  • o mix de produtos oferecidos;
  • a demanda do mercado etc.

Caso seja preciso aumentar a produção, por exemplo, investimentos são necessários e, via de regra, parte do dinheiro para eles provém do lucro. Aqui está mais um exemplo da importância de conhecer os conceitos de faturamento e lucro para a sustentabilidade e crescimento de uma empresa.

Resumindo, para que você aumente o faturamento do seu negócio, é preciso aumentar as vendas, arrecadando mais com a comercialização dos seus produtos e serviços. Isso significa vender mais ou, em outras palavras, produzir mais (desde que haja demanda).

Como aumentar o lucro da sua empresa?

Vimos acima que, para aumentar o faturamento da empresa, é necessário que as vendas aumentem, o que significa um aumento de produção. Desta forma, um faturamento maior não necessariamente significa aumento dos lucros.

Pense bem: se você vende mais, logo tem que comprar mais. Se você precisa aumentar a produção de determinado produto para comercializá-lo, terá que gastar mais com a compra de insumos e despesas com funcionários.

Portanto, um faturamento maior não implica lucros maiores. Para aumentar o lucro líquido do seu negócio, é importante tomar uma série de medidas, que incluem:

  • realizar o planejamento estratégico da empresa;
  • fazer a programação da produção;
  • gerir de forma eficiente o estoque, por exemplo.

O lucro pode ser aumentado paralelamente ao crescimento do faturamento, desde que haja inteligência administrativa na expansão dos negócios. Por outro lado, é possível aumentar o lucro mantendo o faturamento atual, desde que os recursos sejam empregados de forma eficiente na produção e comercialização dos bens e serviços da empresa.

Desta forma, o aumento do lucro de uma empresa, seja ela de qualquer setor, é resultado muito mais de medidas administrativas eficientes do que do aumento da produção ou do faturamento. Vender mais não significa ganhar mais.

Como você viu no post de hoje, entender os conceitos de faturamento e lucro é essencial não apenas para saber quanto o negócio está ganhando, mas também para planejar o futuro, entender o presente e programar expansões. Também viu que aumentar o faturamento não significa necessariamente aumentar o lucro, mas que o lucro é resultado de uma boa gestão do negócio como um todo.

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Agora que você entendeu de vez a diferença entre faturamento e lucro, aproveite para conferir os nossos produtos e elevar a gestão do seu negócio.

Não deixei também de ficar de olho em nosso blog para manter a sua empresa financeiramente saudável e realizar a melhor administração possível!

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