tecnologia na contabilidade

Tecnologia na contabilidade: avanços beneficiam o contador

Equipe TOTVS | CONTABILIDADE | 14 agosto, 2020

A tecnologia vem transformando a maneira como contadores e empresas do segmento contábil operam e prestam os seus serviços. A substituição de processos lentos, manuais e repetitivos por alternativas informatizadas e focadas na utilização inteligente de dados, por exemplo, já é marca forte quando o assunto é tecnologia na contabilidade.

Durante muitos anos, esse setor foi visto como uma área burocrática. Isso acontecia por conta da complexidade dos seus expedientes e da sua íntima relação com cálculos, planilhas e tributos. Contudo, tal cenário mudou. Hoje, a contabilidade ganhou novos contornos com o apoio das ferramentas tecnológicas.

Mais do que nunca, contadores, gestores e líderes empresariais podem gerir dados, centralizar informações contábeis e estabelecer uma comunicação ativa com órgãos fazendários. Também conseguem criar relatórios e desenvolver toda sorte de atividades de maneira muito mais simplificada e ágil. Tudo isso graças aos avanços tecnológicos e à utilização de softwares.

Dito isso, se você tem interesse em saber mais a respeito da contribuição da tecnologia no cenário da contabilidade, preparamos este post com essa finalidade. Continue a leitura e entenda melhor a relação “inovação x setor contábil”!

Como a tecnologia ajuda na contabilidade?

De maneira geral, assim como ocorreu em todos os setores empresariais e profissionais, a tecnologia trouxe mudanças significativas na maneira como o contador exerce as suas atividades. Inicialmente, por exemplo, pode-se citar a desburocratização da contabilidade, fazendo dela uma área mais democrática e não mais restrita àqueles que nela atuavam.

Apesar de ainda ser uma área técnica e que exige conhecimentos mais específicos para a compreensão de seus processos, a contabilidade atualmente está mais acessível. Como? A partir do uso de softwares, sistemas e outros recursos típicos da jornada digital pela qual passa a sociedade, como é o caso de Inteligência Artificial, Business Intelligence e automação.

No entanto, de maneira mais pontual, existem alguns quesitos que foram bastante beneficiados com o uso da tecnologia. Listamos os principais deles adiante. Veja!

Segurança

A segurança é, sem dúvida, um dos atributos que mais recebeu reforço por parte da tecnologia no cenário dos serviços contábeis. No passado, quando os dados e as informações eram manipulados de forma manual e dependiam de processos físicos para serem concluídos, havia uma grande fragilidade no quesito integridade.

A complexidade dos processos somada à ineficiência dos meios utilizados para executá-los dava margem para que erros acontecessem. Deste modo, dificultava a organização e, ainda, abria espaço para fraudes e outros problemas de compliance.

Por outro lado, com os avanços tecnológicos e a consequente sofisticação dos sistemas, hoje a comunicação de dados contábeis das empresas ocorre em ambientes informatizados, seguros e auditados em diferentes frentes. Tecnologias adicionais, como a de certificação e assinatura digital, tornam a comunicação online mais robusta e íntegra.

Além disso, o uso da capacidade de processamento da máquina aumentou a eficiência no manuseio de dados, relatórios e cálculos, minimizando erros e a ocorrência de sanções, multas e fraudes. Ou seja, o controle e a responsabilidade das empresas foram reforçados, tornando o trabalho do contador muito mais importante nesse cenário.

Produtividade

Como reflexo da maior utilização dos sistemas e softwares nos escritórios contábeis, a produtividade é um exemplo de benefício trazido pela tecnologia na contabilidade. Como dito, a maior capacidade de manusear dados e informações técnicas da máquina hoje permite uma gestão contábil muito mais ágil e eficaz.

Assim, contadores podem dedicar bem menos tempo e esforço em tarefas repetitivas e burocráticas, deixando isso a cargo dos softwares, e focar nas demandas estratégicas dos seus clientes. Nesse sentido, além de poder prestar serviços de contabilidade a mais clientes, poderá fazê-lo de maneira mais técnica, inteligente e voltada para a consecução de bons resultados. Isso gera ainda mais valor para a sua função.

Organização

O modelo informatizado atual de contabilidade reduziu bastante a dependência do papel e dos processos físicos dentro das empresas e dos escritórios de contabilidade. Esse fato fortaleceu um ponto-chave dentro da rotina de um contador: a organização.

Mais uma vez, o uso de sistemas e softwares é a base para processos mais fluidos, organizados e centralizados. A utilização de repositórios centrais de dados dá mais eficiência ao trabalho do contador, permitindo que ele tenha acesso a diversas informações de diferentes clientes a partir de uma única plataforma.

Além disso, essa organização reforça o compliance ao evitar rupturas nas informações e nos erros, garantindo que o contador consiga cumprir as obrigações dos seus clientes de maneira íntegra e dentro dos princípios legais.

Tecnologia na contabilidade: áreas mais impactadas 

Feita essa análise sobre os impactos positivos da tecnologia na contabilidade, é válido pontuar, ainda, a respeito das áreas que mais receberam apoio da inovação na rotina do contador.

É bem verdade que a contribuição da tecnologia é bastante ampla nesse segmento, porém existem aquelas atividades em que o reforço foi ainda mais significativo, como as que listamos adiante. Confira!

Relatórios

Os relatórios e as demonstrações contábeis sempre foram vistos como rotinas altamente técnicas e burocráticas. Entretanto, essa imagem tem ficado no passado, já que hoje, com a automação, a Inteligência Artificial e tantos outros conceitos inovadores, o contador tem um arsenal bastante eficiente para auxiliar.

O uso inteligente dos dados, nesse contexto, tem facilitado o trabalho dos profissionais contábeis, sobretudo ao centralizar as informações de diferentes setores das empresas. Isso significa que o contador já recebe os dados mais bem estruturados, reduzindo a carga de trabalho para compreender e formular os relatórios e as demonstrações contábeis.

NF-e

Seguindo o fluxo de inovação atual, os órgãos fazendários em todas as esferas de governo estão muito mais informatizados. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), por exemplo, tornou a troca de informações entre contribuintes e governo muito mais tecnológica, baseada na internet, o que também influenciou nos serviços dos contadores.

Nesse cenário, a NF-e é um dos pontos que merecem atenção. Nos últimos anos, a validação de notas tem sido feita em tempo real. Quando uma transação é realizada, as informações devem ser repassadas ao Fisco e os respectivos tributos devem ser recolhidos.

O contador, nessa relação, tem o apoio dos softwares de ERPs e sistemas específicos para a emissão e envio das NF-e e demais documentos fiscais. Além de agilizar o processo, a qualidade da documentação contábil é ainda melhor, já que os registros ficam no sistema, possibilitando um controle muito mais fácil no futuro pelo contador.

Atendimento ao cliente

Por último, citamos também a importância da tecnologia para o atendimento ao cliente. A facilidade de comunicação e a troca de informações e documentos que as novas tecnologias trouxeram serviu para aproximar ainda mais o contador dos seus clientes.

Por exemplo, hoje, o contador pode prestar serviços para clientes em diferentes localidades, de maneira remota, sem qualquer tipo de prejuízo na relação. A troca de informações em ambientes online facilita a integração do profissional às rotinas do cliente, permitindo a execução de processos a qualquer hora e lugar.

A tecnologia na contabilidade tem um papel determinante no cenário atual. A partir dos novos recursos, o que era altamente burocrático se tornou mais simples, o que era demorado se tornou ágil e o que era restrito aos grandes negócios se tornou democrático e acessível a todos os outros. Nesse sentido, a valorização da figura do contador é um reflexo positivo da tecnologia, além de todos os ganhos operacionais que soluções inovadoras trouxeram para o dia do profissional que atua no mercado contábil.

Eleve a sua contabilidade

A tecnologia e o mercado não param de evoluir, então é necessário que as estratégias adotadas pelas empresas acompanhem essa evolução. E estamos aqui para te ajudar no que for preciso. 

Você já conhece os inúmeros benefícios em adotar um ERP? Pois saiba aqui que não importa o tamanho da sua empresa, essa ferramenta pode te ajudar a crescer!

Quer continuar aprendendo sobre contabilidade gerencial e outros meios para melhorar a gestão do seu negócio? Então acompanhe as novidades do blog!

compliance empreendedorismo gestão contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *