lancamentos contabeis

Lançamentos contábeis: uma oportunidade de mostrar o valor do contador

Equipe TOTVS | CONTABILIDADE | 03 fevereiro, 2021

O contador tem o importante papel de orientar os clientes sobre as regras da legislação e a forma correta de realizar os lançamentos contábeis. Equívocos nessas questões podem gerar multas expressivas para as empresas, assim como graves consequências legais.

Além de atuar dentro da legislação, o lançamento correto das informações facilita o controle do empresário sobre as finanças do negócio. Consequentemente, ele é capaz de avaliar quais investimentos pode realizar na companhia ou quais estratégias precisa adotar para melhorar a lucratividade. Continue a leitura e compreenda como valorizar mais o trabalho do contador!

Os problemas ocasionados por erros nos lançamentos contábeis

Os crimes contra a ordem tributária são sérios e estão previstos na Lei 8.137/90. Eles podem ocasionar penalidades mais brandas para os empresários, como o ressarcimento do Estado e o pagamento de multas, até a reclusão de dois a cinco anos, dependendo da gravidade.

É papel do contador atuar de forma séria e alertá-los sobre a gravidade da sonegação de impostos. Para tanto, ele deve orientar os clientes sobre as práticas corretas a serem adotadas e auxiliar em casos de dúvidas, para evitar erros que podem gerar multas ou penalidades mais severas.

A obrigatoriedade e os riscos no lançamento de erros

É muito comum os donos de pequenos negócios cometerem erros nos lançamentos contábeis por descuido ou desconhecimento sobre a forma correta de agir.

O contador, então, precisa ficar atento às principais falhas a fim de corrigi-las, assim como orientar o cliente sobre as práticas mais adequadas. Conheça os principais problemas identificados.

Erros na emissão da nota fiscal

Ao preencher os dados da nota fiscal, o empreendedor pode errar ao inserir informações relacionadas ao PIS, ISS e COFINS, por exemplo.

O contador tem o conhecimento necessário sobre o assunto para fornecer orientações ao responsável por essa tarefa. Assim, a empresa não erra na hora de pagar os impostos e evita multas por erros no preenchimento.

Equívocos nos pagamentos

Os salários têm uma data limite para serem pagos, assim como os tributos que incidem sobre eles. Portanto, os lançamentos das guias de pagamento demandam atenção do profissional para evitar falhas.

É fundamental que a empresa tenha organização nesse aspecto para não perder os prazos. Essas obrigações fixas devem fazer parte da agenda tributária interna e o contador pode contribuir com orientações nesse aspecto.

Arquivos desorganizados

A falta de organização dos arquivos contábeis é um grande problema para uma organização, seja ela pequena ou grande. Os profissionais passam a ter dificuldade para encontrar as informações necessárias para o desempenho das tarefas e o contador não consegue ter certeza se os lançamentos contábeis estão corretos.

Afinal, algum arquivo pode estar perdido em um determinado local.

Nesse sentido, a melhor maneira de solucionar essa questão é com o armazenamento das informações em arquivos digitais.

Eles podem ser facilmente acessados pelos usuários, reduzem os custos da empresa e dão mais segurança para o trabalho do contador.

Erros nos cálculos

Profissionais inexperientes estão mais sujeitos a errar os cálculos contábeis e tributários. E isso pode prejudicar a companhia em longo prazo.

Portanto, o trabalho do contador se torna fundamental nesse aspecto, pois ele tem o conhecimento necessário para realizar os procedimentos corretos.

Geralmente, sai muito mais caro para a empresa pagar as dívidas em atraso e com incidência de juros e multas do que contratar um serviço terceirizado para deixar as contas em ordem.

O papel do contador no monitoramento e auxílio

O contador pode atuar internamente nas organizações ou como um prestador de serviço. Cabe a ele mostrar a importância do seu trabalho para os empresários, alertando sobre os problemas que podem surgir com os erros nos lançamentos contábeis.

Também é função do profissional esclarecer as dúvidas dos clientes e orientar sobre a maneira certa de realizar os procedimentos internos. Por isso, é importante conhecer os principais questionamentos dos gestores, como os apresentados a seguir.

Obrigatoriedade de fazer os lançamentos contábeis

Muitos clientes não entendem por qual motivo devem registrar todos os lançamentos. O contador, então, tem o papel de esclarecer que essa é uma exigência prevista no Código Civil e na Lei das Micro e Pequenas Empresas, por exemplo.

Os livros de escrituração contábil devem ser atualizados com frequência, sob o risco de a companhia sofrer penalidades.

Benefícios de fazer o registro

Em geral, os empresários não entendem o valor dos registros contábeis e acreditam que isso pode aumentar o pagamento de impostos. Eles também desconhecem a importância de detalhar todas as informações.

Uma maneira de esclarecer essa questão é por meio de argumentos de valor, como o benefício que esse registro fornece para a criação de relatórios financeiros precisos que contribuem para a tomada de decisão sobre os investimentos no negócio.

Diferença entre despesas acumuladas e diferidas

Muitas vezes, os clientes têm dificuldade para compreender esses conceitos. Cabe ao contador esclarecer essas dúvidas.

As despesas acumuladas costumam ser passivos de contas que ainda precisam ser pagas, a exemplo dos juros oriundos de um empréstimo.

As despesas deferidas, por sua vez, são consideradas um ativo porque a empresa já quitou a dívida, mas ainda não observou o benefício. Um exemplo dessa situação é o pagamento antecipado de um seguro válido por 12 meses.

Ferramentas que podem otimizar o lançamento contábil

Alguns sistemas do mercado auxiliam tanto o trabalho do contador quanto o dos empresários. Eles fazem a integração e o armazenamento adequado das informações do negócio, o que deixa os dados mais organizados.

Isso gera mais confiança para o trabalho do contador e dá mais facilidade de acesso quando ele tem alguma dúvida a ser esclarecida.

Essas ferramentas também facilitam o controle do pagamento de tributos de forma correta, o que evita erros nos lançamentos contábeis.

Logo, o contador consegue fornecer uma orientação ao cliente sobre o uso do sistema, a fim de realizar o seu trabalho com mais qualidade e correção.

Em síntese, o contador é um aliado das empresas que têm o intuito de trabalhar de acordo com as regras legais. Um trabalho de consultoria agrega valor ao serviço do profissional, que consegue mostrar o seu conhecimento sobre o assunto e evitar erros nos lançamentos contábeis.

Gostou das dicas deste artigo? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades na sua área! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

agenda tributaria pagamento de impostos relatorios financeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *