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Como destacar o serviço do seu escritório de contabilidade?

Equipe TOTVS | CONTABILIDADE | 14 setembro, 2020

Quem atua na área contábil sabe bem o quanto é difícil fazer com que o cliente perceba a verdadeira importância dos seus serviços. Retirar a velha concepção de que o contador é simplesmente o profissional que soluciona expedientes burocráticos e agregar valor ao serviço prestado é, sem dúvida, um dos grandes desafios enfrentados diariamente por um escritório de contabilidade.

Contudo, é preciso ter em mente que, com as estratégias e a postura corretas, é possível reverter esse cenário e gerar diferenciais valiosos para os seus serviços. Esse é o caminho para se posicionar como um profissional mais estratégico e menos operacional.

Então, você deseja melhorar a percepção dos seus clientes, mas não sabe como proceder? Continue a leitura deste post e confira as dicas que separamos para ajudar você!

Ofereça uma contabilidade gerencial

Um dos principais caminhos para conseguir agregar valor aos serviços contábeis é, primeiramente, ir além daquilo que já é oferecido no mercado. O fato é que se o seu negócio presta serviços puramente burocráticos, como cálculo e recolhimento de tributos, a tendência é que ele seja visto como só mais um diante de tantos outros.

Para sair dessa posição, é preciso oferecer serviços diferenciados, cujo valor seja ainda maior para o contratante. Neste sentido, por exemplo, podemos citar o papel da contabilidade gerencial. Ela se encarrega de identificar, mensurar e analisar as informações financeiras da empresa de modo mais profundo, com o objetivo de fortalecer a administração dos seus recursos.

O contador, no contexto da contabilidade gerencial, é o profissional responsável por interpretar e explicar as informações contábeis aos donos de empresas, diretores e tomadores de decisão, atuando de maneira muito mais estratégica para atingir os objetivos do cliente.

Desta forma, fica claro que, se você presta serviços mais dinâmicos e alinhados às necessidades dos negócios modernos, certamente será mais bem-visto no mercado.

Desenvolva relatórios mais detalhados

Outra maneira de se destacar no mercado contábil e elevar a percepção dos clientes sobre o valor dos seus serviços é aprimorar a maneira como desenvolve os seus relatórios. Hoje, as informações contábeis são de extrema importância para o destino de uma empresa, além de serem determinantes para a tomada de decisão.

No entanto, isso só acontece se os relatórios fornecidos pelos profissionais da área forem suficientemente profundos e precisos na demonstração da situação do negócio, sob diferentes aspectos.

Por isso, a recomendação aqui é que você priorize a qualidade das suas entregas, desenvolvendo relatórios mais detalhados, indo além do simples cumprimento de uma obrigação imposta pela lei, por exemplo.

Na realidade, como conhecedor das nuances tributárias e fiscais, você pode — e deve — fornecer informações mais estratégicas para os seus clientes. Como? Auxiliando-os em processos sensíveis, seja decodificando números ou transformando informações técnicas em insights.

Personalize ao máximo o atendimento do seu escritório de contabilidade

Como típico profissional que lida com o atendimento direto ao cliente, é fundamental que você também saiba como qualificar esse importante processo no seu escritório de contabilidade. Neste ponto, o diferencial está no atendimento personalizado.

É preciso que você saiba adaptar os seus serviços e a forma de lidar com o cliente, sempre tomando como base as necessidades e o perfil dele. A título de exemplo, o atendimento oferecido a um pequeno empresário, cujo conhecimento contábil é mais restrito, deve ser diferente do atendimento a um diretor financeiro de uma multinacional, que provavelmente tem um conhecimento mais profundo sobre o assunto.

No entanto, indiferentemente do perfil do cliente, é preciso manter um padrão de qualidade no atendimento, tratando todos com o máximo de profissionalismo e respeito.

Seja um adepto da tecnologia e da inovação para facilitar a vida do cliente

Mais do que nunca, o contador deve estar preparado para lidar com as mudanças no cenário tecnológico, atendendo aos clientes de maneira moderna e prática.

Hoje, grande parte dos expedientes fiscais já pode ser executada com o auxílio de softwares e sistemas próprios. Da mesma maneira, a gestão interna nas empresas também está mais informatizada, a exemplo do processo de emissão e gestão de notas fiscais eletrônicas.

Por esse e outros muitos motivos, enquanto contador, é fundamental que você e o seu escritório sejam adeptos da inovação. Busque sempre facilitar a vida do cliente e atender às suas demandas com precisão e regularidade, a partir do uso de recursos tecnológicos.

Adote estratégias de fidelização

Agregar valor ao serviço é uma ação paulatina, cujo desenvolvimento se dá na medida em que o relacionamento com os clientes vai se fortalecendo. A tendência é que quanto mais fiel for um cliente, melhor será a percepção dele sobre os serviços prestados.

A fidelização do cliente é uma resposta lógica ao bom serviço oferecido. Por isso, é essencial que a relação com os destinatários dos seus serviços seja pautada na transparência, na ética e no profissionalismo.

Mais do que oferecer um serviço de qualidade, é preciso ser rigoroso com prazos, estabelecer uma boa comunicação e, principalmente, se colocar como um verdadeiro parceiro do cliente.

Ações simples como as citadas melhoram a experiência do seu cliente e certamente tornam a relação muito mais duradoura.

Destaque a qualidade do serviço em seu escritório de contabilidade

Por último, se você realmente deseja destacar o serviço que oferece, é imprescindível gerar visibilidade para a qualidade com que ele é prestado. Parece óbvio, mas grande parte dos profissionais autônomos se esquece de valorizar a sua atuação a partir da demonstração da qualidade do serviço.

Mais do que apenas discutir preços e buscar oferecer uma oferta atrativa ao cliente, é preciso deixá-lo totalmente ciente das suas habilidades técnicas e dos seus diferenciais enquanto profissional, destacando a importância de se ter um rigor na gestão contábil e de se contar com o apoio de um profissional qualificado como você.

Como foi possível perceber, agregar valor ao serviço do seu escritório de contabilidade não é uma tarefa complexa. Por meio de ações simples — como as que citamos — e uma mudança de postura na hora de atuar, é possível gerar reflexos positivos na percepção dos clientes e, assim, valorizar o seu negócio.

Fique informado sobre esse e outros assuntos relacionados ao meio contábil. Continue acompanhando o nosso blog!

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