Contabilidade online: descubra como vencer a concorrência

Equipe TOTVS | CONTABILIDADE | 27 julho, 2020

A contabilidade online tem conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. As organizações buscam maneiras de reduzir os custos sem deixar de cumprir com as obrigações legais, e encontram uma oportunidade nesse modelo de serviço.

Para quem trabalha com a contabilidade tradicional, isso pode se transformar em um grande desafio. Afinal, surgem dúvidas sobre como vencer essa concorrência e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Por isso, é importante conhecer as principais estratégias que podem ser adotadas para se destacar perante o mercado.

Continue a leitura e saiba como enfrentar essa situação!

Como funciona a contabilidade online

O contador online tem o papel de auxiliar os pequenos e médios empresários a resolverem questões relacionadas a movimentações financeiras, pagamentos de impostos, obrigações acessórias e geração de relatórios.

Nesse modelo, o próprio empreendedor envia as informações para o prestador de serviço no horário em que tem disponibilidade. Tudo é feito pela internet e por meio do acesso a uma plataforma digital.

Em função da crise e graças a transformação digital, muitas empresas precisaram reduzir os custos e optaram por serviços de contabilidade online. Apesar de ser uma tendência, esse método de trabalho não diminui a importância do modelo tradicional de atuação.

Os contadores que prestam serviços precisam apenas tomar cuidado com a banalização de algumas atividades, buscando maneiras de diferenciar os seus trabalhos diante dos concorrentes.

Os desafios e riscos da contabilidade online

Como boa parte das informações são enviadas pelo próprio empresário, esse modelo de atividade pode gerar alguns inconvenientes.

Cabe ao contador autônomo ou dono de um escritório contábil, utilizar essas situações como argumento na hora de negociar com potenciais clientes. Confira os principais riscos da contabilidade online:

Maior probabilidade de erros

O sistema tributário nacional é complexo e exige muita atenção do profissional contábil. Também é necessário que ele tenha certeza da correção dos documentos na hora de calcular os impostos.

Se é o próprio empresário que envia os arquivos na contabilidade online, como ele pode ter garantia de que o serviço está correto?

Esse é um dos riscos desse modelo de atividade, uma vez que o empreendedor está sujeito a esquecimentos e equívocos. Afinal, ele não se formou na área para saber tudo que é importante para a gestão contábil.

Esses erros, causados pela falha na documentação ou pelo cálculo incorreto de impostos, podem gerar multas para o negócio e problemas mais sérios com o Fisco.

Falta de expertise no assunto

O serviço contábil exige conhecimento aprofundado no assunto e acompanhamento constante das mudanças na legislação. Como o administrador pode saber que a empresa de contabilidade online tem esses conhecimentos?

Não é uma questão de desmerecer o serviço, apenas uma atenção maior ao fato. Logo, o contador que atua de forma autônoma ou com um pequeno escritório deve valorizar as suas especializações na hora de vender um serviço. Também é importante demonstrar confiança no que sabe e conquistar a credibilidade dos clientes aos poucos.

Essa é uma maneira de mostrar a importância do trabalho realizado por um profissional com experiência no assunto e que faz um acompanhamento mais próximo às organizações.

Maneiras mais eficientes de usar o tempo

Ao contratar um serviço de contabilidade online, o empresário precisa ficar atento aos prazos e aos documentos que deve enviar para o prestador de serviço. Já pensou como ele perde um tempo precioso com essa questão?

Ao oferecer um serviço contábil, é possível valorizar o tempo do empreendedor. O contador deve mostrar ao empresário que essa demanda exige um conhecimento específico.

Além disso, ao direcionar essa tarefa para um profissional experiente, ele terá mais tempo para se dedicar ao crescimento do negócio.

3 estratégias para se diferenciar da concorrência

Ao chegar até aqui, já é possível perceber que há algumas maneiras de valorizar o serviço do contador tradicional. Basta utilizar os argumentos adequados e adotar mais algumas metodologias para se diferenciar no mercado. Confira:

1. Serviço de consultoria

Antes que o serviço de contabilidade online se torne um problema para a atuação do escritório, é fundamental investir em estratégias para conquistar um diferencial no mercado.

Uma solução, portanto, é ir além das obrigações e dos cálculos de impostos. Sendo assim, o profissional pode realizar uma consultoria para melhorar a gestão financeira do negócio e, consequentemente, aumentar a lucratividade do cliente.

O contador ainda é capaz de fornecer um aconselhamento estratégico, a fim de mostrar ao administrador como tomar decisões pensando no futuro da empresa em médio e longo prazo.

2. Criação de parcerias

Outra forma de atuação é a realização de parcerias com empresas contábeis de nichos diferenciados, assim como alguns escritórios de advocacia.

Para tanto, o contador precisa participar de eventos na área, fazer conexões e encontrar um modelo que gere resultados positivos para o seu negócio e de seu parceiro.

Advogados e contadores podem exercer funções complementares na hora de avaliar o regime tributário utilizado pelo empreendedor e sugerir uma mudança, sempre seguindo as regras legais.

Esses profissionais têm o papel de identificar qual é o regime que gera um menor pagamento de impostos, o que contribui para o aumento da lucratividade.

Eles também conseguem atuar de maneira consultiva na realização da análise de cálculos e alíquotas usadas na apuração de impostos. Muitas vezes, é possível perceber uma oportunidade tributária que pode gerar um interessante retorno de dinheiro para a empresa.

Já as parcerias com outros escritórios contábeis têm o papel de ampliar os serviços disponibilizados a um cliente. Se uma organização atua apenas com a folha de pagamento, o outro profissional pode realizar as análises tributárias, por exemplo.

3. Franquia na contabilidade

Os modelos de franquia se baseiam na venda de uma licença da marca e de sua estratégia de vendas. Ao investir nesse modelo, o empresário tem acesso ao conhecimento adquirido durante os anos de atividades.

Os pequenos escritórios contábeis se deparam diariamente diante de muitos desafios, custos operacionais altos e dúvidas que precisam ser esclarecidas aos clientes.

Ao adotar um modelo de franquia, por exemplo, o contador consegue mais apoio para controlar os riscos e tem o suporte necessário para aperfeiçoar os seus processos.

Logo, um modo de crescer e enfrentar a concorrência consiste em adotar um modelo de franquia. Assim, o contador não precisa se preocupar em realizar um plano de negócio e nem com os ajustes da parte operacional.

A franquia contribui para aumentar a captação de clientes e proporcionar mais tempo para o contador se dedicar às demandas mais estratégicas.

Portanto, a contabilidade online é uma tendência no mercado e se torna uma opção para empresas de pequeno porte. O contador que busca vencer essa concorrência precisa se capacitar, firmar parcerias com outros profissionais e ampliar os seus diferenciais no mercado.

Eleve a sua contabilidade

A tecnologia e o mercado não param de evoluir, então as estratégias adotadas pelas empresas precisam acompanhar essa evolução. E estamos aqui para te ajudar no que for preciso. Quer continuar aprendendo sobre o setor, confira nosso artigo de contabilidade gerencial. E que tal conferir outros meios para melhorar a gestão do seu negócio? Então acompanhe as novidades do blog!

contabilidade online contabilidade tradicional contador autônomo contador online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *