como administrar dinheiro

Como administrar dinheiro? Listamos as 5 melhores práticas

Equipe TOTVS | CONTABILIDADE | 07 outubro, 2020

A instabilidade financeira pode afetar empresas de ramos e tamanhos diversos, o que inclui pequenos negócios. Portanto, entender como administrar dinheiro de forma eficiente se torna essencial para que você não se perca em meio a cenários de incerteza.

Ter um planejamento financeiro é imprescindível, principalmente se você for o dono de uma empresa. É justamente essa vigilância que vai auxiliar na gestão do seu negócio e mostrar os melhores momentos para poupar, investir ou juntar dinheiro.

Quer saber como administrar melhor a sua receita? Continue a leitura!

Boas práticas

Muitos empreendedores realizam uma gestão conjunta do capital que circula em seu negócio e das suas despesas pessoais. Neste caso, o maior problema é a falta de controle do valor que entra e sai. Como saber o tamanho do seu lucro se, na mesma conta das despesas, consta o valor dos seus gastos pessoais?

Agindo dessa forma, você pode mascarar os resultados reais da sua empresa, ter problemas na hora de fazer a declaração do imposto de renda e determinar preços equivocados devido à falta de resultados concretos.

Porém, além de separar os custos pessoais do empresarial, existem outras práticas que podem ajudar você a melhorar a saúde financeira das duas áreas sem precisar ultrapassar essa barreira.

1. Controle constante

Antes de começar a fazer planejamentos para buscar como administrar dinheiro da melhor maneira, é importante que haja um controle constante das suas despesas. Nessa lista, coloque apenas os seus gastos fixos, como IPTU, luz, água, prestações etc.

Isso vai ajudar a mensurar os seus gastos mensais e vai mostrar o quanto você pode destinar para investimentos ou atividades de lazer, caso esteja fazendo o controle pessoal.

Para evitar o risco de perder as informações, mantenha essa lista salva em aplicativos de compartilhamento online (Google Drive ou Dropbox, por exemplo).

2. Reserva de emergência

Depois que conseguir enxergar todo o seu gasto fixo, o próximo passo é fazer uma reserva de emergência. É esse valor que vai ser capaz de cobrir os imprevistos do dia a dia.

Em caso de empresas, imagine um gasto extra por causa de algum incidente ou um computador que precisa de manutenção. Despesas que não constam no seu controle de gastos podem prejudicar toda a saúde financeira do seu negócio.

Por isso, é tão importante que você tenha um valor destinado a esses imprevistos. Porém, não existe um valor ideal para ter nessa reserva.

Já para o controle pessoal, o aconselhado é que o valor seja equivalente a seis vezes o salário que você recebe.

3. Retirada fixa da empresa

Todos os gastos foram estabelecidos, apontados e a reserva de emergência está bem definida. Agora é a hora de você fazer uma retirada para empreender. O aconselhado é que você retire 10% do seu rendimento do mês para fazer aplicações que possam render juros.

Foque em investimentos fáceis de acompanhar como:

  • poupança: investimento de baixo risco e baixa rentabilidade;
  • títulos públicos: papéis emitidos pelo Tesouro Nacional com risco baixo e rentabilidade moderada;
  • Certificados de Depósitos Bancários (CDB): emitido por bancos. Quanto mais tempo o dinheiro ficar, maior a sua rentabilidade.

O objetivo é fazer com que esse dinheiro separado aumente em longo prazo. O intuito é que você faça melhorias e amplie o patrimônio do seu negócio sem entrar em financiamentos ou empréstimos, um dos grandes vilões para as finanças da sua empresa.

Lembre-se: não faça retiradas no dinheiro da empresa para arcar com gastos pessoais.

4. Metas

Não adianta nada fazer todos os passos anteriores se você não tiver metas, pois são elas que vão guiar todo o seu investimento. Antes de defini-las, pense em como você vê a sua empresa no curto, médio e longo prazos.

O mais importante é que você conheça muito bem o seu negócio e a área em que está presente. Assim, definir metas superficiais, inatingíveis ou que não vão ao encontro do que a sua empresa produz vai atrasar o seu desenvolvimento e prejudicar a saúde do seu negócio.

5. Outros

Certamente essas dicas não cobrem todas as formas de melhorar o seu orçamento, mas, com certeza, elas são fundamentais. Vale a pena citarmos outras maneiras de administrar melhor o dinheiro da sua empresa.

Utilize com zelo os cartões de créditos. Apesar de ser a forma de pagamento mais utilizada e prática para algumas compras, os juros que a acompanham podem ser altos. Diante disso, se você atrasar uma fatura, já é o suficiente para prejudicar todo o seu planejamento.

Quando estiver decidido a fazer alguma compra, certifique-se de que já fez todas as pesquisas de preço possíveis. Ao comparar os preços, você consegue economizar e negociar melhor com os fornecedores. Em hipótese alguma compre por impulso.

Como administrar dinheiro: finanças para prestadores de serviços

Ter uma forma de se organizar e evitar erros comuns na hora de fazer os levantamentos financeiros é uma boa solução para manter o seu negócio forte e sem dívidas. Todas essas dicas que passamos podem ser facilmente desenvolvidas com o auxílio de um sistema de gestão.

Hoje em dia, as empresas precisam se preocupar com o valor que entra e sai no final do mês para fazerem um controle eficiente e serem capazes de encarar os concorrentes. Portanto, o uso da tecnologia pode ajudar a entender os seus pontos fortes e fracos, os erros e acertos, e também oferecer uma base sólida para você tomar as melhores decisões.

As grandes vantagens de ter um controle automatizado é que podemos acompanhar o fluxo de caixa em tempo real. Assim, fazer um controle mais efetivo das contas a pagar e a receber, além de gerar boletos sem burocracia.

Esse trabalho é desenvolvido pelos sistemas de gestão Eleve. Com qualidade TOTVS, eles permitem que você organize todo os seus gastos e lucros em um só lugar, com uma mensalidade baixa.

Gostou de saber como administrar melhor o dinheiro? Então, conheça um pouco mais dos benefícios dos sistemas Eleve.

controle de gastos planejamento financeiro reserva de emergência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *