software medico

Software médico: O que é, funções, vantagens e como escolher

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 30 abril, 2021

Gerenciar um consultório ou clínica de saúde é um enorme desafio. Com um software médico, no entanto, é possível controlar toda sua operação, garantindo eficiência e reduzindo custos.

Um estabelecimento de saúde possui incontáveis processos — coisas que vão muito além do atendimento médico e do tratamento.

Cada vez mais, as pessoas buscam por consultórios que possam oferecer uma melhor experiência do paciente.

Sem o auxílio da tecnologia, porém, essa é uma missão quase impossível.

Controlar cada aspecto da operação, otimizando processos e agilizando as tarefas, é um objetivo praticamente utópico se feito de forma manual.

No entanto, com um software médico, as coisas mudam.

A tecnologia emprega mais eficiência nos procedimentos, possibilitando um controle unificado do estabelecimento.

É o passo mais importante para a saúde digital.

Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre a importância do software médico, os benefícios de investir em um e qual a melhor opção do mercado. Confira!

O que é um software médico?

O software médico é uma plataforma tecnológica que centraliza todas as informações de um consultório ou clínica de saúde, facilitando a gestão de processos e automatizando tarefas administrativas.

A ferramenta apresenta uma visão unificada de 360 graus para gerenciar com eficiência pacientes, médicos, estoque, consultas e compromissos, informações de faturamento, finanças e muito mais.

O sistema agiliza praticamente todas as tarefas administrativas, de forma a agregar eficiência na sua execução.

Desse modo, permite que as clínicas e consultórios prestem serviços de qualidade, com atendimento humanizado, recepção clínica eficiente e tratamentos mais precisos e extremamente profissionais.

O software médico é um sistema que permite uma abordagem inovadora na gestão do estabelecimento de saúde, sem atrito, que possibilita a resolução de problemas de forma ágil e a condução do negócio de forma a cumprir com suas metas e objetivos.

A importância de um software médico para rotina de clínicas e consultórios

O software médico é essencial para um consultório ou clínica de saúde pois permite uma gestão mais eficiente dos processos. 

Na prática, o sistema ajuda a administração em tarefas como:

  • automatizar tarefas de rotina
  • delinear e implementar políticas
  • projetar fluxos de trabalho orientados para o paciente
  • garantir a comunicação e coordenação entre os funcionários
  • anunciar serviços, gerenciar recursos humanos e financeiros e fornecer a cadeia de abastecimento ininterrupta

Como você sabe, a gestão de um estabelecimento de saúde não é nada simples: 

Além das rotinas clínicas, é preciso de atenção nos fornecedores para garantir medicamentos a preço acessível. Outro ponto: sem um sistema tecnológico, não há como aproveitar os benefícios do prontuário eletrônico.

Com um software médico, a instituição também garante proteção e sigilo aos dados clínicos, tanto corporativos como dos pacientes.

Tudo isso contribui não apenas para uma melhor organização administrativa, mas também para obtenção de dados e oportunidades de melhorias, com insights para efetivamente otimizar a operação.

Quais são as principais funcionalidades de um software médico?

software médico

Quer modernizar o gerenciamento do seu consultório ou clínica? Contar com um bom software médico é essencial. Mas… Você sabe quais funcionalidades essa ferramenta apresenta?

Ao optar por um sistema realmente completo, você pode contar com um braço direito tecnológico que vai facilitar toda operação. Agora, o que isso significa na prática?

É o que vamos te explicar, mostrando algumas das principais funcionalidades:

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é praticamente uma obrigação para uma boa gestão de clínicas e consultórios.

Basicamente, o arquivo digital substitui o documento físico, centralizando todas as informações dos pacientes em fichas digitais, que podem ser facilmente encontradas no software médico.

O prontuário eletrônico reúne, em um só documento, todo histórico do paciente — contando com elementos adicionais em relação ao arquivo físico. Anotações, exames de imagem e considerações médicas também podem ser acessadas.

Tudo isso auxilia em um melhor diagnóstico e tratamento do paciente, além de facilitar o atendimento humanizado.

Agendamento 

Realizar o agendamento de consultas e procedimentos médicos em planilhas ou mesmo agendas físicas é um ingrediente para o desastre administrativo.

Por isso, o software médico une o útil ao agradável com a função de agenda médica eletrônica.

Desse modo, facilita o agendamento de consultas, automatizando ainda alguns processos (como o estabelecimento da data de retorno).

Além disso, dispõe da opção de enviar lembretes de consulta para os pacientes — via SMS, WhatsApp ou e-mail.

Gestão financeira

Com o software médico, você tem a capacidade de monitorar diferentes operações financeiras, incluindo despesas, lucros e perdas, contas a pagar e receber, bem como impostos e faturamento.

Esse nível de consciência financeira ajuda você a melhor analisar as perspectivas de negócios de forma bastante clara para se mover na direção certa.

Receituário 

O software médico certo também pode otimizar sua operação com o recurso de receituário digital.

Assim, sua equipe pode ter todo um mapeamento dos medicamentos e seus preços nas farmácias próximas, bem como realizar o envio da prescrição ao paciente de forma on-line ou via SMS, entre vários outros benefícios.

5 Benefícios de investir em um software médico 

O software médico é desenvolvido de forma a sanar necessidades tanto dos pacientes, como da gestão hospitalar.

Com isso, trata-se de uma solução realmente completa, moderna e solucionadora de problemas.

Afinal, além de automatizar os processos, o software médico vai ajudar você e sua equipe a monitorarem cada procedimento, analisando resultados e tomando decisões em tempo real.

Automatização 

A automação é um dos principais benefícios dessa tecnologia, pois ajuda a otimizar a experiência do usuário.

Assim, médicos, pacientes e autoridades da clínica (como diretores e gestores) podem interagir on-line, marcar consultas, entre outras tarefas.

Segurança dos dados 

O banco de dados do software médico inclui todos os dados necessários do paciente. Histórico de doenças, resultados de testes, tratamentos prescritos.

Tudo pode ser armazenado com total segurança, garantindo a confidencialidade que os pacientes precisam e que a clínica é obrigada a oferecer.

É uma característica dos softwares baseados em nuvem, em que cada arquivo é interligado em um ambiente digital altamente seguro, conforme exige a Portaria 467 do MS.

Padronização 

O software médico atua na otimização do trabalho, eliminando procedimentos manuais e passíveis de erros.

Em vez disso, você aposta em uma rotina de execuções pré-programadas, que efetivamente sigam o compliance interno e as obrigações legislativas, de modo que tudo seja feito de forma correta e em conformidade.

Praticidade

Com o software, os gestores são capazes de gerenciar recursos, analisar a produtividade da equipe, reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos, otimizar a cadeia de suprimentos, etc.

Assim, proporciona maior praticidade na gestão diárias das demandas, além de aumento da produtividade.

Mobilidade

Ao investir em um software médico, sua clínica se posiciona de forma mais flexível para os pacientes.

Essa é uma característica importante para que seu negócio atenda melhor cada caso, com maior mobilidade para focar no que importa — enquanto a tecnologia lida com as tarefas administrativas e puramente operacionais.

Software médico: Como escolher o melhor sistema para clínicas e consultórios

Interessado em um software médico para a sua clínica ou consultório? Antes de sair procurando pela opção mais barata, entenda que há critérios que devem ser observados.

Quer saber os mais importantes? Confira:

Funcionalidades

Cada clínica tem requisitos diferentes de acordo com sua equipe, recursos e fluxo de pacientes.

Antes de selecionar um software para o seu estabelecimento, é necessário decidir quais funcionalidades ele precisa oferecer para o melhorar de verdade o funcionamento do seu negócio.

Histórico

Busque entender o histórico da empresa.

Feedbacks, avaliações e os anos de mercado são ótimos indicadores para fortalecer sua confiança e direcionar sua decisão.

O software médico será hospedado na nuvem?

Um sistema baseado em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar, pois fornece acesso remoto por meio de um navegador.

Além disso, com um sistema baseado em nuvem, os custos iniciais são muito baixos — pois o software é adquirido como serviço, com taxas mensais ou anuais.

Suporte Técnico

Existem muitos problemas técnicos que o software pode enfrentar durante o funcionamento. A fornecedora deve oferecer suporte técnico qualificado e em tempo real no caso de emergências.

Eleve Saúde

O Eleve Saúde é o melhor sistema de gestão para consultórios e clínicas médicas que você encontra no mercado.

Com mais de 25 anos de atuação, a Eleve sempre buscou unir inovação e tecnologia em soluções para melhorar a gestão da saúde no país.

O Eleve Saúde é a consolidação disso, um software médico que organiza as rotinas do seu consultório, possibilitando um melhor atendimento dos pacientes.

Com este sistema médico, você pode fazer toda gestão do consultório, organizar o receituário digital e ter acesso completo ao prontuário digital por especialidade.

O Eleve Saúde é o software médico que ajuda seu consultório a atender mais e melhor.

Quer saber mais? Visite o site do Eleve Saúde!

Nova call to action

Conclusão

Durante este conteúdo, você pôde aprender mais sobre o software médico e sua importância na rotina do consultório ou clínica.

Trata-se de uma tecnologia que já é uma necessidade na gestão da saúde e que melhora o atendimento, otimizando processos antes repetitivos e de pouco valor.

Além disso, você conheceu os benefícios de investir nesse tipo de software médico e também os diferenciais do melhor sistema de gestão para clínicas do mercado, o Eleve Saúde.

Quer continuar aprendendo mais dicas sobre gestão de negócios, como da parte financeira da sua clínica? Então siga lendo os conteúdos aqui do Blog Eleve!

eleve saude gestao clinica gestao de consultorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *