software de telemedicina

Software de telemedicina: Funcionalidades, vantagens e como escolher

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 28 julho, 2021

O software de telemedicina é a solução tecnológica que fornece toda infraestrutura, suporte e funcionalidades para permitir consultas médicas virtuais privadas, seguras e de alta qualidade por meio de videoconferências.

Cada vez mais hospitais, clínicas e consultórios — de todos os portes — adotam o software de telemedicina dentre seus sistemas tecnológicos.

Porém, encontrar o sistema certo é um desafio: trata-se de uma demanda nova no Brasil.

Aliás, destacar-se nesse campo da saúde digital é uma empreitada por si só — muito mais do que qualidade no atendimento, é preciso da tecnologia certa para capacitar os esforços de seus profissionais.

Para ajudar você a entender mais sobre o software de telemedicina, suas principais funcionalidades, vantagens e como escolher a melhor opção para sua instituição, criamos esse conteúdo.

Que tal seguir a leitura para aprender ainda mais sobre o assunto?
Nova call to action

Software de telemedicina: Afinal, o que é a telemedicina?

Telemedicina é um termo que define o uso de canais digitais e outras tecnologias para facilitar o acesso à saúde e melhorar a qualidade dos atendimentos, tudo a distância.

Para funcionar, a telemedicina necessita de alguns elementos, como acesso à internet, videoconferência, chatbots, streaming de mídia e outros canais digitais.

O objetivo da telemedicina é facilitar e ampliar a conexão entre médicos e seus pacientes, sem a necessidade de encontros presenciais, capacitando o atendimento online.

Qual é a importância da telemedicina?

A telemedicina está transformando a saúde pública, a pesquisa médica, a educação profissional relacionada à saúde e a gestão da saúde.

Com bases na saúde digital, a telemedicina permite que médicos e outros profissionais de saúde aproveitem a tecnologia para diagnosticar doenças remotamente, oferecer tratamentos e prescrever medicamentos.

De acordo com o The American Journal of Accountable Care, a telemedicina vem sendo essencial na melhoria dos tratamentos a longo prazo.

Além disso, é essencial para uma melhor experiência do paciente, aumentando seus níveis de satisfação.

E claro, trata-se de um diferencial para o paciente, que tem na conveniência um ótimo motivo para preferir a telemedicina.

Conforme divulgado na Forbes, a telemedicina pode poupar até 100 minutos do dia de um paciente, comparado a uma ida ao consultório ou hospital.

O que é um software de telemedicina?

O software de telemedicina é a tecnologia que capacita uma instituição de saúde a oferecer consultas digitais, por meio de ferramentas como a teleorientação e teleconsulta.

Funciona via videoconferência, o que significa que o paciente não precisa sair da sua casa.

Trata-se de uma inovação no Brasil, mas um tema que já é bem maduro no exterior, especialmente nos Estados Unidos.

Na verdade, em terras brasileiras, apenas em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, que o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou o uso da telemedicina.

Desde então, esse método de prestar serviços médicos vem crescendo cada vez mais no Brasil.

E se os dados de fora podem nos dizer algo, é que há muito espaço para crescer.

De acordo com dados divulgados na Globe Newswire, o setor de telemedicina e saúde digital crescerá de US$ 62,4 bilhões em 2020 para US$ 475,5 bilhões em 2026.

O uso da tecnologia na área da saúde

Na medicina e na saúde, a tecnologia pode ajudar a tornar os sistemas de saúde mais sustentáveis, equalizando a relação entre médicos e pacientes.

Desse modo, é possível desenvolver e fornecer soluções mais baratas, rápidas e eficazes para atendimento, diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de problema de saúde.

Além da parte operacional e prática, a tecnologia também tem papel fundamental para melhorar, padronizar e otimizar com base em dados a gestão da instituição de saúde.

Assim, é possível evoluir não apenas um ou outro player, mas o mercado como um todo, oferecendo um melhor atendimento desde antes do consultório ou do leito — mas começando na administração do negócio.

Quais são as principais funcionalidades de um software de telemedicina?

O software de telemedicina é uma tecnologia incrível e que, só agora, começa a ser implementada pelas instituições de saúde.

Muito além de possibilitar o contato online entre médicos e pacientes, essas plataformas contribuem para a melhoria do serviço médico. Confira algumas das funcionalidades dessa tecnologia!

Videoconferência em tempo real

O software de telemedicina permite que os médicos se conectem com seus pacientes por meio de videoconferências em tempo real, garantindo tanto segurança do paciente quanto confidencialidade.

Chat para bate-papo

Bate-papo que permite compartilhar links, mensagens e orientações por escrito entre os participantes.

Integração de informações médicas

Um bom software de telemedicina deve permitir o compartilhamento de dados, como prontuário eletrônico, exames de imagens e prescrições, entre si.

Além disso, a solução deve possibilitar o salvamento e documentação dos encontros — bem como dos documentos e informações trocados — para enriquecimento do histórico do paciente.

Receituário Digital

Recurso de receita digital que permite a indicação (e memorização) de posologias, com radar de preços, bulas online e alertas de possíveis alergias dependendo do medicamento recomendado.

Integração financeira

O sistema para telemedicina pode ser integrado ao seu sistema financeiro, facilitando a cobrança dos pacientes por uma teleconsulta.

Automaticamente, ele envia um link para que ele escolha a melhor forma de pagamento.

Integração com dispositivos médicos

Algumas plataformas de telemedicina são construídas para se conectar e se comunicar diretamente com dispositivos médicos da instituição, como ERPs e prontuários eletrônicos.

Relatórios e análises

Muitas plataformas de telemedicina incluem algum tipo de relatório ou recurso de análise de dados.

Quais são as vantagens de um software de telemedicina?

Uma plataforma de telemedicina deve ajudar as instituições de saúde a alcançarem seus objetivos estratégicos, ampliando também seu alcance como prestadora de serviços médicos.

É como falamos: a questão vai muito além de capacitar as teleconsultas em sua instituição.

O software de telemedicina tem incontáveis vantagens, como a integração de um sistema de videoconferências ao seu sistema financeiro.

São também plataformas que oferecem maior integração entre setores, facilidade de implementação, potencial de escalabilidade e, o mais importante, resultados mensuráveis.

As tecnologias integradas ao software de telemedicina, como prontuários eletrônicos e dispositivos de streaming, podem melhorar substancialmente a qualidade dos diagnósticos e tratamentos.

As instituições também podem se beneficiar com o aumento da receita.

É que a telemedicina permite que os médicos atendam mais pacientes sem a necessidade de contratar mais funcionários ou aumentar o espaço do escritório.

Como escolher o software de telemedicina ideal?

software de telemedicinaO software de medicina ideal para o seu negócio é aquele que consegue oferecer o mais amplo portfólio de funcionalidade, enquanto mantém seus custos acessíveis.

Esse balanço é essencial para que sua instituição de saúde — especialmente as pequenas — possam crescer (também) por meio da telemedicina.

Isso quer dizer que o software escolhido deve fornecer todas aquelas funcionalidades que mencionamos anteriormente, lembra?

Mas também devem ser de confiança, garantindo a segurança de dados tão sensíveis e importantes.

Uma dica é confiar em soluções nativas da nuvem, que possuem camadas extras de proteção aos dados, mas que facilitam o acesso pelos profissionais e médicos.

É também uma forma de integrar os dados em tempo real e fornecer uma plataforma rica para troca de informações.

Claro, lembre-se também que um prontuário eletrônico de última geração pode fazer toda diferença na cultura hospitalar e na qualidade do atendimento.

Por fim, lembre-se de buscar entender como funciona o suporte do fornecedor.

Ele precisa ser um parceiro da sua instituição de saúde, do momento da assinatura do software de telemedicina, passando pela sua implementação até o uso em seu dia a dia!

Software de telemedicina: Dúvidas frequentes

Antes de encerrarmos, que tal repassar algumas das dúvidas frequentes sobre o assunto? Com certeza você vai encontrar a resposta que busca!

Como é o cenário da telemedicina no Brasil?

A telemedicina foi liberada pelo Conselho Federal de Medicina em março de 2020. Desde então, a modalidade de atendimento se espalhou pelo Brasil, mas há muito espaço para crescer!

É possível integrar o software com outros setores da clínica/consultório?

Sim! Você pode integrar o software de telemedicina com outros sistemas, plataformas e software da sua instituição de saúde, como ERP, sistema financeiro, entre outros.

Profissionais de todas as áreas da medicina podem usar o software de telemedicina?

Sim! Basicamente, todos os médicos e especialistas que costumam atender pacientes podem utilizar o software de telemedicina, oferecendo uma nova forma de prestar um serviço de qualidade — só que com mais comodidade!

Eleve Saúde

O Eleve Saúde é o sistema para gestão de consultório e clínicas perfeito para sua instituição, pois possui o módulo de telemedicina.

A teleconsulta do Eleve permite agendamento e acesso rápido às teleconsultas — seja pelo computador ou celular do paciente.

O layout de consulta é muito intuitivo e possibilita o chat em tempo real, com troca de dados e informações.

Com uma estrutura de segurança robusta, ele protege os dados do paciente.

Incluindo seu histórico, seu prontuário eletrônico e seu receituário digital — recursos nativos do Eleve Saúde.

O Eleve Saúde é um sistema completo para consultórios e clínicas, utilizado por mais de 5 mil médicos.

Conheça mais sobre o software para gestão de telemedicina na sua instituição, Eleve Saúde!
Nova call to action

Conclusão 

Gostou de aprender mais sobre o software de telemedicina?

Trata-se de uma tecnologia que cada vez mais evolui, mas que já traz ótimos resultados e vantagens para as instituições de saúde.

Oferecer teleconsultas é um excelente diferencial para que seu consultório ou clínica se destaque no mercado e possa crescer.

Que tal colocar sua instituição de saúde no caminho da transformação digital agora mesmo? Então aproveite os benefícios do Eleve Saúde.

E para continuar aprendendo sobre gestão da sua clínica, continue de olho nos conteúdos aqui do nosso blog. Já aproveite para conferir o artigo que preparamos para explicar como atender telemedicina!

atendimento médico online software médico telemedicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *