sistema medico

Sistema médico: O que é, funcionalidades, vantagens e dúvidas

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 12 julho, 2021

Um sistema médico é uma solução completa para gestão de clínica ou consultório, integrando informações e automatizando uma série de processos administrativos.

Quanto maior é a competitividade no segmento da saúde, maior é a necessidade das clínicas e consultórios de se modernizarem.

Afinal, não é por acaso que a tecnologia é uma das grandes amigas da medicina.

Soluções tecnológicas não servem apenas para atividades relacionadas aos tratamentos médicos, mas também para assegurar máximo compliance administrativo.

E se você já vivenciou o ambiente administrativo hospitalar, sabe que esse é um grande desafio, especialmente por conta das legislações da área.

Nesse conteúdo, vamos te explicar mais sobre ter um sistema médico, seu valor para a gestão, as principais funcionalidades e como escolher o software ideal!

O que é um sistema médico?

Um sistema médico é um software de gestão para consultórios, clínicas e hospitais. Com a solução, você organiza as rotinas médicas, controla as finanças da instituição, facilita a prescrição de medicamentos e melhora o atendimento!

Esses softwares podem servir como uma base completa para o gerenciamento do consultório.

Assim, os profissionais do administrativo não ficam presos à falta de informações e podem agilizar os atendimentos e os procedimentos pré e pós-consulta.

Tudo isso com acesso a recursos amplos, que auxiliam desde o médico no cuidado com o paciente, até o gestor financeiro e o faturamento hospitalar.

De modo prático, o sistema médico automatiza tarefas, integra dados e setores e aumenta a produtividade de toda instituição de saúde.

A transformação digital na medicina

A transformação digital na medicina vem revolucionando não apenas os cuidados médicos, mas evoluindo operacional e estrategicamente como clínicas e hospitais são gerenciados.

É um movimento que alguns especialistas chamam de Saúde 4.0 ou saúde digital.

Assim, por meio da utilização de tecnologias e soluções digitais, é possível otimizar processos e melhorar a rotina de profissionais e pacientes.

Para a instituição de saúde, a transformação digital na medicina significa uma oportunidade de ir além.

As soluções digitais, como o sistema médico, permitem uma gestão integrada de todos os setores.

Desse modo, é possível não apenas aprimorar os cuidados e acompanhamentos dos quadros clínicos, mas renovar conhecimentos e práticas médicas.

Assim, a clínica consegue oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, focado nas necessidades específicas da jornada de cada paciente.

É uma forma de trabalhar de maneira assertiva em cima de uma melhor experiência do paciente.

Ao mesmo tempo, a transformação digital surge como movimento de revolução da gestão hospitalar.

Cada ação, tarefa e processo é documentado no sistema médico, que registra dados e informações sobre todos os resultados obtidos.

São informações úteis não apenas na linha de frente dos cuidados humanos, mas que podem servir para melhorar a administração da clínica ou consultório.

Como?

Proporcionando insights que ajudem a instituição a melhorar tratamentos, otimizar a gestão de leitos, reduzir custos, encontrar melhores fornecedores e se manterem em compliance com a legislação vigente.
Nova call to action

Quais são as principais funcionalidades de um sistema médico?

Um sistema médico pode variar, dependendo do fornecedor escolhido.

Alguns consultórios contam com versões mais limitadas, que funcionam como agendas eletrônicas. Já outros apostam em soluções completas, com recursos inteligentes.

Entre as funcionalidades dos principais sistemas médicos do mercado, você encontra:

  • Tabelas CID10;
  • Faturamento TISS;
  • Prontuário eletrônico;
  • Receituário inteligente;
  • Geração de atestados e laudos;
  • Integração com a gestão financeira;
  • Acesso a indicadores de desempenho do negócio;
  • Gestão de agendamentos e confirmações de consultas;

Quais são os impactos de um sistema médico na rotina de clínicas e consultórios? 

sistema medicoO sistema médico permite que seu negócio foque no que realmente importa: o bem-estar do paciente. Isso significa que ele otimiza praticamente todos os processos administrativos relacionados.

Assim, desde a chegada do paciente na recepção clínica, até os procedimentos de tratamento de suas condições, tudo é registrado pelo software médico.

Porém, falamos também de ação: o sistema médico impacta sua rotina operacional.

Desse modo, reduz as filas e o tempo de espera, já que o atendimento é mais ágil — mesmo em relação às especialidades.

Além disso, você reduz custos com toda papelada normalmente gerada em cada procedimento médico.

Tudo é digital, armazenado na nuvem, com toda segurança de uma infraestrutura tecnológica robusta.

O sistema médico impacta sua clínica ou consultório já no dia 1!

Com a funcionalidade de agendamentos e os lembretes de consultas, você reduz a taxa de absenteísmo no estabelecimento.

Assim, garante maior previsibilidade de receitas e mantém os pacientes engajados com seu tratamento, melhorando sua saúde.

Outro fator relevante em um sistema médico é sua capacidade de favorecer a implementação da telemedicina (saiba mais sobre software de telemedicina), com recursos de atendimento médico online!

Por que investir em um sistema médico?

Investir em um sistema médico é a melhor forma de direcionar sua instituição de saúde para uma verdadeira transformação digital.

Porém, a modernização é só um dos fatores que devem ser considerados ao tomar essa decisão. O sistema médico certo pode agregar vários benefícios ao estabelecimento.

A seguir, reunimos alguns dos motivos que levaram os principais estabelecimentos de saúde do país a adotarem um sistema médico. Confira:

Praticidade

A demora em hospitais e clínicas sempre foi encarado como algo normal por boa parte da sociedade.

O sistema médico permite que a sua instituição vire a chave e mude o panorama, conferindo maior praticidade aos processos diários.

Assim, a partir do momento em que o paciente chega ao consultório, seu atendimento já é otimizado graças aos recursos do sistema médico.

Toda parte de cadastro de informações é facilitada por uma interface simples, centralizando os dados no prontuário eletrônico.

No momento em que o paciente entra em contato com médicos e enfermeiros, eles podem acessar sua ficha diretamente de outros computadores e dispositivos móveis.

Assim, o tratamento pode seguir sem maiores obstáculos de comunicação, conferindo muito mais praticidade à rotina hospitalar.

Mobilidade

O sistema médico que você escolher deve proporcionar total mobilidade para que o atendimento ocorra com liberdade dentro da instituição de saúde.

Ou seja: o ideal é investir em uma solução 100% na nuvem, que possa ser acessada de qualquer lugar e de qualquer dispositivo móvel com acesso à Internet.

Além disso, mobilidade significa que sua clínica pode se comunicar com os pacientes para além do e-mail e telefone.

Que tal enviar SMS para confirmar consultas? Com um sistema médico, você pode!

Inovação

O sistema médico é um vetor de inovação para o ambiente hospitalar, contribuindo para a digitalização de todos os seus setores.

Assim, a instituição de saúde alcança a excelência em tarefas que antes eram complicadas, demoradas ou simplesmente caras demais.

A possibilidade de integrar os dados do sistema médico com seu ERP é outro fator de atenção, já que facilita todo controle financeiro do negócio.

Desse modo, você evita as glosas hospitalares e otimiza o fluxo de caixa.

Excelência no atendimento

Por fim, um dos principais motivos pelos quais as instituições de saúde investem em sistemas médicos é a possibilidade de melhorar seu atendimento.

Ao tornar os processos administrativos mais eficientes e, especialmente, automatizados, sua equipe pode voltar sua atenção para os pacientes.

Desse modo, é possível promover um atendimento mais humanizado e dedicado, o que contribui no processo de recuperação.

Como escolher o sistema médico ideal para o seu negócio?

O processo de escolha do melhor sistema médico vai se basear em alguns pontos, como a infraestrutura do seu estabelecimento de saúde, a necessidade de digitalização e, claro, o orçamento!

Na hora da escolha, busque pela opção que melhor sirva a sua instituição de saúde, com funcionalidades que vão além da simples agenda médica.

Lembre-se que a adoção de tecnologia no estabelecimento de saúde visa não apenas simplificar as rotinas hospitalares, mas contribuir com toda gestão!

Além disso, recomendamos que fique de olho nas opções que oferecem uma ampla gama de recursos, mas que conseguem ser acessíveis à pequenas e médias instituições de saúde.

Aliás, sempre opte por sistemas médicos na nuvem, que permitem total mobilidade e conferem maior segurança aos dados da sua instituição e aos seus pacientes (leia mais sobre os protocolos de segurança do paciente).

Sistema Médico: Dúvidas Frequentes!

Antes de partir para a conclusão, gostaríamos de responder algumas questões frequentes que ouvimos de leitores e clientes aqui do blog. Talvez você já tenha se perguntado o mesmo que eles, então que tal conferir as respostas? Veja só:

Afinal, um sistema médico protege os dados dos pacientes?

Sim! O sistema médico possui infraestrutura robusta, que centraliza os dados em um banco de dados na nuvem.

Assim, caso aconteça algum problema como a queda de energia, todos os dados continuam a salvo no sistema, assegurados por backups e camadas de firewall.

Como avaliar o custo-benefício de um sistema médico?

Para avaliar corretamente o custo-benefício de um sistema médico, você deve observar a relação entre suas funcionalidades, diferenciais, suporte técnico e o valor cobrado.

Um sistema na nuvem, com diferentes planos de assinatura e várias funcionalidades que complementam sua gestão, deve ser a melhor escolha para sua instituição!

Um sistema médico também pode ser usado para a telemedicina?

Sim! A telemedicina é uma área da saúde que só cresce e o seu sistema médico deve capacitar seu negócio a oferecer mais esse serviço, permitindo a melhor adequação para os profissionais de saúde, com todo conforto para os pacientes. 

Saiba mais sobre software de telemedicina!

Eleve Saúde

Agora, um último recado: se você quer um sistema médico com todos os diferenciais que citamos, saiba que encontrou!

O Eleve Saúde é o melhor software médico para gestão de consultórios e clínicas!

Com diversas funcionalidades e recursos, o sistema 100% na nuvem facilita a administração da instituição de saúde, colocando seu estabelecimento em outro patamar no quesito gestão médica.

Organize rotinas hospitalares, utilize todos os recursos do prontuário digital inteligente, facilite a tarefa dos atendentes com o receituário digital e integre os dados de negócio com seu ERP para melhorar a gestão financeira!

Tudo com o Eleve Saúde!

Interessou? Conheça todos os diferenciais, funcionalidades e benefícios do Eleve Saúde agora mesmo!
Nova call to action

Conclusão 

Uma instituição de saúde é um negócio como qualquer outro, mas que vive sob um ambiente de missão-crítica.

Gerenciar todos esses processos, bem como as informações geradas, e conduzir a instituição para o sucesso operacional e financeiro é um enorme desafio.

Para isso, o uso de um sistema médico é essencial!

Soluções completas, como o Eleve Saúde, integram os setores da clínica ou consultório, facilitam sua operação, otimizam o atendimento e contribuem para a conquista de melhores resultados!

Investir em um sistema médico é um importante passo para a transformação digital da sua instituição. Que tal começar essa jornada agora mesmo?

E não deixe de continuar acompanhando o nosso blog! Já aproveite para conferir o artigo que preparamos para mostrar como atender telemedicina!

gestao clinica software médico software telemedicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *