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Saúde digital: Veja como preparar o seu consultório para esta tendência

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 02 dezembro, 2020

O termo saúde digital incorpora os avanços tecnológicos recentes, como telemedicina, big data, redes sociais, inteligência artificial, entre outros. Seu objetivo é tornar mais eficiente a prestação de cuidados de saúde, facilitar o acesso aos serviços e melhorar a sua qualidade. Também busca reduzir custos, além de proporcionar experiências personalizadas aos pacientes.

Esta nova forma de atuação da medicina aplica uma série de ferramentas digitais em seus processos. Inovações como prontuário eletrônico, agendamento online e receita digital, por exemplo, já estão presentes em muitas clínicas e consultórios médicos.

Diante disso, entenda as vantagens desta digitalização e como se preparar para adotá-la.

Por que investir na saúde digital?

A saúde digital facilita os tratamentos, monitoramentos e cuidados em geral com a saúde dos pacientes. As inovações que estão ligadas a esta tendência contribuem para uma medicina focada em prevenção. 

Assim, é possível melhorar tratamentos, tornar o atendimento mais humanizado, acompanhar doenças crônicas com mais praticidade e ajudar as pessoas a terem um estilo de vida saudável. O monitoramento da saúde permite, inclusive, uma intervenção médica precoce no desenvolvimento de determinadas doenças, aumentando as chances de cura.

Outro ponto relevante é que, com a saúde digital, os pacientes têm um papel ativo nos cuidados e tratamentos, o que favorece o trabalho dos profissionais de saúde.

Para os consultórios e clínicas médicas, o uso de novas tecnologias acarreta em ganhos em termos de produtividade, efetividade na prestação de serviços e economia de recursos. 

Um software de saúde, por exemplo, ajuda a otimizar o tempo que o médico gastaria preenchendo prontuários ou prescrevendo receitas à mão, tempo este que pode ser aproveitado para aprofundar o contato com o paciente. 

Otimize a gestão do tempo com a automatização

Os profissionais de saúde ainda passam boa parte do tempo em tarefas administrativas que poderiam ser facilmente resolvidas a partir da automatização de processos. 

Se um consultório ou clínica médica for encarado como um negócio, como deve ser, ele é tratado como um empreendimento na área de serviços. E você sabe que, neste caso, tempo é dinheiro. O que você fatura depende das horas que você passa prestando o serviço.

Assim, o ideal é que a maior parte do período que você passa trabalhando seja gasta no atendimento aos pacientes. É imprescindível, portanto, gerenciar bem o seu tempo para que o seu consultório ou clínica médica sejam mais lucrativos.

Isso significa otimizar a gestão do estabelecimento. As tarefas administrativas não podem ser deixadas de lado. Portanto, você precisa aumentar a eficiência da gestão por meio da tecnologia, a fim de não perder tanto tempo com ela e atender mais pacientes.

Agendamento eletrônico

Para melhorar a gestão do seu negócio, conte com um bom sistema de agendamento eletrônico, que permite um controle mais eficiente de marcações e evita desgastes com os pacientes. 

Reduz ainda a necessidade de agendamento por telefone, assim como ligações de confirmação, já que os lembretes podem ser enviados de forma digital.

Prontuário eletrônico

Já falamos antes sobre prontuário eletrônico, mas sempre vale reforçar a importância desta plataforma. Ela ajuda a melhorar a qualidade do atendimento e torná-lo mais humanizado. 

Você não só ganha tempo no acesso às informações do paciente, como também economiza os minutos que perderia preenchendo dados à mão.

Receita digital

A receita ou prescrição digital pode ser enviada pelo médico de diferentes formas, como, por exemplo, via SMS, para o celular do paciente a que acabou de atender. 

Com o cenário atípico do ano de 2020, diante da pandemia de Covid-19, este tipo de prescrição teve 60% de registros a mais no primeiro semestre (no total foram cinco milhões de prescrições digitais), na comparação com o mesmo período de 2019.

Telemedicina

A telemedicina é uma boa forma de otimizar o tempo de atendimento. Vale estudar a possibilidade e ver se ela é possível dentro da sua especialidade médica. 

Mais um vez, um bom software médico ou de um software de telemedicina é imprescindível para o oferecimento de atendimento médico online. Saiba mais sobre o tema.

Eleve Saúde

A fim de promover uma estruturação eficiente dos processos de sua clínica ou consultório médico, é importante contar com a tecnologia. Por meio de um sistema de gestão, ela ajuda você a aumentar a produtividade do estabelecimento. Consequentemente, a capacidade de gerar lucro também aumenta.

A tecnologia permite que você mantenha um registro administrativo e financeiro mais organizado e centralizado. Isso facilita a gestão dos processos e otimiza o seu tempo. Conheça o Eleve Saúde, o melhor sistema médico para a sua clínica ou consultório.

 
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