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Recepção clínica: Como o uso de software pode melhorar a experiência do paciente

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 21 abril, 2021

Você já percebeu que, cada vez mais, a experiência do paciente se torna um fator relevante para o sucesso médico? Nesse aspecto, a recepção clínica cumpre um papel muito importante.

Independente do tamanho do estabelecimento de saúde, proporcionar um atendimento de qualidade é o primeiro passo para se destacar.

Em um mercado tão competitivo e volátil, é imperativo que estabelecimentos de saúde invistam em inovações para melhorar o contato com os pacientes.

Assim, é possível agregar valor aos processos e procedimentos médicos, organizar as demandas internas e aumentar a satisfação do paciente e seus acompanhantes.

Nesse processo de transformação, a tecnologia ocupa uma posição de destaque.

Com um sistema de gestão hospitalar, você organiza todos os processos relacionados ao atendimento, dando mais praticidade e qualidade à prestação de serviços.

Neste conteúdo, vamos te explicar um pouquinho mais sobre isso.

Afinal, como um software de gestão pode otimizar 100% da sua recepção clínica? Descubra neste artigo!

A importância da recepção em clínicas médicas

 

recepcao clinicaNa hora de compor os serviços médicos de um consultório ou clínica médica, não são somente as habilidades e conhecimentos técnicos que contam. É necessário pensar no todo, começando pela recepção clínica.

Trata-se do primeiro contato de um paciente com a instituição e molda a primeira impressão que o público tem dela. 

Ou seja, falamos de:

  • Estrutura física;
  • Tempo de espera;
  • Facilidade de acesso;
  • Qualidade do material;
  • Know-how e prontidão da equipe especializada;

A recepção clínica deve ser o processo central do estabelecimento de saúde, sua base.

Por isso, canais de comunicação devem ser diversificados e eficientes, a equipe deve ser treinada e atuar centrada em resultados.

Durante o atendimento na recepção, todas as dúvidas devem ser sanadas de forma resoluta e completa.

Assim, é possível complementar o tratamento dos pacientes de maneira eficaz e completa.

Quais são as principais funções da recepção de uma clínica?

 

A recepção clínica é a base para que o paciente possa medir a qualidade dos serviços, sendo um dos motivadores para sua fidelização.

Uma boa recepção clínica pode garantir que o paciente não apenas saia do estabelecimento satisfeito, mas que o indique a quem precisar.

Afinal, compõe parte da imagem que ele formará do seu negócio.

Mas, e na prática, você sabe exatamente o que sua recepção clínica deve executar? Listamos algumas das principais funções:

Bastante coisa, certo?

É por isso que procurar formas de otimizar essa operação — que costuma ser bastante volátil e, por isso, exigente — é uma obrigação para que seu negócio se torne mais competitivo.

Como melhorar a recepção de uma clínica e proporcionar uma experiência agradável 

 

E se a experiência do paciente é tão relevante, como garantir que o serviço prestado seja o melhor possível?

É importante ter um mindset voltado para a melhoria contínua, que busca a otimização dos processos de modo que influencie todos os procedimentos.

De forma estratégica, é necessário direcionar o estabelecimento de forma a tornar a jornada de cada paciente mais agradável.

E no que isso implica? 

Prestar um atendimento próximo, personalizado e confortável, para que o paciente não se sinta um número e para que sua dificuldade seja sanada ou tratada da melhor forma.

Atendimento humanizado 

Você já ouviu falar em atendimento humanizado? É uma forma de melhorar a experiência do paciente, humanizando todas as etapas de interação.

Ou seja, do momento que ele chega e até sua saída — sem esquecer o tratamento pós-atendimento.

O paciente deve estar em primeiro lugar e ser tratado como prioridade, por isso que a personalização é tão importante.

Aqui, conta também a necessidade de contar com um time bem treinado, empático ao máximo, que saiba contornar as diferentes situações que acontecem em um hospital.

Espaço físico agradável 

Uma boa estrutura faz toda diferença na recepção clínica.

Trata-se de algo que vai além da estratégia, mas serve de base para que todo trabalho seja bem feito.

Além disso, um ambiente caprichado cativa os pacientes.

Aqui, falamos de várias questões, como a iluminação, a decoração interior, a limpeza, a acústica e toda circulação de ar.

Ouvir com atenção o paciente e os familiares

Outro ponto relevante, e que é crucial ao atendimento humanizado, é como os atendentes se portam ao conversar e ouvir os pacientes e sua família.

Deve-se entender que cada caso é delicado de sua própria maneira — por isso, é necessário ter atenção sempre, de modo que todas as pessoas se sintam acolhidas em momentos que, muitas vezes, são difíceis.

É algo que deve não apenas ser parte do treinamento de atendimento, mas parte do core da empresa. Um valor ético de seu estabelecimento.

Ainda em relação à comunicação próxima, não se pode ignorar os demais canais de atendimento, como os on-line.

Neles, também é necessário prudência e conhecimento para poder comunicar os detalhes dos procedimentos e causos.

Passar informações de forma clara

Ainda nesse campo, uma forma de melhorar a recepção clínica é repensar a forma de comunicar as informações aos pacientes e familiares.

É algo que depende não apenas do profissional, mas das ferramentas que ele possui à sua disposição para verificar as informações.

Com isso, você não apenas esclarece de forma mais assertiva as questões dos pacientes, mas também reduz o tempo de espera e de atendimento.

Software para gestão de clínicas: Como a recepção pode usar para melhorar a experiência na clínica

 

Como todo negócio de sucesso, não há avanço sem inovação. Nesse contexto, melhorar a recepção clínica começa por um investimento pontual, mas essencial: um software para gestão de clínicas.

Trata-se de uma ferramenta da saúde digital, que otimiza os processos e os torna mais eficientes, melhorando sua credibilidade, o nível de qualidade do atendimento e da gestão do negócio.

A ferramenta eleva o patamar da sua gestão, disponibilizando todos os recursos para oferecer um melhor atendimento aos pacientes.

E isso inclui tanto a organização de rotinas, bem como fornecer mais transparência e recursos para facilitar o controle financeiro.

Quais são as vantagens de investir em um software para gestão de clínicas médicas

 

Ao investir em um software para gestão de clínicas, é possível modernizar toda administração do negócio de uma vez — ou ao menos sua espinha dorsal.

No dia a dia, isso significa o que exatamente?

Bom, uma série de vantagens.

Para começar, a tecnologia tem papel fundamental na automatização de vários pequenos e importantes processos.

Além disso, a ferramenta centraliza as informações, de modo que o atendimento possa ser conduzido sem burocracias.

Quer saber outras vantagens? Explicamos as principais!

Organização 

O software serve como uma ampla base de dados, centralizando as informações dos pacientes, procedimentos, agendas individuais por médicos, agendamentos etc.

Esse é um fator crucial para o bom funcionamento da recepção clínica, pois reduz o tempo de espera e permite a agilização dos processos em sua origem.

Tudo isso já no primeiro contato.

O software pode ainda incluir uma facilidade, que é o acesso remoto às informações, dinamizando a execução de tarefas.

Aqui, vale também mencionar que a organização traz frutos que podem impactar o negócio, como a criação de relatórios que vão guiar seu planejamento estratégico.

Praticidade

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A tecnologia possibilita uma série de inovações no ambiente de trabalho, mas com certeza uma das principais delas é o ganho em praticidade.

Ao utilizar um sistema de gestão, você facilita o trabalho da sua equipe de atendimento: todos os recursos e ferramentas se encontram em um único lugar.

Assim, fica mais fácil prestar o melhor atendimento, visto que tudo está à mão e há poucos cliques de distância.

É um ganho incrível em praticidade que se reflete na agilidade e qualidade do serviço prestado. Ou seja, gera mais produtividade.

Um exemplo é a agenda eletrônica.

Com ela, é possível não apenas checar os horários de consultas, mas estabelecer uma comunicação com os médicos, definir envio de lembretes aos pacientes, analisar indicadores de atendimento (como as ausências, tempo de espera, entre outros).

Otimização de processos 

Com tudo isso, o estabelecimento de saúde pode aproveitar uma rotina administrativa totalmente otimizada.

O software dá a certeza de que as demandas serão encaminhadas para frente, de modo que tarefas simples e repetitivas são executadas de forma automática.

É como um braço direito para o negócio, que renova sua infraestrutura e se vê diante de uma realidade onde o foco ao paciente é a principal prioridade.

Qualidade

Por fim, isso tudo se reflete na qualidade do serviço prestado.

Rotinas organizadas, execuções ágeis e um atendimento humanizado aproximam sua instituição do paciente. É uma forma de agregar valor, mas também de fidelizar e aprender com os pacientes.

O software possibilita que seu estabelecimento de saúde transforme a recepção clínica, de modo a modernizar toda a operação.

Eleve Saúde 

O Eleve Saúde, desenvolvido pela TOTVS, a maior empresa de tecnologia do Brasil e por trás de soluções de gestão para todos os nichos de mercado, é a solução para a gestão do seu consultório ou clínica.

Trata-se de um sistema com interface simples e intuitiva, que permite um melhor atendimento aos pacientes, bem como facilita toda organização das rotinas médicas.

Com o Eleve Saúde, você pode aproveitar módulos para Gestão de Consultório ou Clínica, Receituário Digital e Prontuário Digital por Especialidade.

O sistema de gestão Eleve Saúde já possui mais de 25 anos no mercado e atende a clínicas e consultórios de mais de 50 especialidades médicas.

A tecnologia vai ajudar seu estabelecimento de saúde a se aproximar dos pacientes e proporcionar o melhor atendimento possível, com alta qualidade e eficácia nos tratamentos.

Quer conhecer mais? Visite a página do Eleve Saúde!

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Conclusão

Neste conteúdo, você leu mais sobre a necessidade de modernizar a recepção clínica do seu estabelecimento.

Trata-se de algo que vai muito além de integrar a tecnologia aos seus processos, mas envolve também proporcionar uma melhor experiência ao paciente.

Tudo isso ajuda em seu tratamento, bem como o fideliza na instituição e também aumenta a rentabilidade do negócio.

Para isso, no entanto, o uso de um sistema de gestão para clínicas é essencial — e o Eleve Saúde é a melhor opção!

Agora, que tal continuar aprendendo dicas para melhorar a gestão do seu negócio? Continue lendo o nosso blog!

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