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Atendimento médico online: 5 dicas para uma boa consulta

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 21 outubro, 2020

Com a liberação do emprego da telemedicina no Brasil, realizada pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial diante da pandemia de Covid-19, o atendimento médico online se tornou uma realidade para muitos pacientes e profissionais de saúde. Mesmo a distância, a dedicação deve ser a mesma para o oferecimento de cuidados de forma humanizada e prestativa.

Sendo assim, é preciso orientar-se a partir de algumas boas práticas para garantir a qualidade do atendimento. Um ponto de atenção é o de que muitos profissionais ainda não tinham contato com processos de teleconsulta.

Neste momento de adaptação, destacam-se os diversos benefícios da telemedicina, como acesso facilitado à saúde, redução de custos, atendimento rápido e seguro, comodidade e mobilidade, já que o paciente e o médico podem estar em qualquer lugar.

Confira, a seguir, as dicas que preparamos para o seu consultório ou clínica médica oferecer um bom atendimento médico online!

Boas práticas para o atendimento médico online

1. Esteja disponível pontualmente

Como indicamos antes, a comodidade é uma das vantagens da teleconsulta, e uma forma de tornar esta experiência mais cômoda e agradável para o paciente é ser pontual. Se puder, esteja disponível alguns minutos antes do horário agendado. Deste modo, é possível verificar a sua conexão e funcionamento adequado dos equipamentos que serão utilizados.

Atente-se também à bateria do dispositivo utilizado. Caso esteja acabando, conecte-a à tomada antes de a consulta online ter início. Ao entrar com antecedência, você também terá um tempo de ‘folga’ para avisar o paciente sobre qualquer imprevisto.

Considere também que a fila de espera é uma queixa recorrente de pacientes em consultórios e clínicas médicas, quando há uma consulta presencial agendada. Tendo isso em mente, imagine quão satisfeito um paciente ficará ao ver que, no horário combinado para a teleconsulta, o médico já está à sua espera.

2. Realize a consulta em um local profissional

Pontuamos que a consulta online pode ser realizada de qualquer lugar, certo? Isso não significa, contudo, que o local escolhido pelo médico não deva obedecer a determinados critérios.

Por isso, caso não esteja em seu consultório no momento do atendimento, assegure-se de estar em um espaço apropriado para a consulta. Ou seja, silencioso, onde não esteja sujeito a interrupções e, claro, que não permita que o atendimento seja ouvido por terceiros, uma vez que o sigilo médico deve ser resguardado.

Procure também manter o local onde realizará as consultas limpo e organizado. Estes são pontos que reforçam o seu profissionalismo.

3. Garanta que a sua câmera e microfone estejam funcionando perfeitamente

O primeiro ponto a ser destacado neste tópico é que uma boa webcam é essencial para oferecer um atendimento humanizado e eficiente em uma consulta online. Portanto, caso ainda não possua uma câmera do tipo, adquira uma de boa qualidade antes de começar a oferecer este tipo de atendimento.

Atente-se ainda à iluminação do local em que está, já que este fator está diretamente relacionado a uma boa qualidade de imagem. Privilegie locais iluminados naturalmente. Uma boa ideia é posicionar a sua mesa em frente a uma janela. Utilizar luminárias também é uma alternativa interessante caso não haja entrada de luz natural no espaço. Mas, evite ficar de costas para a luz, já que isso pode prejudicar a qualidade da imagem para o paciente.

Também é necessário contar com um fone de ouvido com microfone que funcione de forma eficaz, pois você deverá ouvir e ser ouvido com clareza e sem ruído. Além disso, utilizar fone de ouvido é uma forma de garantir a privacidade do paciente, caso você realize a consulta fora do consultório – em casa, por exemplo.

Utiliza o seu celular para realizar as consultas? Sem problemas. Neste caso, a dica é usar um tripé para apoiá-lo e garantir que a sua imagem esteja estabilizada ao longo da teleconsulta. 

4. Explique com antecedência ao paciente como o atendimento funcionará

O atendimento médico online é uma novidade tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Por isso, é preciso entender que a pessoa a quem você está atendendo também está em um processo de adaptação, com a consulta a distância.

Uma maneira de tornar a experiência dela mais satisfatória é enviar algumas instruções com antecedência, explicando como entrar na consulta e como será o atendimento. Deixe claro que, assim como o médico, ela também precisará contar com câmera e microfone, assim como com uma boa conexão à internet.

Deste modo, você garantirá que o paciente saiba o que esperar e também como se preparar.

5. Escolha uma plataforma de teleconsulta eficiente

Como você viu até aqui, o serviço clínico remoto traz mais praticidade para a rotina dos pacientes. É bom lembrar que representa um complemento ao formato de consulta tradicional, especialmente em momentos emergenciais, como o cenário de pandemia.

Desta forma, contar com um software médico que permita a personalização dos horários de atendimento por médico, a marcação de consultas com filtro de horários livres da agenda e o envio de SMS para confirmação ou cancelamento de consulta impacta significativamente na experiência do paciente.

O Eleve Saúde faz tudo isso pela sua clínica ou consultório médico e tem uma série de outros recursos, como prontuário eletrônico, prescrição digital e suporte à telemedicina, ponto cuja importância foi abordada ao longo deste artigo. Conheça!

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