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Atendimento humanizado: Como oferecer na área da saúde?

Equipe TOTVS | CONSULTÓRIO MÉDICO | 23 julho, 2021

Oferecer um atendimento humanizado significa que seu consultório ou clínica consegue dar atenção e ser empático com cada paciente, priorizando suas necessidades.

Acontece que, mesmo parecendo um detalhe tão particular do atendimento de saúde, esse é um objetivo difícil de ser atingido pelos estabelecimentos.

O atendimento humanizado depende de uma série de fatores.

É preciso que não apenas médicos e enfermeiros engajem na missão, mas que toda estrutura do consultório ou clínica favoreça o ambiente e forneça as ferramentas necessárias para oferecer um atendimento humanizado.

Assim, é possível estimular uma melhor experiência do paciente.

É nesse ponto que a tecnologia entra — um fator-chave para que uma instituição de saúde implemente boas práticas de atendimento humanizado.

Quer descobrir mais?

A gente te explica: dedicamos esse conteúdo inteiro para falar mais sobre o atendimento humanizado, sua importância, como funciona e como oferecer em seu consultório, clínica ou hospital!
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O que é atendimento humanizado?

Atendimento humanizado na saúde trata-se da capacidade do estabelecimento atender a seus pacientes focando em suas necessidades. Empatia, atenção e histórico do paciente entram em ação para proporcionar o melhor diagnóstico e tratamento.

Muitas vezes, a área da saúde é vista como burocrática e pragmática. Esse pode ser um reflexo do dia a dia da maioria das instituições de saúde.

No entanto, é também um reflexo da cultura desses locais.

O atendimento humanizado pode mudar isso, focando no relacionamento entre enfermeiros, médicos e demais profissionais com o paciente.

Qual o objetivo do atendimento humanizado?

atendimento humanizadoO objetivo de promover um atendimento humanizado em um consultório ou clínica é fortalecer a relação entre pacientes e médicos.

Desse modo, é possível promover interações com maior qualidade, de ponta a ponta — do momento que o paciente chega na instituição de saúde até o prosseguimento de seu tratamento.

O objetivo do atendimento humanizado é fazer o paciente (e seus familiares, claro) se sentirem ouvidos e importantes.

Busca-se estabelecer um canal de comunicação claro e transparente, de modo que nenhuma informação se perca ou deixe de ser informada.

E claro, por meio da tecnologia, busca-se somar o poder do processamento e integração dos dados na criação de prontuários interativos super completos.

Assim, eles não servem apenas como fichas, mas como uma documentação de apoio para simplificar o diagnóstico e guiar, com mais assertividade e eficiência, os tratamentos futuros.

A importância e o impacto do atendimento humanizado na área da saúde

Promover um atendimento humanizado pode impactar o consultório ou clínica de diversas formas.

É comum que a primeira coisa que alguém pense de benefício ao considerar o atendimento humanizado é a melhoria da relação dos médicos com seus pacientes.

Porém, os impactos vão além, atingindo também o setor administrativo da instituição. Como?

O atendimento humanizado estimula a empatia, a proximidade e a atenção aos problemas do paciente.

Com isso, é possível obter maior eficácia nos tratamentos. Afinal, uma relação mais aberta, sincera e frontal, melhora a troca de informações.

E não apenas entre médico e paciente, mas entre a equipe de cuidados, o paciente e seus familiares.

Assim, o atendimento humanizado contribui para um maior sucesso não apenas no tratamento, mas na prevenção de novos problemas.

Como deve ser o atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é, como qualquer mudança corporativa, um somatório de transformações no ambiente de trabalho.

Não se trata apenas de mindset, nem da integração de informações no ERP.

É um movimento cultural e tecnológico que deve abraçar e ser abraçado pela instituição de saúde.

Agora… Em quais pontos focar? Te explicamos abaixo!

Empatia

Empatia é o ato de se importar com a dor, as necessidades e as particularidades do próximo.

Muitas vezes, as relações hospitalares são pragmáticas e pouco atenciosas.

O atendimento humanizado tem como pilar justamente o contrário: promover a empatia, de modo que os profissionais ouçam o paciente e seus familiares.

Normalmente, sua presença na instituição de saúde está relacionada a um momento de vulnerabilidade.

É missão dos profissionais promover um ambiente que não o deixe ainda vulnerável e desconfortável, mas sim seguro.

Ética profissional

O sucesso dos tratamentos e da prevenção às doenças não está apenas ligada ao domínio técnico dos médicos sobre o assunto.

Mas também à sua ética profissional.

Ou seja, o atendimento humanizado estimula um comportamento menos engessado e mais pautado nos princípios éticos que norteiam a profissão.

Comunicação eficiente

Com o atendimento humanizado, a comunicação é uma das prioridades na relação médico-paciente e hospital-paciente.

É por isso que não apenas a cultura é influenciada de forma que os profissionais sejam mais comunicativos, abertos e transparentes, mas sua infraestrutura.

Ou seja: é essencial ter as informações na mão, atualizadas em tempo real, de modo a facilitar os diagnósticos e ações emergenciais.

Com um software que capacite o atendimento humanizado, é possível colocar o prontuário eletrônico atualizado na mão de cada profissional, que terá acesso a uma base completa de dados de cada paciente.

Infraestrutura adequada

E já que falamos de infraestrutura, ela também deve ser moderna o suficiente para suprir os gaps de comunicação e integração entre setores.

Um atendimento humanizado não é apenas questão de comunicação, mas de uma operação eficiente de todos os setores — desde o faturamento hospitalar até a sala de cirurgia.

Por isso, a utilização de tecnologias inovadoras é sempre bem-vinda.

Sistemas médicos, por exemplo, proporcionam a base para que uma gestão completa seja efetuada na instituição, facilitando o atendimento e o foco ao paciente.

Tratamento individualizado

No atendimento humanizado, o paciente sempre estará em primeiro lugar.

Por isso, o tratamento é individualizado. Ou seja, não há discursos decorados e diagnósticos padronizados.

Cada particularidade do paciente, dentro do possível, serve de base para um diagnóstico e tratamento realmente completo.

Respeito

Muitas vezes, o ambiente burocrático de uma instituição de saúde passa a impressão errada ao paciente — algo que o afasta não apenas do estabelecimento, mas do cuidado com sua saúde.

O atendimento humanizado inverte esse cenário: ele torna o ambiente mais respeitoso, já que o foco está no paciente e em suas necessidades.

Por isso, é essencial ouvi-lo, ser empático com suas particularidades e respeitoso com suas necessidades.

Quais são os benefícios de investir no atendimento humanizado? 

E quando você aplica o atendimento humanizado na instituição de saúde, quais benefícios esperar colher no curto, médio e longo prazo? Te mostramos alguns, veja só:

Satisfação do paciente 

Um atendimento mais próximo, individualizado e empático melhora a relação criada entre médico/equipe e pacientes, o que aumenta sua satisfação geral.

Contribui com a eficácia do tratamento 

Com informações atualizadas e uma comunicação eficiente com o paciente, é possível ter diagnósticos e criar planos de tratamento muito mais eficientes.

Engajamento da equipe 

Uma equipe com objetivo de promover o atendimento humanizado é muito mais engajada, participativa, comunicativa e preparada que outras que agem em silos.

Aumento da reputação  

Tudo isso contribui para uma melhor reputação da sua instituição de saúde.

No segmento, o boca a boca ainda possui um enorme peso em como a instituição é percebida e aceita na comunidade.

Uma clínica, consultório ou hospital humanizado tem mais chances de receber pacientes (especialmente os mais avessos às questões médicas), o que configura também uma oportunidade incrível de aumentar as receitas.

Como oferecer um atendimento humanizado?

Para oferecer o atendimento humanizado, a instituição de saúde deve estar pronta para mudar seus processos, treinar seu time e alterar toda uma cultura corporativa.

A transformação rumo ao atendimento humanizado possui vários passos, mas os principais são:

  • Reformular o modus-operandi de atendimento — do momento que o paciente entra na instituição até a relação externa;
  • Treinar profissionais de atendimento, estabelecendo uma cultura mais acolhedora e empática;
  • Alterar a linguagem utilizada nos atendimentos, de modo que nenhuma informação ou orientação passe em branco pelo não entendimento do paciente ou familiares;
  • Utilizar tecnologia para integrar setores, automatizar processos repetitivos e unificar a gestão, provendo recursos que auxiliem também na rotina operacional e nas necessidades médicas.

Como um software pode ajudar? 

Como pontuamos, a tecnologia tem papel fundamental na promoção do atendimento humanizado nas instituições de saúde.

Afinal, essa é também uma transformação digital no segmento da saúde.

Um sistema de gestão, por exemplo, facilita todo gerenciamento de processos administrativos, financeiros, contábeis e mesmo operacionais.

Com isso, você pode padronizar as operações, de modo a proporcionar maior conformidade às execuções e dar maior liberdade para que os seus funcionários foquem em um melhor atendimento.

Por que investir em um software para auxiliar no atendimento humanizado?

Agora, você já sabe que a tecnologia é um elemento fundamental por trás da sua estratégia de atendimento humanizado.

Mas vale mesmo a pena olhar para o mercado tecnológico e integrar outra solução à sua instituição?

Bom, se você busca melhorar o atendimento, o melhor que pode fazer é promover um ambiente otimizado que favoreça suas novas práticas, certo?

Um software que auxilia na gestão do negócio e capacita o atendimento humanizado é uma excelente maneira de proporcionar a base para essa transformação.

Confira alguns dos motivos para que você invista em uma solução do tipo e melhore a gestão e o atendimento da sua instituição.

Automatização 

Com recursos e funcionalidade de automação, a instituição pode eliminar várias tarefas repetitivas da rotina dos funcionários.

Com isso, a equipe pode focar na parte estratégica do negócio, em seus objetivos e, claro, no atendimento aos pacientes.

Otimização do tempo 

O sistema de gestão não apenas contribui para a integração de dados, mas também na otimização de tempo de vários profissionais.

Por exemplo: para o financeiro, fica muito mais simples realizar o faturamento hospitalar e conferir cada operação de maneira mais precisa.

Evitando prejuízos com glosas hospitalares, por exemplo.

Já para o pessoal de atendimento e para os médicos, o sistema pode fornecer recursos incríveis, como prescrição digital e prontuário eletrônico.

Praticidade e agilidade

Por fim, tudo isso leva a uma maior praticidade na realização das tarefas cotidianas, como agendamento de consultas, relacionamento com pacientes e fechamento de contas hospitalares.

Atendimento humanizado: Dúvidas frequentes

Agora, antes de encerrar esse conteúdo sobre atendimento humanizado, que tal conferir respostas objetivas para algumas das dúvidas frequentes sobre o assunto?

Recebemos algumas delas de clientes e leitores. Que tal continuar a leitura para conferir as respostas?

Onde o atendimento humanizado pode ser aplicado? 

O atendimento humanizado pode ser aplicado em todas as instituições de saúde, das menores clínicas aos maiores hospitais do Brasil. Cada vez mais, a estratégia está sendo implementada e trazendo ótimos resultados para os estabelecimentos de saúde.

Quais são os principais desafios para oferecer um atendimento humanizado?

Os principais desafios da implementação do atendimento humanizado estão relacionados à tecnologia da instituição de saúde. É preciso contar com um sistema de gestão que capacite todos os setores do negócio, integrando dados.

Como oferecer melhorias constantes no atendimento humanizado?

A melhor forma de promover melhorias constantes no atendimento humanizado é utilizando dados para analisar os resultados, o desempenho, os pontos fortes e fracos do seu negócio. Assim, servindo de base para insights valiosos.

Eleve Saúde

Você já conhece o Eleve Saúde? Falamos da melhor solução para facilitar a implementação do atendimento humanizado em sua instituição de saúde.

O Eleve Saúde é o melhor software médico para gestão de consultórios e clínicas.

Assim, facilita e torna mais eficiente o atendimento a mais de 50 especialidades médicas.

O Eleve Saúde possui interface simples e intuitiva e coloca sua clínica ou consultório em um novo patamar de atendimento.

Com a solução da Eleve, você organiza completamente as rotinas do consultório, com funcionalidades para gerenciamento administrativo e operacional.

Com poucos cliques, você acessa e edita o prontuário digital dos pacientes (por especialidades) e ainda tem acesso a um receituário digital que facilita e economiza as prescrições médicas.

O Eleve Saúde traz funcionalidades únicas para a sua instituição de saúde, capacitando sua infraestrutura para que o foco de cada atendimento seja o paciente e suas necessidades.

E então, que tal testar no seu hospital, clínica ou consultório? O Eleve Saúde é 100% online, confira!
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Conclusão 

Para qualquer instituição de saúde, partir pelo caminho do atendimento humanizado é a forma mais garantida de se manter competitiva em um mercado tão volátil.

O segmento da saúde é um setor ávido por inovações — porém, a tecnologia deve ser o meio para algo, que é o bem-estar e a saúde dos pacientes.

Seja para auxiliar em procedimentos médicos ou na administração da instituição de saúde, ela deve ser utilizada de forma a aprimorar o seu atendimento.

Uma comunicação mais próxima e uma cultura mais empática melhora não apenas o ambiente de trabalho, mas os resultados obtidos — sejam diagnósticos, tratamentos ou planos de prevenção.

E então, que tal encaminhar sua instituição de saúde para essa nova realidade e oferecer um atendimento mais humanizado para os pacientes?

Esperamos que esse conteúdo ajude você nessa missão!

E se quiser continuar aprendendo sobre esse e outros assuntos da gestão hospitalar, siga de olho em nosso blog!

Aliás, aproveite para conferir o artigo que preparamos sobre medicina integrativa.

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